fbpx

Estudo 1 Coríntios 13 – Estudo bíblico sobre os dons do Espírito Parte 2 

Estudo 1 Coríntios 13 – Estudo bíblico sobre os dons do Espírito Parte 2 

Vamos seguir nosso estudo de 1 Coríntios capítulo por capítulo, hoje vamos fazer o estudo bíblico do capítulo 13. Para muitos estudiosos da bíblia, 1 Coríntios 13 é uma síntese do que podemos aprender em toda a bíblia, é a leitura básica do cristianismo. Podemos considerar este trecho da bíblia como o principal ensinamento do cristianismo, o ensinamento pilar do cristianismo, pois neste capítulo Paulo escreve aos coríntios sobre a importância do amor.  

Quer entender melhor a Bíblia, com estudos detalhados e bem explicados? Então continue conosco, leia nossos estudos, deixe seu comentário e tire suas dúvidas. 

Estudo 1 Coríntios 13:1 a 8 

Podemos começar o estudo de 1 Coríntios 13 relembrando o que diz Provérbios 10:12 – O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões. Para muitos  cristãos, este trecho também revela o objetivo do Messias, cobrir as transgressões como o seu próprio amor.  

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. 1 Coríntios 13:1-3 

O termo usado por Paulo é “ágape”. Existem três palavras gregas que, tradcionalmente é traduzido para amor. Uma delas, é o termo “eros”, que originou, por exemplo, erotismo. Essa palavra tem um sentido de afeição por algo desejável, como o amor entre homem e mulher. Outro termo, inclusive usado na passagem de Jesus e Pedro, é “phileo”, que é o termo usado para designar um amor com sentido de amizade. Já o termo “ágape” é utilizado quando se quer dar uma conotação de amor perfeito, altruísta, que se sacrifica, sem exigir nada em troca. O amor de Cristo por nós, é assim, ágape, sem exigir nada em troca. Nosso amor por Cristo deve ser assim também. 

Continuando nosso estudo de 1 Coríntios 13, podemos ver que, Paulo fala das línguas dos anjos e homens. Paulo não está sendo literal, mas está mostrando de forma lúdica, como sempre, que não adianta fazermos coisas sobrenaturais por fazer, pois o amor, a demonstração do amor deve ser a maior qualidade do cristão. Se meus atos não são realizados por amor, mas por obrigação ou interesse, até mesmo ao cantarmos um louvor, nada disso não passará de barulhos aos ouvidos do Pai. Logo em seguida, Paulo cita o som dos címbalos e gongos. Aqui podemos encontrar uma interessante curiosidade bíblica, uma vez que Paulo está se referindo aos costumes pagãos de Corinto naquela época. O martírio e a filantropia, por exemplo, sem o amor real, não valem nada. 

Agora, leia com atenção o trecho abaixo, para seguirmos nosso estudo de 1 Coríntios 13. 

não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; 1 Coríntios 13:5-8 

Neste trecho, o apóstolo reforça que o amor não pode procurar seus próprios interesses e nem se comportar de forma indevida. Lembrando 1 Coríntios 5:2, os coríntios estavam se alegrando com a perversidade. 

Outro detalhe importante deste estudo de 1 Coríntios 13 é que Paulo ressalta que o amor não terá fim, ao contrário das profecias e dons, por exemplo. Vale lembrar, por exemplo, que a profecia foi um dom dado para a formação do Corpo de Cristo, como podemos ler em Efésios 2:20. 

Versículos 10 a 13 

Seguindo para a segunda parte de nosso estudo de 1 Coríntios 13, lemos: 

Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado. 1 Coríntios 13:10 

No versículo dez, de 1 Coríntios 13, Paulo menciona “quando vier o que é perfeito”. Aqui, Paulo está se referindo à vida eterna ao lado do Senhor. O apóstolo é claro ao dizer que as profecias, ciência e falar em línguas não serão úteis na eternidade, mas o amor é eterno. Alguns outros estudos de 1 Coríntios 13 apontam que este termo poderia significar à formação da Bíblia, do cânon, como se Paulo estivesse prevendo que outras cartas e livros seriam escritos para trazer mais revelação sobre o Senhor Jesus. Particularmente, acho improvável essa visão. Faz mais sentido, pelo contexto, interpretarmos o termo “vier o que é perfeito”, como uma referência ao retorno de Jesus. 

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:11-13 

Nesta parte final do estudo bíblico de 1 Coríntios 13, vamos analisar os versículos finais deste trecho. Paulo reforça que o tempo presente é imperfeito, até a volta de Cristo. No entanto, ele explica que existem diferentes níveis de crescimento em Jesus.  Logo após a formação da igreja, houve um período de maturidade. Neste período, a manifestação dos dons era intensa. Isso foi necessário para o fortalecimento da igreja e comprovação da Nova Aliança. 

A conclusão do estudo de 1 Coríntios 13 é muito importante para fundamentar nossa fé. Aqui lemos o trecho no qual Paulo explica que o amor é superior à fé e à esperança, pois os dons espirituais só têm valor nesta vida terrena. Posso dizer, neste estudo bíblico, que a fé acabará na eternidade, pois estaremos frente a frente com o Senhor (2 Coríntios 5:7), obviamente, estando na eternidade não precisaremos de esperança. O amor, no entanto, permanecerá. 

BAIXAR ESSE ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 13 EM PDF

Aprofunde seu estudo sobre os dons do Espírito 

Se você gosta de estudo bíblico sobre os dons do Espírito, então eu recomendo que adquira o livro O Poder do Espírito Santo, de Billy Graham. 

Porém, outro livro interessante é Chamado e os Dons do Espírito Santo, de Russel Ched, que ensina que Deus nos capacita para sua obra. 

A obra Dons Espirituais de Sam Storms, no entanto, também traz uma abordagem profunda sobre os nove dons do Espírito Santo. 

Para complementar seu estudo bíblico de 1 Coríntios 13, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *