fbpx

Estudo bíblico – 1 Coríntios 4

Estudo bíblico – 1 Coríntios 4

Neste estudo de 1 Coríntios 4 vamos ver mais alguns detalhes sobre o que Paulo fala à igreja que estava em Corinto. Aqui, o apóstolo mostra-se preocupado com o comportamento de certos cristãos e chega a ser direto em uma de suas orientações, embora não citando a pessoa pelo nome. Certamente, o cristão que deseja crescer na fé, precisa conhecer as cartas aos coríntios, e em 1 Coríntios 4 lemos algumas orientações importantes para que a igreja cresça sem deixar que costumes e manias mundanas se infiltrem na igreja. Este capítulo é um trecho, relativamente, curto, e com algumas “ironias”, de Paulo, ao chamar os coríntios de sábios e ricos, enquanto ele seria nécio e pobre. 

Como aprendemos até aqui neste estudo bíblico sobre a carta de 1 Coríntios, Paulo escreve para uma igreja que está passando por alguns problemas gerados por eles mesmos. Em 1 Coríntios 4, Paulo segue ressaltando o poder da pregação do evangelho, repreendendo a igreja de Corinto e termina com um ‘puxão de orelha’ como pai da fé daqueles cristãos.  

BAIXAR ESTE ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 4 EM PDF

Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. 1 Coríntios 4:1,2 

O termo “ministro” no primeiro versículo indica uma subordinação, mas não como servo. O termo original faz referência a uma peça de navio. Em seguida, o apóstolo menciona a fidelidade, indispensável para quem administrava grandes propriedades.  

Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor. Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor. 1 Coríntios 4:4,5 

Seguindo o estudo de 1 Coríntios 4, lemos no versículo quatro que Paulo afirma estar de consciência limpa e confiante no julgamento de Deus. 

No versículo cinco, Paulo faz uma referência aos ensinamentos de Jesus Cristo. Ao dizer “nada julgueis antes do tempo”, Paulo está enfatizando o que Jesus ensinou em Mateus 7:1. Depois, no mesmo versículo Paulo faz uma referência ao que Jesus disse aos seus discípulos logo depois de escolhe-los, Mateus 10:28, ao dizer “o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas”. No tribunal de Cristo, alguns estudos de 1 Coríntios 4, ressaltam que todo cristão receberá um “louvor”, um galardão, de Deus por ter dado bons frutos. 

E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro. Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? 1 Coríntios 4:6,7 

Em 1 Coríntios 4:6 Paulo explica que usou seu nome e o de Apolo como exemplo, para não mencionar os verdadeiros nomes, depois ele explica que o exemplo é para que vivam fielmente a palavra. 

Uma curiosidade bíblica do versículo sete é que Paulo usa o termo “tu”, no singular, ao dar seu sermão neste trecho. Segundo estudos bíblicos consultados, parece que ele está se referindo a uma pessoa específica, embora não cite a pessoa.  

Já estais fartos! já estais ricos! sem nós reinais! e quisera reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco! Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens. 1 Coríntios 4:8,9 

Na sequência, analisando o que Paulo escreve no versículo oito, parece indicar que os cristãos de Corinto acreditavam que os cristãos deveriam ser ricos, gozando de fartura na vida presente, mas Paulo admoesta que devemos passar por tribulações para reinarmos na volta do messias. Ele até usa o termo “tomara” como demonstrando um desejo que aqueles crentes realmente estivessem reinando em Cristo. Este trecho mostra a ironia do apóstolo, contrastando a exaltação dos coríntios e o sofrimento dos apóstolos. 

Outro ponto que quero explicar neste estudo de 1 Coríntios 4 é que o termo espetáculo, usado no versículo nove, é uma referência às competições entre gladiadores, ou mesmo um desfile triunfal de um general romano levando para a arena os soldados que capturara. Da mesma forma, os cristãos lutam na arena do mundo. 

E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos. 1 Coríntios 4:12,13 

Outra curiosidade bíblica pode ser lida em 1 Coríntios 4:12. Paulo menciona o trabalho porque o fato de trabalhar era valorizado pelos hebreus, mas desprezado pelos gregos. Neste trecho, Paulo ressalta o peso de seu trabalho manual, depois ressalta atitudes que o cristão deve ter, como ensinado pelo próprio Jesus, Mateus 5:11 e 12. Vale ressaltar para quem não sabe qual era a profissão de Paulo, que ele era fabricante de tendas, Atos 18:3.  

No versículo treze Paulo conclui seu raciocínio de que era visto como escória, pois o mundo, não cristãos, o via como lixo, mas isso fazia parte de sua conduta de sofrer calúnias e maus tratos por amor a Cristo.  

Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados. Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo. 1 Coríntios 4:14,15 

A partir do versículo catorze, Paulo adota uma postura quase de pai, pois podia considerar-se pai da fé dos de Corinto. No versículo 15, ele usa o termo tutor, que também é usado em Gálatas 3:24, normalmente traduzido por “aio”. Os coríntios tinham muitos instrutores, mas um único pai celestial.  

Que quereis? Irei ter convosco com vara ou com amor e espírito de mansidão?1 Coríntios 4:21 

Terminamos este estudo de 1 Coríntios 4 ressaltando como Paulo diz que disciplinaria aqueles cristãos, se necessário, como lemos no versículo 21. 

BAIXAR ESTE ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 4 EM PDF

Para complementar seu estudo bíblico de 1 Coríntios 4, recomendo que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *