fbpx

Devocional para jovens evangélicos sobre pressão dos amigos 

Devocional para jovens evangélicos sobre pressão dos amigos 

Para quem está iniciando a fase da adolescência, um novo desafio surge, a pressão dos amigos. Nesta devocional para jovens evangélicos vamos ver como podemos orientar nossos jovens sobre essa questão. Para a maioria dos adultos, basta usar o radicalismo e negar qualquer tipo de pedido dos amigos, no entanto, nos esquecemos que estamos lidando com pessoas que estão iniciando a fase adulta, seja adolescente, ou jovem de vinte e poucos anos. Nesta fase queremos firmar nossa identidade, mostrar nossa personalidade e mostrar às pessoas quem nós somos. Mesmo os cristãos mais experientes podem passar por um tipo de pressão que coloca seu caráter e até mesmo sua fé em jogo. 

O problema das amizades é que para nos encaixarmos em um grupo queremos nos comportar como tal. A partir da adolescência passamos escolher nossas roupas e queremos ficar parecidos com alguém a quem admiramos, um atleta, um cantor, um apresentador de televisão. Além disso, existem os grupos na escola, faculdade e trabalho a qual estamos inseridos. Se nossos amigos curtem rock, sair para o cinema, passear na praia, assinam canais de moda no Youtube, seguem alguém no Instagram, a tendência é adquirir estas mesas tendências. Em algum momento alguém faz uma tatuagem, começa a namorar ou “ficar”, começa a beber e a sair para as baladas. O jovem que não faz essas mesmas coisas é visto como crianças ou imaturos e passa a ser alvo das brincadeiras e de todo tipo de sarro. 

Vamos começar essa devocional para jovens evangélicos com trecho de Provérbios. 

Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites. Se disserem: Vem conosco a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo; Traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova; Acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos; Lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só bolsa! Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas; Porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue. Provérbios 1:10-16  

Devemos enxergar as consequências das atitudes daqueles que não seguem o padrão cristão. Sair para beber, curtir uma festa ou sair no final de semana não parecem trazer grandes consequências negativas. Se você é líder de jovens e adolescentes, pode levar esta palavra mencionando alguns exemplos que você conheça de pessoas que começaram a participar desses grupos e que, ao fim, acabou com grandes problemas. 

Não é fácil equilibrar uma aproximação com companheiros da faculdade ou trabalho, a dica é tentar separar amizade de coleguismo. Ser educado, conversar e até ir a um ou outro evento de confraternização faz parte, não há mal nisso, desde que possamos reconhecer nossos limites. 

Ninguém quer ser isolado, por isso, a pressão dos amigos é muito mais interna, nossa, do que propriamente dos demais. 



Identificando os outros 

Outro passo importante dessa devocional para jovens evangélicos é pensar em como identificamos as pessoas, para sabermos até que ponto nossa amizade pode ir. 

Não tenha inveja dos maus, nem procure ter amizade com eles. Eles só pensam em violências e, quando falam, é para ferir alguém. Provérbios 24:1 e 2 

Neste trecho lemos que as pessoas podem ser identificadas pelo o que falam. Piadas sujas, mentiras, criticismos e amargura nas palavras são um sinal claro que tal pessoa merece nosso cuidado. Merecem nosso amor, mas não necessariamente nossa amizade contínua. Pedro também nos traz uma boa orientação sobre este tema. 

Eles dizem coisas orgulhosas e loucas e com os seus desejos impuros e imorais enganam as pessoas que estão quase escapando daqueles que vivem no erro. Prometem liberdade a essas pessoas, mas eles mesmos são escravos de hábitos imorais. Pois cada pessoa é escrava daquilo que a domina. 2 Pedro 2:18 e 19. 

Aqui vemos uma orientação sobre pessoas que se recusam a reconhecer seus erros e insistem em praticar o que é mal. 

Amadurecimento 

O amadurecimento pessoal é o principal processo para resistir à pressão dos amigos, por isso, os mais velhos não sentem tanta essa pressão, pois já passaram por muitas experiências na vida e sabem que o que os outras falam, ou quando tiram sarro, não tem efeito ativo em suas vidas. Dificilmente uma pessoa com mais idade vai deixar de fazer algo que sabe que é bom porque alguém pode tirar sarro dele. O jovem precisa ser maduro para enxergar isso, o problema é que a maioria enxerga o agora, querem se enturmar agora, querem viver o agora e não encaram essa pressão dos amigos sabendo que isso terá um fim. Um dia a faculdade acaba, os amigos se mudam ou deixam de tirar sarro porque não têm mais graça.  

Demonstre amor 

Outro versículo interessante para levar aos jovens é: 

Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. 1 Timóteo 4:12 

Tirar sarro porque dá “dinheiro para o pastor” ou porque não acredita na evolução vai perder a força quando a pessoa se porta com firmeza e continua demonstrando sua fé com amor ao próximo e ações justas. Um passo importante do amadurecimento espiritual é demonstrar sempre amor ao próximo, tentar não ser reativo mesmo com aqueles que zombam de sua fé. Isso faz que a pessoa, com o tempo, respeite sua fé e seu posicionamento. 

Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; 

e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Efésios 5:8-11 

Escolhendo suas companhias 

Outro versículo chave para esta devocional para jovens evangélicos está no Novo Testamento.  

Não se deixem enganar: “as más companhias corrompem os bons costumes”. 1 Coríntios 15:33 

Mais uma vez Paulo nos orienta a selecionar nossas companhias. Muitas vezes, com o discurso de demonstrar amor ao próximo, queremos nos manter próximo daqueles que não seguem o cristianismo e possuem hábitos não saudáveis. Com o tempo, vamos nos esfriando e, como brasa fora da fogueira, o calor vai diminuindo e nossa fé vai se apagando. Deixamos de ser luz do mundo para ser mais um na multidão. 

Ao escrever a Timóteo, Paulo sempre ressalta a importante de Timóteo ser um exemplo de jovem a ser seguido. 

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2:22 

Com este versículo podemos terminar esta devocional para jovens evangélicos ressaltando como é importante fugir de nossas paixões, não só em relação a namoro, mas à paixão pela popularidade, por ser visto como um palhaço da turma, para ser visto com “não careta”, como uma pessoa inteligente que também não concorda com muitas passagens bíblicas. 

Esperamos que esta devocional para jovens evangélicos ajude você e os jovens de sua igreja a vencer a pressão dos amigos, da faculdade, da escola, do trabalho, do bairro, da vida. 

Leia também:

 
Compartilhe

Um comentário em “Devocional para jovens evangélicos sobre pressão dos amigos 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *