fbpx

Extraindo lições de quatro casais da bíblia 

Extraindo lições de quatro casais da bíblia 

Neste texto vamos analisar quatro casais da Bíblia, retirando preciosas lições para nossas vidas. Este estudo pode ser uma ótima fonte para estudos e pregações para a rede de casais de sua igreja. Em cada uma dessas histórias podemos aprender uma lição diferente, mas, ao mesmo tempo, podemos traçar um grande aprendizado, englobando todas as vidas. Com essas análises, se você é um líder de casais cristãos, você pode decidir fazer um estudo para cada casal, ou uma única ministração, englobando todas as situações. Se você está realizando este estudo sozinho, reflita sobre cada um dos casais e aplique estes ensinamentos em sua vida familiar. 

Os quatro casais da bíblia que vamos analisar são do Antigo Testamento. Não há um motivo especial para isso, mas é interessante perceber que os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, e suas respectivas esposas, possuem histórias tão cheias de detalhes e ensinamentos para a vida do casal. O outro casal analisado é Boaz e Rute, um casal que passa desapercebido por muitos estudiosos, mas que nos traz uma das revelações mais importantes da bíblia, no que se refere ao amor grandioso do messias com os gentios. Com os outros três casais podemos ver como é importante crer nas promessas, confiar em Deus e entregar nossos passos aos Senhor 

Rute e Boaz 

Nosso primeiro casal da Bíblia a ser analisado será Boaz e Rute. A história de Rute ocorreu, aproximadamente, um século antes de Davi ser rei, no tempo dos juízes. O livro de Rute ensina sobre o perdão de Deus e redenção a partir de pessoas e lugares inesperados.  

A escritura narra a história de uma família que saiu de Belém para habitar na terra dos moabitas por causa de uma grande fome. Neste local, Noemi perde seu marido seus filhos, restando apenas suas noras. A situação era crítica, pois não se trata apenas da perda pessoal, mas de um possível final de vida de fome e miséria, como nos mais terríveis filmes, por exemplo. Vale destacar que, naquela época, uma viúva em terra estrangeira não tinha direito a nada. Muitas delas recorriam à prostituição para sobreviver. 

Noemi vai atrás de um parente de seu marido, homem influente chamado Boaz. Noemi e Rute, que era moabita, voltaram para Belém. Para entender bem a história, se você estiver preparando uma ministração para casais, recomendamos a leitura completa do livro de Rute. É uma leitura rápida. 

No capítulo três lemos o pedido desesperado de Rute pela proteção de Boaz. 

“Quem é você?”, perguntou ele. “Sou sua serva Rute”, disse ela. “Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador”. Rute 3:9 

Resumindo a história, Boaz redimiu Rute e a tomou por esposa. Rute, aliás, foi a bisavó do rei Davi. Vale destacar que o fato de Rute constar na genealogia de Jesus no faz entender que a salvação do Messias é para todos, gentios ou judeus. 

Com Boaz e Rute aprendemos que o perdão e a misericórdia devem ir muito além do que achamos justos. 

Muitas vezes, dentro do casamento, encontramos dificuldades em perdoar porque achamos que nós temos a razão e não devemos abrir mão disso. Rute e Boaz nos ensinam a ir além. Boaz tinha tudo para desprezar Rute, mas teve piedade. Marido e mulher devem andar em piedade e misericórdia dentro do casamento. 

Se você quiser realizar uma pregação para casais baseada na história de Rute e Boaz, você pode abordar os seguintes assuntos. 

Assim como Rute decidiu não deixar Naomi, não podemos deixar nosso cônjuge à própria sorte. Precisamos lutar juntos, no trabalho, na saúde, na criação de filhos e em todos os aspectos da vida, precisamos estar juntos. 

Dentro do casamento precisamos seguir instruções. Leia Rute 3:1 a 5. Nosso lar precisa ser um lugar seguro, para nossa própria felicidade. A orientação para Rute se perfumar e se vestir com as melhores roupas significa que precisamos fazer o melhor pelo nosso cônjuge. Com o passar do tempo deixamos isso de lado. 

Por fim, assim como Boaz teve piedade de Rute, devemos ter piedade no casamento, todos os dias. Lutar para que nosso cônjuge se sinta amado e querido. 

Abraão e Sara 

Abraão e Sara é, possivelmente, um dos casais da Bíblia mais conhecidos. Sua história pode ser traduzida por uma palavra: promessa. Após momentos de incerteza e tristeza, este casal aprendeu a confiar em Deus de forma sobrenatural. Para muitos, a história de Abraão e Sara é o reflexo de uma vida em busca de santidade e agir corretamente. Muitos aspectos podem ser aprendidos com a vida deste casal. Neste texto vamos ressaltar alguns detalhes que precisamos aprender para uma vida em casal cheia da presença de Deus. Vamos destacar cinco aprendizados da vida de Abraão e Sara. 

Em primeiro lugar, precisamos aprender a seguir ordens de Deus. Quando Abrão recebeu a ordem de deixar sua família, ele saiu de Harã. O casal precisa buscar a presença de Deus para ouvir suas ordens e seguir diligentemente. 

O segundo ponto importante é confiar nas promessas de Deus. Quando o Senhor disse que Abraão seria pai de multidão, Sarai não confiou, o que gerou contenda no casal. Os dois, marido e mulher, precisam estar sintonizados na mesma fé. 

A terceira etapa é justamente aprender a lidar com ponto de vista diferente, pois quando receberam a promessa, eles lidaram de forma diferente. No casamento, precisamos aprender a estar em sintonia. 

O quarto ponto é não fazer pactos de desconfiança. Sem confiar plenamente em Deus, Abraão e Sara decidiram que a serva Hagar seria mãe do filho de Abraão. Quando Deus nos faz uma promessa, precisamos confiar plenamente nele, sem precisar “dar um jeitinho”. O Senhor não precisa de nossa ajuda para realizar suas promessas. 

Por fim, o casal precisa trabalhar junto pela santidade no lar. Quando começamos a estudar a vida do filho deles, Isaque, lemos que Abraão não queria que Isaque se casasse com uma filha de cananeu, para não trazer tradições contrárias à sua fé. O casal precisa trabalhar junto para que seus filhos herdam a fé genuína em cristo. 

Isaque e Rebeca 

Com Isaque e Rebeca aprendemos muito sobre o relacionamento, não apenas entre casal, mas como pais. Nós levantamos três pontos importantes da vida de Isaque e Rebeca para este estudo sobre casais da Bíblia, que você pode usar como esboço para uma ministração para casais, caso você seja líder do departamento de casais cristãos de sua igreja. 

O primeiro aspecto é confiar no poder da oração. Isaque, ao procurar uma esposa, orou que se uma moça oferecesse água a ele e aos seus camelos, sem ele pedir, seria a mulher que ele havia ido buscar. Para compreender melhor, leia Gênesis 24. O pai de Isaque, Abraão, também orou para que seu filho encontrasse a pessoa certa. Assim, Isaque conheceu Rebeca. Este relato nos mostra como é importante orar pela pessoa certa, que será nosso cônjuge. Não adiantar basear nossa escolha em tantos fatores, se não formos motivados, em primeiro lugar, a crer que Deus tem o melhor para nós. Mais tarde, Gênesis 25:21, lemos que Isaque orou para que Rebeca fosse mãe, e Deus concedeu essa bênção. 

O segundo item deste estudo é que devemos manter o relacionamento “quente”, confiável, firme. Ao ler a história de Isaque e Rebeca, vemos, que cometeram alguns erros ao longo de sua jornada. Rebeca enganou Isaque para abençoar seu filho preferido, Jacó. O casal precisa pensar junto na criação dos filhos, na administração da casa. Em determinado ponto da história, Gênesis 26, Isaque chegou a mentir, dizendo que Rebeca era sua irmã, quando foram morar em uma terra estrangeira, assim como seu pai. Não podemos cometer o erro de deixar nossa paixão se esfriar. Assim como seu pai, Isaque tentou dar “uma força para Deus”. 

Por fim, devemos aprender a pensar por igual, na vida financeira, profissional ou familiar, precisamos estar em sintonia. Isaque e Rebeca tinham preferências em seus filhos, o que gerou conflitos entre eles (Isaque e Rebeca) e entre os filhos. Nossas desavenças podem gerar conflitos além do que podemos imaginar. Por isso, o casal precisa estar em sintonia em todos os aspectos familiares. 

Jacó e Raquel 

Por fim, entre os casais da Bíblia aqui estudados, vamos ressaltar Jacó e Raquel. Todos sabem o quanto Jacó se empenhou para casar com Raquel. Trabalhou sete anos, foi enganado, trabalhou mais sete, para conseguir casar-se com quem queria. 

Ao ler Gênesis 28:22 vemos que Jacó tinha compromisso com Deus e aceitou que daria o dízimo de tudo o que tivesse em uma jornada que precisava fazer para encontrar sua esposa. A primeira lição que tiramos de Jacó e Raquel é a fidelidade a Deus e sermos gratos por tudo o que recebemos. O casal precisa ter um coração grato a Deus, pelo emprego, pelo lar e também pelo próprio cônjuge. Passando anos vivendo juntos, muitos casais passam a enxergar apenas os defeitos. Devemos ter um coração grato a Deus. 

Talvez, o a primeira coisa que nos vem à cabeça, quando pensamos em Jacó é a persistência dele. Dentre as histórias de casais da Bíblia, a perseverança de Jacó para ficar com Raquel é a mais marcante. Se queremos nosso casamento firme, precisamos trabalhar, anos e mais anos. Jacó trabalhou 14 anos para ter sua esposa. Algumas vezes, precisamos pensar em trabalhar constantemente para manter nosso lar em pé, servindo, amando, perdoando, nos empenhando. 

Por fim, aprendemos sobre a misericórdia de Deus. Mais tarde, lemos que a vida entre Leia, primeira esposa de Jacó, Raquel e Jacó vira uma bagunça, em especial por causa dos filhos. Ainda assim, Deus teve misericórdia deles. Vale lembrar que de Jacó e Leia, nasceu Judá, que faz parte da genealogia do messias, Jesus. No fim das contas, apesar de tantos problemas, a piedade de Deus permanece. Algumas vezes, nós fazemos uma bagunça, não sabemos se estamos certos ou errados, se estamos fazendo algo errado ou se estamos no caminho certo, e não sabemos o que fazer. Devemos, como casal, entregar nossas vontades, medos e aflições a Deus. Quando os problemas surgem na família, devemos entregar a Deus a situação, abrir o coração e batalhar para que o resultado final seja de alegria, como Deus fez na história de Jacó e Raquel. 

Esperamos que essa relação de casais da Bíblia ajude você a desenvolver a harmonia, unidade e amor em seu lar. Se você deseja complementar as informações, ou sugerir estudos de outros casais da Bíblia, deixe seu comentário.  

Não deixe de ler outros tantos estudos interessantes como este em nosso site. Eis algumas sugestões: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *