fbpx

Os erros que um líder do ministério de casais não pode cometer 

Os erros que um líder do ministério de casais não pode cometer 

Ao assumir a liderança de um grupo, normalmente, somos tomados por muitas sensações, como medo, ansiedade, alegria e euforia. O líder do ministério de casais de uma igreja cristã precisa pensar em assuntos, temas, jantares, retiro e atividades fora da igreja. Não é fácil, mesmo porque, muitas vezes, há pouco tempo entre a indicação do líder e o início das atividades. Com este texto, queremos ajudar os líderes a perceberem que muitos erros que cometemos acontecem por pequena falta de atenção. Mesmo com boa vontade e empenho, algumas vezes caímos em erros que podem prejudicar todo o andamento do trabalho desenvolvido na igreja. 

Para este estudo para os líderes do ministério de casais, selecionamos sete personagens bíblicos que cometeram erros em áreas diferentes. Muitas vezes, quando lemos a bíblia, ou ouvimos falar de pessoas cristãs que cometeram alguma falha, pensamos “isso nunca vai acontecer comigo”. Vamos considerar este pensamento um erro “bônus” nesta lista. Precisamos estar atentos e ser humildes para saber que todos nós estamos sujeitos a cometer algum tipo de erro. Precisamos estar atentos, principalmente quando assumimos a liderança de um grupo e passamos a ser referência para tantas pessoas. O líder do ministério de casais não pode achar que está alheio aos problemas que lhe cercam. 

 

Josué 

Em primeiro lugar, vamos mencionar o líder guerreiro Josué, sempre muito lembrado por sua coragem é fé quando foi espionar Jericó. Por outro lado, ao lermos Josué 9, lemos sobre uma decisão que Josué tomou sem antes consultar o Senhor. Muitas vezes agimos assim também, tomamos uma decisão primeiro, para depois orar. Não devemos nunca perder o costume de orar, pedir direcionamento a Deus, para depois agirmos.  

Assim como Josué, muitas vezes o líder cai no erro de achar que já sabe tomar decisões por si. De fato, até sabemos, mas precisamos consultar a Deus para agirmos corretamente. Na história de Josué aprendemos que não podemos perder a humildade de sempre buscar orientação com nosso Deus. Com o passar do tempo, com a experiência, podemos cair no erro de começarmos a querer fazer tudo com nossa decisão, por nossa vontade. 

Se você é líder do ministério de casais de sua igreja, não deixe que a experiência faça que você coloque sua opinião antes da vontade de Deus. Mantenha sua oração, sua leitura e humildade de aceitar opiniões de outras pessoas. Ao planejar sua programação, iniciar uma reunião, planejar uma palestra, ore, peça orientação a Deus e esteja com o coração aberto para possíveis mudanças de planos. 

Adão 

Inúmeros estudos bíblicos sobre Adão tentam explicar a queda do homem, sua relação com Eva e os motivos que fizeram o homem cair. Não importa a linha teológica que siga, podemos ver claramente que Adão negligenciou sua convivência com a mulher. Para piorar, ainda tentou jogar a culpa em Eva. Aprendemos muito com os líderes bíblicos. Uma coisa que é possível perceber é que todos que negligenciaram sua casa, sua família, enfrentaram problemas. Adão, Davi, Eli ou Isaque, por exemplo. Adão não assumiu sua responsabilidade quando deveria, Davi cometeu adultério e trouxe divisão a sua família e Isaque tinha um filho favorito, causando uma grande trama familiar por causa deste tratamento diferenciado. 

Ao assumir a liderança do ministério de casais, não deixe sua família em segundo plano. Saiba se planejar, priorize seu tempo, mude sua rotina. Se você vai liderar um grupo na igreja, estude como você vai administrar seu tempo para assumir essa responsabilidade sem deixar sua família em segundo plano. Você vai ser referência para muitas pessoas. Você vai precisar, mais do que nunca, de tempo para o seu filho, para sua esposa, para os afazeres domésticos. Como você vai falar, por exemplo, de marido que ajuda em casa se você não tem tempo para isso? Não negligencie sua família. 

Davi 

Provavelmente, você pensou, “Davi adulterou”. Mas neste texto vamos apontar um outro erro que Davi cometeu. Pois é, adulterar não foi o único erro de Davi. Ao ler 1 Crônicas 21, vemos que o rei decidiu fazer um censo para contar o povo de Israel. No entanto, claramente, Joabe o advertiu para que não fizesse isso. No entanto, Davi não deu bola para Joabe e fez o que bem entendeu. O resultado, obviamente, foi desastroso. Aqui, aprendemos a não ser autoconfiantes, intolerantes, autoritários.  

Muitos líderes, quando assumem um posto, caem no erro de se acharem superiores. Em muitos casos, essa soberba não é imediata. Até chegar a este ponto, o rei Davi havia passado por inúmeras situações que demonstrou humildade, mas, depois de tantas vitórias, chegou um ponto que ele não quis saber de sugestões e orientações. 

Às vezes, com o passar do tempo, achamos que somos autosuficientes. Depois de tantas vitórias, achamos que fazemos melhor que os outros, que conseguimos fazer tudo bem feito. Ão negligencia a opinião dos outros. 

Moisés 

Ignorando a orientação de Deus, Moisés feriu a rocha quando deveria ter apenas falado, Números 20. Aqui temos uma situação bem delicada. Moisés estava decidido a seguir as ordens Deus, mas à sua própria maneira. Muitas vezes, agimos assim também, não só como líderes, mas como cristãos. Temos a vontade de fazer a vontade de Deus, mas queremos que as coisas sejam feitas de nossa maneira. 

O líder do ministério de casais precisa ser sensível para entender quando sua forma de pensar e agir está mesmo sendo coerente com a forma que Deus quer que ele aja. Ore, tenha intimidade com Deus e esteja com o coração aberto para não cair no erro de fazer o que não é para ser feito. Assim como aconteceu com Moisés, muitas vezes tomamos a decisão errada quando estamos insatisfeitos. Moisés estava insatisfeito com o a rebeldia do povo, mas isso não significava que deveria agir como agiu. Muitas vezes, nervoso, inconformado, com os outros, queremos agir como achamos melhores e acabamos falando ou fazendo o que não deveríamos. O líder do ministério de casais precisa ser paciente e equilibrado para agir sempre da forma que agrada a Deus. 

Tiago e João 

Mais uma vez, você deve ter sido pego de surpresa. João? Essa lista está certa? Mas quando lemos Marcos 10:37, podemos ver algo curioso acontecendo. Tiago e João pediram um lugar de prestígio no reino de Deus. 

Eles responderam: — Quando o senhor sentar-se no trono do seu Reino glorioso, deixe que um de nós se sente à sua direita, e o outro, à sua esquerda. Marcos 10:37  

Acostumados com os conceitos terrenos, Tiago e João pensaram em ficar próximo de Jesus no Reino de Deus. 

Muitos líderes gostam de sentarem em lugares de prestígio, passam a usar uma roupa diferenciada, querem privilégios no estacionamento, por exemplo. Não entendem que o nosso líder principal, Jesus, ensinou que não podemos exigir destaque, o “destaque” que os homens desejam é dado naturalmente por Deus, a quem Ele quer. Há quem faça questão de ser chamado de “bispo” ou “apóstolo”, por exemplo, e ainda usam o versículo Romanos 13:7 para exigirem honra, mas esquecem de Mateus 23:11 ou Marcos 9:35, quando Jesus disse que quem quer ser o primeiro deve servir e ser o último. 

Pedro 

Quando Pedro afirmou que nunca deixaria que Jesus sofresse, Mateus 16:22, logo foi repreendido por Jesus. Curiosamente, pouco antes, Pedro tinha sido elogiado por Jesus. Vale ressaltar que, observando as palavras de Pedro e a situação em si, Pedro até estava bem intencionado, mas falava por si. 

Muitas vezes até somos bem intencionados, mas cometemos o erro de achar que podemos ou sabemos mais que os outros. Queremos fazer nossos planos darem certo “custe o que custar”, queremos mostrar que somos “mais espirituais” e assim por diante. O líder do ministério de casais deve tomar cuidado para não deixar a soberba e a vaidade lhe subam ao coração. Não devemos nos achar que somos “mais” que os outros porque somos líderes, pregadores ou porque temos algum outro título, ou cargo, na igreja. 

Os discípulos 

Por fim, mais um lembrete contra a soberba. Momentos antes de sua morte, Jesus alertou seus discípulos sobre as dores iminentes, mas todos os discípulos se disseram prontos para sofrer com Jesus. Como podemos ler em Marcos, na verdade, todos eles fugiram. Então todos os discípulos abandonaram Jesus e fugiram (Marcos 14:50). 

Muitas vezes o líder acha que é capaz de tudo, pode fazer tudo, pode fazer melhor, pode corrigir tudo, pode mudar etc. Precisamos ter os pés no chão e entender que somos falhos. Todos os dias erramos e não podemos cometer um erro ainda maior achando que conseguiremos cumprir propostas grandiosas demais. Colocamos tudo como “promessa de Deus”, e depois nos frustramos. E, o que é pior, frustramos outras vidas. Portanto, não crie expectativas grandiosas e depois batize com “promessa de Deus” ou “Deus falou no meu coração”. O líder do ministério de casais não pode cometer o erro de confundir seus sonhos e expectativas com “promessas de Deus”. 

Esperamos que essas dicas para o líder do ministério de casais ajudem você a liderar seu grupo. Em nosso site temos muitos outros textos que podem te ajudar a liderar a equipe de casais. Leia também: 

 

 
Compartilhe

Um comentário em “Os erros que um líder do ministério de casais não pode cometer 

  1. Estou começando novamente como lideres da casais, é o segundo ano consecutivo como fazer algo deferente nas primeiras reunião . gostaria de ser orientada . obrigado

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *