fbpx

Estudo sobre louvor e vida de oração

Estudo sobre louvor e vida de oração

Muitos motivos nos fazem desistir de uma vida de oração. Neste estudo sobre louvor, vamos analisar as situações que nos fazem sentir sem vontade de nos aproximar de Deus, atrapalhando não apenas o momento da oração, mas consequentemente nossa vida de louvor e adoração. Se não conseguimos orar, muito menos louvamos. Vamos ver como podemos identificar cada processo e fase em nossa vida, para superar as barreiras diárias que nos fazem desistir de louvar, adorar, buscar ao Senhor em nossas vidas. Desde pensamentos básicos, como “eu não sei orar”, até situações mais complexas, quando sabemos que precisamos orar, mas não sentimos ânimo para isso, são situações que precisamos identificar para encontrar formas de continuar nossa vida de oração. 

Por muitas situações podemos não sentir a menor vontade de louvar, adorar e manter nossa vida de oração. Podemos estar cansados de nossa rotina, podemos estar com “medo” ou achar desnecessário pedir a Deus nossos anseios, podemos achar que não sabemos usar as palavras corretas ou como fazer uma oração corretamente. Em alguns casos até consideramos, mesmo sem perceber, a oração como uma tarefa a ser cumprida dentro de determinados moldes, como: tenho que estar sozinho, preciso estar no meu quarto, precisa haver silêncio; e assim, nunca encontramos o “ambiente perfeito” para nossas orações. Seja qual for a razão, não podemos deixar que nossa vida de oração seja atrapalhada por situações que não atrapalham, ou pelo menos não deveriam, nosso modo de nos relacionar com o Eterno. 

Neste texto, vamos analisar três situações básicas que militam contra nossa vida de oração. 

Nosso pecados 

Tendo consciência de nossos próprios pecados, não é raro esfriar essa vida de adoração constante porque nos sentimos culpados e sentimos vergonha de buscar ao Senhor, mas é exatamente em momentos assim que devemos reagir e querer ainda mais buscar uma vida de oração e adoração. 

Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. 1 João 1:9 

Não deixe que o pecado seja um deserto separando você de nosso Criador. Jesus morreu na cruz, justamente para isso, para que pudéssemos manter nossa vida de comunhão com o Pai apesar de nossas falhas. 

Nossas tristezas 

Certamente, em dias tristes, nossa fé é abalada. Não entendemos porque passamos por situações adversas, como doenças, perda de um ente querido, desemprego, incidentes no lar e dificuldades financeiras são alguns exemplos de situações que abalam nossa fé, e nos faz questionar se Deus está mesmo conosco. 

Ele cuida de nós em todo tempo, em toda situação. 

Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. 1 Pedro 5:7 

Ao ler o contexto deste trecho (recomendamos que você leia desde o versículo 5 até o 11), vemos que Pedro nos dá uma série de orientações contra o desânimo e momentos de sofrimento, pois nosso Pai cuida de nós a todo momento. A tristeza não deve nos trazer abatimento a ponto de nos afastarmos de nossa comunhão com o Criador. 

Jesus nos ensinou que Deus tem prazer em nos dar presentes e atender nossas necessidades. 

Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada. E eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará. Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa. João 16:23 e 24 

Seu prazer é nos ouvir, por isso, nosso louvor e adoração não podem cessar de nossos lábios. Não importa nossa situação emocional. Precisamos entregar nosso coração contrito a ele. 

Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus. 2 Coríntios 1:4 

Nesta passagem, Paulo nos explica que passamos por muitas aflições justamente para podermos auxiliar outras pessoas a superarem situações semelhantes. 

Em nosso egoísmo e sensação de justiça própria, nós não compreendemos porque Deus “demora” tanto em algumas situações, mas devemos lembrar que existe uma batalha espiritual que tenta nos fazer desistir da fé. 

O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados. 2 Pedro 3:9 

Não deixe que as suas tristezas o impeçam de manter sua vida de oração e louvor a Deus. Tenha um coração grato e transformado para compreender a vontade de Cristo para cada situação. 

Falta de intimidade 

Muitas vezes, o que falta é justamente uma intimidade maior com o próprio Cristo, para compreendermos que não existe nada que nos impede de manter nossa vida de oração. Paulo estava encarcerado, sem participar de “cultos de oração”, sem acesso a livros ou “músicas gospel de oração”, mas ele tinha comunhão com o Senhor, por isso nada foi capaz de tirar seu louvor e sua adoração. Nosso louvor e nossa adoração devem fluir de nossos lábios com facilidade, seja no ônibus, no trabalho, no trânsito, na fila do banco. Não precisamos, necessariamente cantar, ou estar ouvindo louvores, mas podemos manter nossa mente cativa em Cristo. 

A busca por uma situação perfeita nos impede de manter uma rotina de comunhão com o Senhor, através de seu espírito Santo. Achamos Deus muito distante, não temos acesso a Ele de forma direta e isso enfraquece nossa fé. Gostaríamos de falar e ouvir imediatamente sua voz, sem intermediários. Esse senso de rapidez nos impede de manter uma rotina de conversa e intimidade com o Pai. Podemos, simplesmente conversar com Deus diariamente, enquanto lavamos a louça, arrumamos a casa ou quando estamos em uma atividade em família. 

Em Hebreus lemos um dos trechos bíblicos mais conhecidos. 

Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. Hebreus 11:6 

Precisamos apenas da fé, crer que Ele está conosco nessas situações rotineiras, para abrir nosso coração. Não precisamos estar no ambiente perfeito ou na igreja para sermos ouvidos por Ele. Paulo disse que Deus recompensa os que querem conhecê-lo melhor, portanto basta nossa fé para querer ter mais intimidade com Ele e, certamente, seremos recompensados com experiências e comunhão com seu Santo Espírito. 

Não deixe sua vida de oração e louvor ser atrapalhada por sentimentos de culpa, situações de tristeza ou pela busca do “ambiente de oração” perfeito, apenas arrisque-se em manter comunhão com o Pai o tempo todo, com humildade e fé, crendo que Ele está contigo. 

Se você deseja complementar sua leitura sobre vida de oração, leia também: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *