fbpx

Bem aventurados os mansos de coração 

Bem aventurados os mansos de coração 

No começo de seu ministério Jesus apresentou um dos seus sermões mais conhecidos, o sermão da montanha.  Hoje vamos analisar a parte que ele diz que são bem aventurados os mansos de coração, pois herdarão a terra. Ali ele apresentou, entre tantos outros assuntos, quem são os bem aventurados, ou seja, como agirmos para demonstrarmos que somos reais obedientes à Palavra de Deus. Neste discurso de Jesus Cristo podemos encontrar orientações preciosas para o nosso cotidiano como cristãos. Aqui, Jesus não apresenta meios de encontrarmos a salvação, mas como podemos confiar em Deus em todas as situações. Como devemos manter nossas atitudes corretas mesmo quando nada parece nos favorecer. Quando temos fé na vida eterna, podemos crer que vale a pena nossos esforços para nos mantermos correto, ainda que as circunstâncias não sejam favoráveis. 

Podemos ler o início do sermão da montanha em Mateus 5, quando Jesus começa seu discurso sobre os bem aventurados. O texto se estende até o sétimo capítulo.  Quando ele fala sobre os bem aventurados, o assunto é tratado de forma categórica, como podemos ver ao ler Mateus 5:3 a 12. A terceira bem-aventurança apresentada por Jesus é relacionada aos mansos. Jesus diz “bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra”. Jesus nos ensina a ser manso porque ele mesmo foi manso; mesmo quando perseguido injustamente e sofreu injúrias, ele se manteve manso como um “cordeiro, que é levado ao matadouro” (Jeremias 11:19). 



O que é ser manso 

Ao contrário do que podemos imagina a priori, ser manso não tem nada a ver com ser fraco, pelo contrário, quando decidimos ser humilde, submisso e amável, estamos adotando um comportamento que exige força. Sem um olhar do ponto de vista do Criador, não é possível ser manso, pois só quando decidimos ser mansos, deixamos de ser exigentes e murmuradores. Abrimos mão de muitas coisas, desejos. Abrimos mão de nos colocar em primeiro lugar. Quando entendemos que as adversidades são autorizadas por Deus, agimos da melhor maneira possível, almejando sustentar nossa santidade, querendo ser um dos bem aventurados. Quando temos fé, e aceitamos que podemos superar as adversidades com ajuda do Senhor estamos nos tornando parte do discurso – bem aventurados os mansos. 

A mansidão é o que nos ajudará a manter uma relação interpessoal melhor. Podemos ser mais cordiais e tolerantes com os outros, mesmo aqueles que achamos tão diferente de nós. 

Muitas vezes temos dificuldades em sermos mansos porque não aceitamos o que Deus prepara para nós. Só quando deixamos de focar os benefícios e vontades pessoais é que nos tornamos aptos a herdar o que Deus tem preparado para nós. Podem ser coisas simples, como saúde, emprego, um teto, uma roupa para vestir ou um alimento, mesmo que não seja um banquete. Sabemos que um dia estaremos eternamente ao lado do Senhor, por isso, o que acontece neste mundo é passageiro e podemos aceitar isso com mansidão de coração. Os cristãos, em especial os mais novos, precisam compreender isso, para se tornarem mansos. 

A promessa de herdar a terra 

O Salmo 37 fala da prosperidade passageira dos ímpios. Jesus repetiu as palavras de Salmos 37:11 “os mansos herdarão a terra”. O salmista ainda conclui “… e se deleitarão na abundância de paz”. Aqui, Deus é bem claro quando ensina que nosso empenho em aceitar as condições adversas será recompensada de forma abundante. Apesar de não usar o termo “bem aventurados” o salmista já destaca a característica de um servo do Altíssimo. 

O profeta Isaías também ressalta a abundância da herança dos mansos. Em Isaías 29:19 lemos “Os mansos terão regozijo sobre regozijo”. Mais uma vez, o texto ressalta a abundância da recompensa dos mansos. 

Apesar de ser um ensinamento a todo cristão, queremos enfatizar que os jovens e adolescentes precisam aprender a exercer a mansidão desde cedo, por isso, achamos mais interessante colocar este estudo sobre bem aventurados os mansos na categoria de Jovens e Adolescentes. 

Voltando ao texto de Mateus, sobre os bem aventurados, podemos ver que em Mateus 11:29 Jesus voltou a citar a si mesmo como exemplo de mansidão, ao dizer “aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração”. 

Não é fácil ser manso 

É evidente que ser manso em situações adversas não é fácil, em especial quando “temos a razão”. Quando as outras pessoas estão erradas temos a tendência de querer fazer justiça com as próprias mãos achando que Deus não pode permitir que sofremos alguma injustiça, mas o próprio Jesus Cristo foi preso e crucificado injustamente, pelos nossos pecados, ainda assim se manteve manso e calado. Por isso são bem aventurados os mansos, pois exige domínio próprio e fé para suportarmos as dificuldades ao redor. 

Curiosamente, um dos requisitos para aceitarmos a Palavra de Deus em nossa vida é ser manso, como podemos ver em Tiago 1:21 “… acolhei com mansidão a palavra em vós implantada…”. 

Como podemos ver, para ser um dos bem aventurados temos que exercitar nossa mansidão e isso é indicado por toda a Bíblia. 

Quando decidimos seguir uma vida cristã devemos entender que precisamos mudar algumas coisas em nosso comportamento. Uma dessas coisas é a nossa agressividade e rebeldia. Devemos ser mansos para aceitar as provações deste mundo sem pecarmos contra Deus. A mudança de nossa personalidade não é fácil e não ocorre de um dia para o outro, é uma batalha que devemos travar diariamente. Todos os dias ao acordarmos precisamos decidir pela mansidão. 

Mantenha sua fé e creia que a mansidão lhe levará a um regozijo eterno, como vimos nas passagens mencionadas neste texto. Se você é líder do grupo de jovens e adolescentes de sua igreja, discuta com o grupo como podemos praticar todos os dias esse aprendizado sobre bem aventurados os mansos de coração. Pergunte o que eles entenderam do assunto, se eles já passaram por alguma situação que foram mansos. Dê um exemplo pessoal de um dia que você mesmo perdeu a paciência, isso faz que os jovens vejam que você não é um super herói. Eles também podem dar exemplos de algum dia que ficaram com raiva, como poderiam ter mudado de atitude. Fale de como você se arrependeu do dia que perdeu a paciência.  

Leia também:

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Bem aventurados os mansos de coração 

  1. muito bom esse material de vocês estou começando a trabalhar com jovens e estava me sentindo perdida….. muito obrigado Deus abençoe vocês.

     
  2. Amém! Agradeço esse precioso ensinamento. Sou católica e me senti abençoada ao ler e entender como por em prática as Palavras do Senhor Jesus!
    Deus o abençoe e a todos os que escolhem se manter fiéis à Palavra!
    Tereza

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *