fbpx

Bem aventurados os que choram 

Bem aventurados os que choram 

Jesus nos ensinou que os que choram serão consolados, por isso disse “bem aventurados os que choram”. O sermão do monte, ministrado por Jesus, é um dos textos bíblicos mais estudados, pois apresenta uma conduta a ser vivida por aqueles que aceitam seguir o cristianismo. Claro que naquela época nem existia o termo “cristianismo”, mas Jesus ensinou o que devemos fazer para seguir uma vida justa conforme a vontade de Deus. Era uma doutrina que contrastava com os ensinamentos e rigor dos fariseus, principal segmento religioso de Israel naquela época. Podemos ler sobre o sermão a partir do capítulo cinco do livro de Mateus. Os primeiros dezesseis versículos, nos dá um pista sobre a vida no reino eterno. 

Em Mateus 5:4 podemos ler as palavras de Jesus “bem aventurados os que choram, porque serão consolados”. Para compreender a profundidade das palavras de Jesus, devemos entender a quem Jesus se dirigia. O texto nos diz que ali estava uma multidão. Sabemos que se trata de um sermão que ocorreu no início da pregação de Jesus, portanto, é bem provável que a multidão era formada por maioria de meros curiosos e não de discípulos convictos a seguirem Jesus pelos próximos anos. As palavras de Jesus no monte falam de diversos assuntos, mas as “bem-aventuranças” são fundamentais na vida cristã para entendermos no que acreditamos. 

Quando Jesus diz que bem aventurados os que choram, ele se referiam aos que choram por injustiças, sendo a maior delas a morte do próprio Jesus na cruz. Os que choram por amor a Deus e a seu filho Jesus Cristo terão seu choro consolado, ainda que não seja nesta vida, mas na eternidade certamente. 

O profeta Isaías já havia profetizado sobre o objetivo do Messias e seu reino e ministério de paz. Em Isaías 61:2 podemos ler que o profeta escreveu que o messias iria “consolar todos os que choram”. Isso nos dá um sinal de a fé em Cristo não é em vão e quando contemplarmos sua majestade na glória eterna entenderemos que todo choro já não terá motivo. Como lemos na continuação do texto de Isaías 61, o Eterno colocará sobre nós “coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito de angustiado…” no final do versículo três de Isaías 61 podemos ver que tudo isso tem um objetivo claro “a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória”. Por isso são bem aventurados os que choram, pois serão plantados para a glória eterna. 

Nesta vida, as lágrimas são inevitáveis 

É inevitável que todas as pessoas, cristãs ou não, tenham suas lágrimas derramadas durante nossa vida. As injustiças não cessarão, assim como as perseguições aos filhos da luz, assim como ao próprio Jesus, até que o dia do Eterno chegue para todos. Nossa esperança é crer que nossa fé produzirá eterna alegria. Não devemos acreditar apenas que nossa esperança se deve apenas a esta vida. Paulo escreveu em 1 Coríntios 15:19 – “Se a nossa esperança em Cristo limita-se a esta vida somos os mais infelizes de todos os homens”. 

Em João 16:20, quando Jesus fala de seu retorno, mais uma vez ele nos avisa que toda lágrima será enxugada. Em João 16:20 lemos “… mas a vossa tristeza se converterá em alegria”. 

Também lemos em Apocalipse 7:17 que “Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”. Neste caso João escrevia sobre a multidão de gentios que viu na eternidade. 

O agora e a eternidade 

Como podemos ver, ao longo da história, Deus nos promete enxugar nossas lágrimas para sempre. Na vida eterna não haverá choro e é nisso que devemos confiar e nisso é que devemos ter esperança, que realmente serão bem aventurados os que choram. 

Enquanto vivermos neste mundo, sofreremos injustiças e perseguições, pois o próprio mestre sofreu com isso e também chorou. Mas quando confiamos em uma vida eterna, podemos ter esperança que seremos consolados. 

Outro ensinamento importante que devemos guardar, para quando chegarem os dias de choro, é o de Romanos 8:18 “as aflições do tempo presente não são comparadas à glória que em nós há de ser revelada”. Este trecho, escrito por Paulo, nos ensina que quando olhamos para a eternidade temos esta esperança que as nossas lágrimas serão enxugadas para todo o sempre, de forma definitiva e que, além disso, viveremos com grande felicidade e abundância que jamais podemos imaginar neste mundo. 
Como lidar com as tristezas 

Evidente que quando o choro vem, é muito difícil encontrarmos palavras precisas para nos ajudar. Ficamos confusos, diversos pensamentos nos vêm à mente, não sabemos ao certo no que acreditar. Lembramos de palavras dos pais, de professores, de amigos, de pregadores, de passagens bíblicas e não sabemos lidar com esta mistura de emoções. 

A orientação que Cristo nos deixou foi de confiar, crer somente. Pois a fé é inestimável justamente por isso, por que não podemos explicar, não podemos comprovar, mas algo em nós nos dá forças para continuarmos agindo corretamente, mesmo em dias de choro. 

Bem aventurados os que choram porque serão consolados, significa que aqueles que perseverarem na fé, mesmo nos dias de angústia, terão uma eternidade de abundância e alegria que sequer podemos imaginar. 

Cabe a cada um de nós mantermos nossa fé e esperança. Quando as dores e angústias chegam em nossas vidas, cada um reage de um jeito, mas o sentimento de fé e esperança não podem morrer dentro de nós. 

Leia Também:

 
Compartilhe

Um comentário em “Bem aventurados os que choram 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *