fbpx

A verdadeira adoração

A verdadeira adoração

Um dos ensinamentos clássicos de Jesus sobre a verdadeira adoração está em João 4, quando ele conversa com a mulher samaritana. Ele explica que é necessário adorar a Deus em espírito e em verdade. Neste texto vamos ver alguns conceitos sobre louvor e adoração que podem ser levados para estudo para jovens, equipe de louvor, células ou para fazer uma devocional pessoal. Vamos ler alguns conceitos como “o que é louvar e por que devemos adorar a Deus”. Conhecendo esses princípios é possível nos dedicarmos para estudar como podemos render uma adoração verdadeira ao Criador de todas as coisas. 

Para definir louvor, podemos dizer que louvar é elogiar, enaltecer ou glorificar algo. O Senhor nos dá a oportunidade para que possamos fazer isso, pois fomos criados por Ele para louva-lo e glorifica-lo. Sua Palavra nos orienta a render uma verdadeira adoração a Ele, ou seja, sem interesses ou apenas como uma moeda de troca. Quando bendizemos seu nome, estamos louvando-o e adorando-o. Reconhecendo que Ele é grande, bondoso, maravilhoso, misericordioso, justo fiel etc. estamos louvando ao nosso Deus. Por isso, podemos dizer que louvar o Senhor é o mesmo que elogia-lo e dar a Ele toda glória. 

Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser! Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos! Salmos 103:1,2 

Alguns estudiosos definem adoração como forma de demonstrar respeito, amor, afeto, submissão e veneração. Tudo nasce pelo profundo amor a Deus, pois se você parar e pensar, é até possível admirar alguém sem, necessariamente, estarmos apaixonados por ela. Podemos admirar um atleta, músico e pessoas que são exemplares para nós, mas isso não significa que estamos apaixonados por elas. Quando estamos adorando a Deus, estamos tentando demonstrar nosso amor e respeito reconhecendo-o como figura central de nossa vida. A verdadeira adoração é uma consequência de nosso profundo amor ao nosso Deus. Portanto, podemos dizer que não há segredos para adorarmos a Deus, basta deixar fluir nosso amor por Ele. 

Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão. Salmos 34:1 

O que é Louvar 

Vamos voltar ao conceito de louvar. Basicamente é uma forma de expressarmos uma admiração, apreciação, a alguém ou algo. Mesmo quando elogiamos uma pessoa, estamos considerando seus feitos, sua forma de ser ou algo que ela fez, que reconhecemos ser importante. Por isso, elogiar alguém é importante, pois estamos ressaltando suas características positivas. Quando queremos render uma verdadeira adoração devemos começar pensando nas características de Deus que merecem elogios.  

O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão. Eu te bendirei enquanto viver, e em teu nome levantarei as minhas mãos. Salmos 63:3,4 

No salmo acima, lemos uma exaltação à bondade do Senhor. Uma atitude voluntária e sincera de reconhecimento aos feitos de Deus. Por ele ser o Senhor dos senhores e Rei dos reis, devemos render nosso louvor mais alto somente a Ele. Podemos, e devemos, elogiar, admirar e exaltar os bons feitos de alguém, mas não devemos nunca comparar ao próprio Senhor. 

Batam palmas, vocês, todos os povos; aclamem a Deus com cantos de alegria. Pois o Senhor Altíssimo é temível, é o grande Rei sobre toda a terra! Salmos 47:1,2 

Os feitos dele são inigualáveis. E mesmo quando pessoas realizam grandes feitos, precisam reconhecer que tudo é feito por meio do poder de Deus e para a glória do Senhor. É Ele quem faz maravilhas e tem poder para fazer o sobrenatural. 

Deus reina sobre as nações; Deus está assentado em seu santo trono. Os soberanos das nações se juntam ao povo do Deus de Abraão, pois os governantes da terra pertencem a Deus; ele é soberanamente exaltado. Salmos 47:8,9 

A verdadeira adoração deve ser feita por todos. Por isso, a Palavra diz que tudo o que tem fôlego devem louva-lo (Salmos 150:6). Louvar e adorar a Deus é uma forma de buscar sua presença e ter comunhão com o Soberano (Salmos 22:26). Em Salmos 148:1 a 14 também lemos que tudo o que existe deve louvar a Senhor. 

Louvar em todo tempo 

Como vimos, a verdadeira adoração é feita quando demonstramos nosso amor, de forma incondicional, ou seja, independente das circunstâncias. Não somente quando tudo está bem. 

Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18 

No episódio narrado em Atos 16, lemos que Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, mesmo estando presos. 

Não devemos condicionar nosso louvor apenas aos momentos alegres e felizes. Quando passamos pelas provações e dificuldades, devemos continuar adorando a Deus, continuamente, pois o verdadeiro amor é constante, não depende se as coisas vão bem ou mal. 

Como podemos adorar 

A Palavra nos mostra que podemos louvar a Deus de inúmeras formas. Basicamente, são três formas comum de louvar: com nossa boca, om as mãos e com o corpo. Ou seja, não há uma regra específica. Devemos nos render à vontade do Espírito Santo que nos ajuda a render a verdadeira adoração a Deus. 

Ao louvarmos com a boca, podemos fazer isso cantando (Salmos 9:2 a 11), louvando – expressando em palavras – (Salmos 103:1) e bradando (Salmos 47:1). Nestas passagens podemos ver que a cada momento, a cada situação podemos louvar a Deus de uma forma diferente. No Salmo 47, por exemplo, lemos sobre aplausos também. Independente das circunstâncias da vida, podemos adorar a Deus de uma maneira verdadeira e sincera. 

Através de palmas, levantando as mãos ou com instrumentos musicais, demonstramos nosso amor e admiração ao nosso Deus. Podemos ler em Salmos 63:3, Salmos 103:1 ou Salmos 150:3 a 5 sobre essa adoração com as mãos. 

Por fim, as expressões corporais também são demonstradas de diferentes formas nas escrituras. Em 2 Crônicas 20:5 e 6 lemos sobre adorar em pé. Em Salmos 95:6 lemos sobre uma adoração de joelhos. E em Salmos 9:2 lemos sobre danças para demonstrar amor a Deus. 

Como podemos ver, as diversas formas de louvar a Deus, demonstram que podemos render a verdadeira adoração seguindo a voz do Espírito, nos preocupando em sermos sinceros e verdadeiros no que estamos fazendo. Em casa, temos liberdade para ajoelharmos, deitarmos ou apenas render uma adoração espontânea. Na igreja, podemos bater palmas, levantar as mãos ou chorar, por exemplo. Quando estamos tristes louvamos de um jeito, quando estamos alegres de outro. O importante é que devemos ser simples e sinceros no que estamos fazendo. 

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. João 4:23 

Esperamos que este breve texto tenha te ajudado a encontrar passagens bíblicas sobre a verdadeira adoração. Medite nos versículos apresentados e ore, reconhecendo a grandeza e bondade do Senhor. Abra seu coração e lhe renda uma adoração simples e sincera.  

Para complementar seu estudo sobre a verdadeira adoração, leia também: 

Se você faz parte do grupo de louvor de sua igreja, sugerimos os seguintes textos: 

 
Compartilhe

Um comentário em “A verdadeira adoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *