fbpx

7 erros que você não pode cometer ao liderar o jovem cristão

7 erros que você não pode cometer ao liderar o jovem cristão

O anseio, a pressa e até mesmo a vontade de que tudo dê certo, sempre podem atrapalhar o andamento do trabalho desenvolvido com jovens cristãos. Neste texto elaboramos uma lista com alguns erros comuns cometidos por quem lidera o jovem cristão. A bíblia nos traz algumas orientações interessantes sobre liderança e execução da obra de Deus. Muitas vezes, lemos esses textos, mas eles passam desapercebidos porque não estamos com um olhar sensível ao que Deus nos ensina através da sua Palavra, em todas as áreas. Isso é comum, pois sempre lemos as Escrituras como uma história, contínua, e fica difícil fazer paralelos e encaixar ensinamentos afins, por isso é importante a leitura de livros e textos cristãos, juntamente com a bíblia. 

 

Se você é líder ou pai de um jovem cristão, você quer educá-lo da melhor maneira possível, conforme a Palavra de Deus, mas, algumas vezes, versículos isolados aliados à falta de um estudo profundo podem ser uma armadilha. Listamos esses erros comuns justamente para que você possa perceber que muitas vezes cometemos falhas por simples falta de atenção, ou sensibilidade. Enumeramos essas sete condições para que você estude, imprima e compartilhe com sua igreja. Leve em estudos de grupos, células ou divulgue em suas redes sociais. O trabalho com o jovem cristão precisa ser minucioso. Precisamos dedicar tempo, lendo, estudando e orando.  

1 – Excesso de zelo, sem conhecimento 

Por incrível que pareça o excesso de cuidado, zelo, sem o devido conhecimento pode ser uma armadilha. Sabia que a Bíblia nos ensina sobre isso? 

porque eu sou testemunha de que eles são muito dedicados a Deus. Mas a dedicação deles não está baseada no verdadeiro conhecimento, Romanos 10:2 

Ao ler o capítulo inteiro, você verá Paulo orientando sobre aceitar as pessoas como são. Paulo tinha grande interesse em reforçar a salvação pela fé e não pelas leis etc. Por isso, ele dá uma orientação sobre o verdadeiro conhecimento. Lendo Romanos 9 compreendemos que Paulo fala sobre o povo de Israel, que zelava por uma fé, mas não tinham o verdadeiro conhecimento sobre o assunto. 

O líder do jovem cristão precisa se dedicar ao conhecimento.  Estudar a bíblia, ler livros, ver pregações, ouvir louvores. Precisa estar preparado para responder perguntas, contextualizar seus ensinamentos, ter uma base de história, geografia. Precisa saber ler e interpretar bem. 

Um erro comum, entre líderes e até pastores, é escolher ajudantes de forma afoita, pessoas que não têm conhecimento profundo, apenas por afinidade, por simpatia ou até por querer forçar um entrosamento. Assim, acabam escolhendo pessoas despreparadas para diversas funções na igreja. Não caia no erro de ser zeloso, mas sem conhecimento 

2 – Não seguir conselhos de líderes mais velhos 

Ao ler 1 Reis 12, lemos sobre Roboão, que desprezou o conselho dos homens mais velhos, que haviam sido conselheiros de seu pai, para seguir os conselhos dos mais novos. 

Muitas vezes, com medo de ser “careta” e com vontade de “modernizar” a liderança, alguns líderes decidem fazer uma mudança radical no estilo da equipe e acabam desprezando os conselhos de pastores ou líderes mais antigos. 

Toda inovação e atualização é bemvinda, mas os conselhos dos mais velhos devem sempre ser ponderadas. 

3- Priorizar o trabalho ao invés da família 

Podemos resumir este tópico ao ensinamento sobre a escolha dos bispos, conforme 1 Timóteo 3. 

Deve ser um bom chefe da sua própria família e saber educar os seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo o respeito. Pois, se alguém não sabe governar a sua própria família, como poderá cuidar da Igreja de Deus? 1Timóteo 3:4-5 

Muitos líderes, sejam de casais ou de jovens cristãos, acabam errando ao deixarem a família de lado, com isso, seus filhos se tornam rebeldes, passam por problemas no casamento, e acabando “passando vergonha” porque deixaram o cuidado com a família de lado. 

Se você foi eleito para ser líder do jovem cristão de sua igreja, lembre-se de manter sua família como prioridade. O relacionamento com seus familiares vai ser um exemplo para o grupo. 

4 – Competição entre si 

Em algumas igrejas, quando o grupo de jovens possui mais de um líder, eles acabando gerando alguns conflitos entre si. Seja por ideologia, por ego ou por descuido mesmo. Sem perceber, algumas opiniões contrárias acabam “rachando” a equipe. O pior que um critica o outro para os jovens para passar a imagem de “mais legal” ou “mais correto”. Essas intrigas internas só minam o grupo, pois como Jesus ensinou, uma casa dividida não prospera. 

Alguns não competem com outro líder da igreja, mas com líderes e pregadores “famosos”. Querem imitar este ou aquele pregador, querem ser engraçados, descontraídos e acabam criando um personagem, que não se sustenta por si. Com o tempo, o jovem cristão percebe que o líder está copiando outra pessoa, e começa a achá-lo ridículo. Isso faz que o líder perca sua autoridade. Os jovens começam a criticá-lo entre si e as reuniões se tornam cansativas e desmotivantes. 

5- Metas irreais 

Outro problema erro comum, de quem lidera o jovem cristão, é criar metas e agendas que não serão cumpridas. Na empolgação de um novo desafio, novos líderes colocam metas de aumentar o grupo para um número X, de fazer ações, evangelismo, retiros e outras atividades que exigem preparo e dedicação além do que ele mesmo pode cumprir. 

A bíblia nos ensina a não prometer o que não podemos (Eclesiastes 5:5). Ao iniciar seu trabalho com os jovens cristãos, seja cauteloso. É melhor prometer pouco, assim, o que você fizer a mais será um acréscimo. Melhor do que prometer muito e não cumprir tudo. 

6 – Focar apenas uma área 

Todos nós temos um assunto, uma área que gostamos mais. Na igreja, alguns gostam mais do louvor, outros dos ensinamentos, outros do trabalho missionário, outros de buscarem o avivamento, outros de fazer evangelismo. Para liderar um grupo de jovens, tente equilibrar todas essas coisas. Assim, os próprios jovens vão descobrir talentos e dons, conforme sua personalidade e o que Deus tem preparado para eles. 

Uma dica importante é interagir com outras igrejas. Faça intercâmbios. Agende a visita de seu grupo ao culto de uma outra igreja e convite outras igrejas para visitarem a sua. Converse com seu pastor sobre essa possibilidade. Não se isole. Às vezes, com medo de perder o jovem cristão para outra igreja, perdemos o jovem para o mundo. 

7 – Não tem base sólida 

Para ser um líder forte, seja um cristão forte. Tenha base bíblica. Seja seguro o suficiente para admitir suas fraquezas. Quando não souber de algo, admita. Busque conhecimento, leia bastante, veja pregações e documentários para ter conteúdo ao conversar com o jovem cristão que busca informações adicionais sobre os estudos. 

Ao assumir a liderança da equipe de jovens, diminua seu tempo de futebol, redes sociais, novela ou alguns outros afazeres. Saiba administrar seu tempo para se dedicar ao seu trabalho (ganha pão), sua família, seu tempo (lazer) e sua equipe.  

Se você está assumindo o grupo de jovens em sua igreja, ou já tem experiência, deixe nos comentários outras sugestões e dicas de como podemos melhorar a liderança de nossos jovens. 

Se você lidera o jovem cristão em sua igreja, temos outros textos que podem te ajudar: 

 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “7 erros que você não pode cometer ao liderar o jovem cristão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *