fbpx

Davi é ungido rei

Davi é ungido rei

Nesta aula para a escola dominical vamos aprender sobre o dia em que Davi foi ungido rei de Israel, por Samuel. Podemos aprender muitas coisas práticas com esta aula. O que queremos reforçar aqui é como Deus não olha para os homens como nós olhamos, Ele não julga pelas aparências. Ele sonda o coração e conhece aqueles que nele confiam. Outro aprendizado importante é tomar cuidado com o pecado. Além disso, podemos ver como é importante estar agradando a Deus mesmo sem que os outros saibam, pois Davi agradou ao Pai mesmo quando não tinha ninguém por perto. Esta aula pode ser dada como uma continuação das histórias anteriores, ou pode ser o início de um novo ciclo, sobre a vida de Davi. 

Seguem aulas anteriores, sobre o reino de Israel. 

Também temos uma sequência de aulas sobre o profeta Samuel. 

Para introdução da aula “Davi é ungido rei”, sugiro duas brincadeiras. Uma é levar uma caixa de bombom e perguntar se as crianças querem o que tem ali, então, você abre e caixa e mostra que só tem coisas desnecessárias, como bugigangas, ou até mesmo alimentos que as crianças não gostem muito. Ao final da aula, você até pode distribuir algum doce. O importante dessa brincadeira é mostrar que, às vezes, o que está por dentro é bem diferente do que parece por fora. Outra atividade interessante é levar objetos para as crianças apalparem sem ver. Leve uma venda e alguns objetos. Pode até ser também alguns alimentos como kiwi, batata doce, pêssego ou beterraba. O objetivo aqui é mostrar como é difícil reconhecer algo que não vemos. Então imagine como é difícil conhecer as pessoas por dentro. 

Para baixar atividades sobre o Rei Davi CLIQUE AQUI

Introdução 

Saul foi o primeiro rei de Israel. Ele foi ungido pelo profeta Samuel, mas assim que começou seu reinado, ele já mostrou ser desobediente. Primeiro ele ofereceu um sacrifício, quando deveria esperar Samuel para fazer isso. Depois, ele foi para um combate, onde deveria destruir todos e não deixar ninguém vivo, mas ele seqüestrou o rei adversário e pegou alguns animais. Quando Samuel foi falar com ele, Saul deu a desculpa de que os animais eram para sacrificar a Deus. Samuel então explicou que é mais importante obedecer a Deus do que sacrificar, ou seja é melhor ser obediente do que cumprir rituais religiosos.  

Por causa da desobediência, constante, de Saul, Deus avisou o profeta Samuel que Ele iria escolher outra pessoa para continuar reinando em Israel. Deus falou que Samuel não deveria continuar com pena de Saul. 

A história 

O Senhor, então, mandou o profeta Samuel pegar o azeite de unção e levar até a casa de um homem chamado Jessé, na cidade de Belém. Mas Samuel ficou com medo e disse.  

– Se Saul ficar sabendo, vai querer me matar. 

Ele disse isso porque achou que Saul poderia ficar com raiva ao saber que Samuel estava escolhendo outro rei para Israel. Então, o Senhor mandou Samuel pegar um animal e levar para fazer sacrifício na casa de Jessé. Então, se alguém perguntasse o que Samuel iria fazer, ele responderia que estava indo levar o animal para oferta na casa de Jessé. Assim, Samuel foi até Belém. 

Chegando na casa de Jessé, o profeta Samuel pediu para ver os filhos de Jessé. Primeiro, Jessé, chamou o mais velho, Eliabe, que era alto e forte. Então, o profeta Samuel pensou: com certeza é este o próximo rei de Israel. Mas o próprio Senhor lhe avisou: Não é este, não se engane com a aparência. Em seguida, Jessé chamou os outros sete filho, mas Deus avisou o profeta que não era nenhum daqueles. Então, Samuel, confuso, perguntou para Jessé. 

– Você não tem nenhum outro filho? 

Jessé disse que ainda faltava o caçula, que estava tomando conta das ovelhas. Samuel mandou chamar Davi. Quando Davi chegou, o Senhor avisou a Samuel – é este. Então, Samuel ungiu Davi, e o espírito de Deus desceu sobre Davi. 

Depois que Davi foi ungido, ele continuou sua vida humilde. Depois de algum tempo, o rei Saul passou a ter problemas de saúde. Um espírito mau, que o Senhor permitiu, deixava Saul atormentado. Os próprios servos de Saul, um dia disseram para ele; 

– Vamos chamar alguém para te ajudar. Alguém que toque harpa (ou lira) e quando esta pessoa tocar, este espírito ruim vai te deixar. 

Saul gostou da idéia. Os homens foram atrás de alguém que tocasse harpa, e encontraram justamente Davi. Levaram Davi para o rei Saul. Toda vez que Saul ficava mal, Davi tocava e os espírito ia embora. 

Conclusão 

Daquele dia em diante, Davi conviveu com o rei Saul. Ele deve ter aprendido muitas coisas com o rei. Toda vez que Saul ficava atormentado, Davi tocava sua harpa. 

Aprendizado 

Podemos aprender duas coisas importantes com esta aula, em que Davi é ungido rei.. 

1- Não devemos ter pena do pecado 

Samuel tinha pena de Saul, mesmo após Saul ter cometido muitos erros. Não devemos nos apegar ao que é errado. Às vezes, queremos ver os vídeos no Youtube que nossos amigos assistem, mas que ensinam coisas erradas, ou queremos continuar ouvindo as músicas que nossos amigos ouvem, mas que falam besteiras e ensinam coisas erradas. Não importa o que os outros fazem, devemos abandonar o que está errado. Se alguns amigos nossos falam palavrão, ou acham normal mentir, devemos nos afastar deles. Temos que falar do amor de Deus por eles, mas não podemos deixar que eles sejam nossos melhores amigos. Devemos amá-los e orar por eles, mas não devemos fazer as coisas erradas que eles fazem. 

2- Deus não julga pelas aparências 

Isso é muito importante na aula “Davi é ungido rei”. Talvez, ninguém te dê muito valor. De repente, você não seja a criança mais bonita da escola, ou a que dança melhor, ou a melhor em matemática ou em português. Talvez, você não seja o melhor jogador de futebol da sua turma. Quem sabe, você é uma criança tímida, ou que não tem muitos amigos porque decidiu fazer apenas o que agrada a Deus e as outras crianças tiram sarro de você por isso? Não desanime, Deus conhece o seu coração. Quando Davi é ungido rei, ele não vira rei na hora. Ele continua humilde, fazendo o que pediam. Não importa se as pessoas reconhecem seus talentos ou não, ou se elas te elogiam, ou quantos seguidores você tem nas redes sociais. O importante é ser conhecido por Deus e fazer a sua vontade. 

Portanto, para agradar a Deus, lembre-se disso: primeiro, não tenha pena de abandonar o pecado; segundo, não importa o que as pessoas pensam de você, mas o que Deus sabe do seu coração. 

Para baixar atividades sobre o Rei Davi CLIQUE AQUI

Outras histórias parecidas com “Davi é ungido rei” podem trazer informações complementares. Em nosso site temos dezenas de outras aulas que podem te ajudar a complementar esta aula. Eis alguns exemplos: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *