fbpx

Bem aventurados os misericordiosos 

Bem aventurados os misericordiosos 

Hoje vamos analisar por que são bem aventurados os misericordiosos. Quando Jesus começou o sermão da montanha, Mateus 5, enumerou uma série de características dos bem aventurados. Uma lista que demonstra o caráter do cristão, mesmo quando as circunstâncias querem nos levar a agir de forma diferente, agir puramente de forma racional, emocional, não com a nossa fé. Os bem aventurados são aqueles que seguem os conselhos de Jesus Cristo. O sermão da montanha é um marco na história cristã. Ocorreu no início do testemunho de Jesus, impactando multidões, que passaram a segui-lo. Quando Jesus nos fala que alguém é bem aventurado, está nos ensinando que teremos nossa recompensa, ainda que não nesta vida, mas na eternidade, onde as promessas não têm fim. 

Esta mensagem é muito boa para discipular novos convertidos ou grupos de jovens e adolescentes. Quando falar sobre o sermão da montanha, você pode dividir a aula em mais de uma, para que todos os itens sejam bem estudados e analisados. Quando falar sobre Mateus 5:7, dê exemplos pessoais e momentos que você precisou de misericórdia. Ressalte sempre que são bem aventurados os misericordiosos pois receberão misericórdia também. 




Em Mateus 5:7, Jesus fala que são bem aventurados os misericordiosos, pois alcançarão a misericórdia. Neste trecho, o mestre nos ensina que devemos, em certas ocasiões, poupar de castigar alguém por misericórdia. Nós fomos perdoados de nossos pecados pela pura misericórdia de Deus, não há nada que possamos fazer para redimir nossos erros no mundo espiritual. Quando olhamos para nossos próprios pecados, vemos que não há como nos limparmos por nós mesmos, mas Deus teve misericórdia de nós e nos enviou seu filho, Jesus, para que, através da nossa fé nele, nossos pecados pudessem ser perdoados. Quando pensamos na misericórdia de Deus, pensamos que fomos poupados de um castigo, que realmente merecíamos. 

Quando não castigar alguém 

Ser misericordioso é não castigar alguém, mesmo que esta pessoa mereça. Devemos demonstrar bondade mesmo com pessoas que não merecem nossa bondade. Isso significa não julgarmos os erros dos outros, não olharmos para os outros com ar de superioridade, condenando os que não agem como nós. Quando somos misericordiosos com os outros, estamos refletindo o amor de Deus, como ele nos amou, assim devemos amar o próximo, somos, assim, cristãos praticantes.  Algumas vezes queremos fazer justiça com nossas próprias mãos, ou agir como todos os demais, condenando alguém ou agindo de forma vingativa, mas quando agimos assim, estamos agindo a crer somente na justiça desta vida, não na justiça divina. 

A misericórdia também se aplica em casos de pessoas que nada fizeram para receber um bem, um favor. A história de Mefibosete, 2 Samuel capítulos 4, 9, 16 e 19, é um belo exemplo de misericórdia. Mefibosete era um aleijado que nada tinha feito contra ou a favor do rei Davi, mesmo assim, o rei Davi chamou Mefibosete para participar da vida real, comer do melhor do reino, somente porque era filho de seu amigo Jonatas. Em Lucas 6:36, quando Jesus ensinava sobre o amor ao próximo, ele disse “sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai”. Esta verdade é algo que devemos lembrar sempre que desejarmos mal a alguém, ou fazer justiça ao nosso modo. Bem aventurados os misericordiosos porque nosso Pai nos retribui a misericórdia. 

Se queremos ser bem aventurados temos que agir com misericórdia com aqueles que, aos nossos olhos, não seriam merecedores. 

Exemplos de misericórdia 

Podemos demonstrar misericórdia ajudando famílias necessitadas. As famílias carentes são uma grande oportunidade para demonstrarmos nossa misericórdia, para demonstrarmos que somos bem aventurados. Também podemos fazer amizade com pessoas que são deixadas de lado pelos demais. Em nosso ciclo de amigos do trabalho, faculdade, escola e até na igreja podemos encontrar alguém que não faz parte dos padrões aceitáveis dos ciclos sociais, seja pela aparência, pela forma de se vestir ou por serem tímidos. Podemos nos aproximar dessas pessoas e demonstrar amor a estas vidas, ainda que os demais nos julguem “esquisitos ou estranhos”. Jesus é nosso maior exemplo de misericórdia, pois perdoou seus ofensores, por isso, deixou bem claro no início de seu ministério que são bem aventurados os misericordiosos.  

Outra forma de demonstrar misericórdia é ter paciência com alguém que nos irritou, magoou ou até prejudicou. Como a bíblia também nos ensina, amar quem nos ama é normal, devemos amar quem nos persegue.  

Se você está levando esta palavra sobre bem aventurados os misericordiosos para um estudo em grupo, dê exemplos pessoais de quando você foi misericordioso e de quando alguém teve misericórdia de você.  

Estes são alguns exemplos de atitudes que Deus espera de nós, pois foi dessa forma que o Criador demonstrou seu amor por nós, tendo misericórdia de nós, perdoando nossos pecados, mesmo sem merecermos. Quando Jesus Cristo veio a nós, ele sofreu na mãos de seus inimigos; foi espancado, zombado e assassinado, ainda assim os perdoou, “e dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes”, Lucas 23:34. 

Recebendo misericórdia 

Quando decidimos seguir uma vida cristã, entendemos que Jesus é o único que pode perdoar nossos pecados, pois seu sacrifício na cruz teve este objetivo. Ainda assim, trata-se de um ato de misericórdia, pois não existe uma forma “automática” de garantir a salvação, a não ser pela graça e misericórdia de Deus. Como Paulo escreve em Romanos 3, não há ninguém que possa justificar-se, seja por obras, seja por atos religiosos; dependemos exclusivamente da misericórdia de Deus, 

A parábola dos dois devedores, Mateus 18:23 a 35, também pode ser mencionada nesta reflexão sobre bem aventurados os misericordiosos. 

Leia também:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *