A história de Jonas infantil 

A história de Jonas infantil 

Neste resumo da história de Jonas infantil vamos aprender três pontos importantes para nossa vida com Deus. Este modelo pode ser usado para quem dá aula para crianças a partir de seis anos. Se a sua turma for mais nova que isso, você ainda pode dar aproveitar o resumo e selecionar um dos pontos para focar.  

Este modelo de aula foi desenvolvido para minha turma, juniores 1, de sete a nove anos. Por isso, se a sua turma for maior, você pode usar este resumo, e se aprofundar nos três pontos aqui discutidos. Agora, se a sua turma for mais nova, você pode focar apenas um ponto principal. 

Também quero dar uma sugestão de dinâmica. Então, avalie se esta dinâmica pode ser feita em sua sala. 

Dinâmica para a história de Jonas infantil 

Minha sugestão de dinâmica é que você leve o desenho, apenas o contorno, de uma árvore sem folhas. Além disso, você deve imprimir as folhas desta árvore, também apenas o contorno, conforme abaixo. 

Essa é a árvore dos cuidados. Peça às crianças que escrevam ações de bondade que devemos praticar em relação às outras pessoas. Você pode começar sugerindo algumas ações como: 

  • Elogiar alguém 
  • Receber alguém um aluno novo na escola 
  • Iniciar uma amizade com alguém que não tem amigos 
  • Ajudar a mãe a arrumar a casa 
  • Ajudar a professora a manter a sala em ordem 

Depois, essas folhas serão colocadas na árvore. 

Essa dinâmica para a história de Jonas pode ser aproveitada para outras aulas também, que ensinem sobre o amor ao próximo. 

Mostre às crianças que devemos nos importar com os outros. Jesus nos ensinou a amar o próximo, por isso, devemos nos importar com elas. Porém, muitas vezes, a gente não liga para os outros. 

Introdução 

Hoje vamos aprender uma história muito conhecida, que nos ajuda a entender como é importante nos importarmos com os outros, mas primeiro, vamos fazer uma brincadeira. Faça a dinâmica. 

Amar o próximo significa que devemos falar para elas sobre o amor de Jesus também. Muitas vezes, a gente não fala de Jesus para pessoas que julgamos que “não merecem”. Mas não podemos agir assim. Hoje vamos aprender a história de Jonas infantil, um homem que não queria falar sobre o arrependimento para os outros. 

Deus o chamou para pregar sobre arrependimento para os moradores de uma grande cidade chamada Nínive, mas ele decidiu não ir. Ele achava que aquelas pessoas eram más e não mereciam o perdão de Deus 

A história de Jonas 

Para este modelo de aula, estou usando versículos da versão da Nova Tradução na Linguagem de Hoje, que é a versão mais comum das bíblias das crianças, já que é a versão usada na Bíblia das Descobertas, que maioria das crianças da minha sala usam. 

Jonas se aprontou, mas fugiu do Senhor , indo na direção contrária. Ele desceu a Jope e ali encontrou um navio que estava de saída para a Espanha. Pagou a passagem e embarcou a fim de viajar com os marinheiros para a Espanha, para longe do Senhor. Jonas 1:3 

Então, quando o navio já estava em alto mar, um forte vento e uma tempestade começaram a balançar o navio, colocando todos em perigo. Todos os tripulantes começaram a clamar aos seus deuses para que a tempestade parasse, porém, nada mudava. 

Então, foram chamar Jonas. 

Os marinheiros ficaram com muito medo e gritavam por socorro, cada um ao seu deus. E, para que o navio ficasse mais leve, jogaram a carga no mar. Porém Jonas tinha descido ao porão e ali havia se deitado e caído num sono profundo. O capitão do navio o encontrou ali e disse: — Como é que você está aí dormindo? Levante-se e peça socorro ao seu deus. Pode ser que ele tenha pena de nós e não deixe a gente morrer. Jonas 1:5-6 

Depois, os marinheiros descobriram que a culpa daquela situação era de Jonas, então, o próprio Jonas falou que ele deveria ser jogado ao mar para que a tempestade parasse.  

Jonas no mar 

Porém, a princípio, os marinheiros insistiam em não jogara Jonas no mar. 

Em vez de fazerem isso, os marinheiros começaram a remar com toda a força, tentando levar o navio para a praia; porém não conseguiam nada porque a tempestade piorava ainda mais. Jonas 1:5-6,13 

Este versículo acima é importante para nosso resumo da aula de Jonas infantil, pois é um dos pontos abordados no final da aula, por isso, é bom que você leia este versículo, se suas crianças forem de sete anos para cima. 

Vendo que a tempestade não passava, resolveram, então, jogar Jonas no mar. Quando ele caiu no mar, logo uma baleia o engoliu. Assim, Jonas ficou três dias no ventre do peixe. 

Na barriga do peixe, Jonas se arrependeu e orou a Deus. Assim, o peixe o jogou na praia. 

Conclusão 

Depois que saiu da baleia, Jonas foi pregar o arrependimento às pessoas de Nínive. 

Jonas se aprontou e foi a Nínive, como o Senhor Deus havia ordenado. Nínive era tão grande, que uma pessoa levava três dias para atravessá-la a pé. Jonas entrou na cidade, andou um dia inteiro e então começou a anunciar: Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída! Jonas 3:3-4  

Aquelas pessoas pediram perdão de seus pecados e Deus os perdoou. 

Assim, aprendemos que devemos nos importar com os outros. Jonas não queria pregar em Nínive porque sabia que Deus perdoaria aquele povo, mas ele não achava justo. Nem sempre o que parece injusto para nós é injusto para Deus. Com essa história de Jonas infantil, aprendemos que devemos nos importar com os outros e sempre falar de Deus, quando surgirem as oportunidades. 

Pontos de aprendizado 

O ponto principal desta história de Jonas infantil é falar sobre obedecer a Deus. Os versículos destacados nesta aula vão nos ajudar a levantar três pontos de aprendizado nesta aula. 

Quando a gente foge de Deus, nossa vida só afunda 

Ao ler os versículos destacados, percebemos uma sequência do termo “desceu”. Primeiro, Jonas “desceu para Jope”, depois, desceu para o porão. Ele ainda desceu no mar e foi para o ventre do peixe. Tudo isso porque estava fugindo de Deus. 

Quando fugimos de Deus, nosso padrão de vida só cai.  

  • Nosso discernimento de certo e errado; 
  • Entendimento do que é pecado e não é; 
  • E assim por diante. 

Devemos nos importar com os outros, mostrando o que é pecado e o que não é. Quando a gente foge dessa responsabilidade, como Jonas, nossa vida só afunda. 

Não se apegue ao que é errado 

Depois, lemos que os marinheiros resistiram em jogar Jonas no mar, mesmo sabendo que deveria fazer isso. Muitas vezes, temos dificuldades de nos afastar do pecado, ou daquilo que pode nos levar ao erro. Alguns exemplos são: 

  • Músicas que não estão de acordo com a Palavra 
  • Alguns programas e canais do Youtube  
  • Manias e costumes que não são conforme a Bíblia 

Para falar do amor de Deus aos outros não podemos nos apegar ao pecado. 

Faça as coisas de Deus com animação 

Para que possamos ser obedientes a Deus, devemos fazer as coisas com animação e dedicação. No resumo da história de Jonas infantil, eu destaquei os versículos três e quatro de Jonas 3 porque mostra um contraste. Uma pessoa levava três dias para percorrer Nínive, mas Jonas pregou a palavra em um dia. Isso mostra como ele se empenhou no que deveria fazer. 

Continue estudando 

Espero que este modelo de aula sobre a história de Jonas infantil te ajude a elaborar uma boa aula sobre o assunto.  

Se você dá aulas no ministério infantil, ou tem filhos, e deseja aprimorar suas histórias, recomendo que adquira a Bíblia de Recursos para o Ministério Infantil da APEC

Para quem trabalho ou lidera o ministério infantil, recomendo o meu livro Ministério Infantil não é brincadeira. Aqui falo sobre assuntos como: 

  • Como elaborar aulas 
  • Como vencer a timidez 
  • Como criar material, mesmo sem habilidades manuais (como eu kkk) 

O livro está disponível no formato e-book para Kindle, também em capa comum na Amazon. Porém, para obter o menor preço, recomendo que compre diretamente na Editora Uiclap

Além disso, outra opção, para quem tem pressa, é comprar pelo Mercado Livre, onde o livro está disponível para envio imediato. 

Se você gostou desta história de Jonas infantil, recomendo que leia também outros modelos de aula, como: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *