fbpx

Como falar sobre adoração infantil e como escolher os louvores 

Como falar sobre adoração infantil e como escolher os louvores 

Embora muitos professores se preparem para ministrar as aulas, poucas vezes estudamos sobre como fazer o momento da adoração infantil. Neste estudo, vamos ver como podemos ensinar sobre louvor no ministério infantil.  No decorrer do ano, muitas vezes, focamos tanto nos ensinos das aulas, que nos esquecemos que o momento da adoração infantil também é uma ótima oportunidade para ensinar às crianças. 

Trabalhando com crianças de diversas idades, fui percebendo que as músicas do momento do louvor causavam diferentes sentimentos nelas. Assim, aprendi que as músicas que empolgam as crianças de seis ou sete anos já não levam o mesmo entusiasmo às crianças de nove ou dez anos. Falando assim parece óbvio, mas na rotina das aulas, isso me passou desapercebido por anos. 

Como escolher as músicas do louvor infantil

Outro momento marcante da adoração infantil que vivenciei foi quando percebi que um grupo de meninos não queriam dançar uma música que estava tocando. Ao conversar com eles, eu perguntei por que não queriam mais dançar. Então, eles me responderam que era porque “essa música é de menina”. A partir deste dia, comecei a perceber que, de fato, algumas músicas têm mais cara de “menina”, enquanto outras tem mais jeito de “menino”. 

Dessa forma, não espere muita animação dos meninos, por exemplo, se você cantar “sou uma florzinha de Jesus”. Principalmente se a turma for de sete anos para cima. 

Estes são pequenos exemplos de como devemos tomar alguns cuidados na adoração infantil. 

O que falar sobre adoração infantil 

No momento do louvor, você deve ressaltar que este é o momento para demonstrarmos nossa gratidão a Deus. Nosso louvor precisa ser verdadeiro, não por obrigação.  

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.  João 4:23 

Então, devemos ser motivados a louvar a Deus em espírito e em verdade, ou seja, o louvor a Deus deve ser feito por gratidão. 

Este é um bom versículo para ensinarmos às crianças sobre adoração. Adorar em verdade significa que a Palavra de Deus deve ser uma verdade em nossas vidas. Se adoramos a Deus na igreja, mas, na escola, xingamos os outros, roubamos e fazemos outras coisas erradas, nossa adoração está sendo sem sentido. 

Se Jesus falou sobre os verdadeiros adoradores, podemos presumir que existem os falsos adoradores. 

E disse-me o Senhor: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam. Jeremias 14:14 

Paulo também fala sobre a religiosidade. 

Porque os que receberam a verdadeira circuncisão fomos nós, e não eles. Nós adoramos a Deus por meio do seu Espírito e nos alegramos na vida que temos em união com Cristo Jesus em vez de pormos a nossa confiança em cerimônias religiosas como a circuncisão. Filipenses 3:3   

Pessoas que adoram a Deus apenas como rotina de suas vidas não estão adorando em verdade. 

Versículos para o momento da adoração infantil 

No período da adoração infantil, você pode utilizar os seguintes versículos bíblicos: 

  • Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Tiago 5:13  
  • Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. Salmos 118:1  
  • Por isso glorificai ao Senhor no oriente, e nas ilhas do mar, ao nome do Senhor Deus de Israel. Isaías 24:15 
  • Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus. Salmos 50:23  
  • Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Salmos 100:1,2  
  • Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! SENHOR Deus meu, tu és magnificentíssimo; estás vestido de glória e de majestade. Salmos 104:1  
  • Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Salmos 150:2  
  • Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Efésios 1:6  

 BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE LOUVOR INFANTIL EM PDF

Complemente seu estudo 

Se você quer aprofundar seu estudo sobre adoração infantil e louvor, recomendo o livro “Adoração extravagante”, de Darlene Zschech. 

Outro material indispensável para quem trabalha no ministério infantil, é a Bíblia de Recursos para o Ministério Infantil. 

Um livro diferente, interessante para quem educa crianças, é “Você educa de acordo com o que você adora”. 

Complemente seu estudo sobre adoração infantil: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *