fbpx

Estudo bíblico 1 Coríntios 3 

Estudo bíblico 1 Coríntios 3 

Vamos ver neste estudo bíblico de 1 Coríntios 3 como as divisões podem causar consequências desastrosas para a igreja e para o cristão, individualmente. Este trecho bíblico merece atenção especial, pois apesar de ser um capítulo, relativamente, curto, nos ensina muito sobre como trabalhar para que nos tornemos firme na fé. Aqui, lemos como Paulo quer deixar claro que a verdadeira sabedoria é buscar o conhecimento da Palavra. Os sábios são pegos em sua própria estultícia, como ele mesmo escreve. Vamos então, iniciar nossa análise dos versículos deste capítulo, que nos ensina muito sobre a cautela e a firmeza que o cristão precisa ter em sua vida de comunhão com Deus.  

Neste estudo bíblico sobre 1 Coríntios temos lido a importância que Paulo dá em separar o que é carnal do que é espiritual, pois, ao que tudo indica, a igreja de Corinto não era completamente espiritual. Embora seus membros fossem cristãos, não viviam submissos aos Espírito de Deus. Por outro lado, lemos que também não eram completamente carnais, como indica o versículo três e 1 Coríntios 2:14.  

BAIXAR O ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 3 EM PDF

E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. 1 Coríntios 3:1 

Começando o estudo bíblico de 1 Coríntios 3 pelo versículo primeiro, já lemos o termo “carnais”. O texto em grego utiliza a grafia – sarkinos – que remete a algo feito de carne, no sentido de demonstrar fragilidade, fraqueza. 

Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? 1 Coríntios 3:3,4 

Esta igreja era uma espécie de “igreja carnal”, uma igreja racionalista. Mas o principal ponto de conflito eram os ciúmes e contendas internas, como se não fossem salvos, como indica 1 Coríntios 3:3 e 4. Por isso, Paulo repete diversas vezes neste livro que não pode haver divisões entre “quem é de Paulo, Cefas (Pedro) ou Apolo”.  

Ainda no versículo três, o mesmo termo já nos traz o significado de obstinação. Paulo está dizendo que os irmãos carnais são fracos e imaturos, como crianças, sem desenvolvimento, sem a capacidade de aprender coisas mais profundas, o que os levavam às contendas. No versículo três, Paulo deixa ainda mais claro que aqueles irmãos eram indesculpáveis de tanta carnalidade, pois conheciam o evangelho há algum tempo, por isso, deveriam ter amadurecido. Segundo o apóstolo, não há quase diferença alguma entre aquela igreja e os homens que nem eram cristãos. 

Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. 1 Coríntios 3:6-8 

Nos versículos seis e sete, Paulo diz que “plantou” o evangelho porque ele levou o evangelho a novas regiões. “Apolo regou” é uma expressão para ressaltar que Apolo encorajava os novos cristãos com ensinamentos – Atos 18:24 a 28. Paulo termina esta simbologia destacando que é Deus quem dá o crescimento para deixar bem claro que é a graça de Deus que deve ser enaltecida, pois sem Deus, os ministros não são ninguém, nem Paulo, nem Pedro e nem Apolo.  

Logo em seguida, no versículo oito, Paulo faz uma relação deste ensinamento com Salmos 62:12. O trabalho deve ser em harmonia e não em competição.  

Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. 1 Coríntios 3:10-15 

No trecho entre os versículos 10 e 15, lemos sobre o tribunal de Cristo. As obras não têm relação com perder ou merecer a salvação e receber galardão é algo que só cabe aos cristãos. No versículo onze, ao dizer que Jesus é o fundamento, Paulo faz uma referência a Isaías 26:16.  Outro fator que quero destacar neste estudo bíblico de 1 Coríntios 3 é que, no versículo 12, lemos a comparação do ouro com algo duradouro e a madeira com algo que apodrece rápido. O julgamento de Deus é baseado na qualidade e não na quantidade.  

O galardão, mencionado em 1 Coríntios 3:14, também é chamado de coroa, em outras passagens, como 1 Tessalonicenses 2:19m Tiago 1:12, Apocalipse 2:10 e 2 Timóteo 4:8. Apesar de a salvação ser um dom gratuito, o galardão precisa ser conquistado, de acordo com a qualidade de nosso serviço. Por isso, em 1 Coríntios 3:15, ele fala da perda da recompensa, mas não da salvação. 

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos. 1 Coríntios 3:16-20 

Outro caso que vale destacar neste estudo bíblico de 1 Coríntios 3, é que o a igreja local é vista como o templo de Deus, habitado pelo Espírito, como lemos no versículo 16, como podemos comprar com 1 Coríntios 6:19. No versículo seguinte, Paulo esclarece que quando alguém contribui para a destruição de uma igreja local, esta pessoa será disciplinada com severidade.  

Nos versículos 18, 19 e 20, Paulo menciona, respectivamente: Provérbios 3:7, Jó 5:13 e Salmos 94:11. Paulo está mostrando que a sabedoria deste mundo não se compara à revelação divina. Uma curiosidade bíblica é que este trecho parece ressaltar o que ele escrevera no começo da carta – 1 Coríntio 1:20 a 25.  

BAIXAR O ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 3 EM PDF

Para complementar seu estudo de 1 Coríntios 3, leia também 

Outros estudos que você pode gostar: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *