fbpx

Estudo bíblico 1 Coríntios 2

Estudo bíblico 1 Coríntios 2

Vamos perceber, com este estudo bíblico de 1 Coríntios 2, que o apóstolo Paulo está com algum receio do que poderia acontecer com a igreja de Corinto. Levando em consideração o comportamento dos cristãos em Atenas e em Tessalônica, sua ansiedade era justificável. Apesar de ser um trecho curto, 1 Coríntios 2 traz ensinamentos muito atuais para a igreja moderna, que, muitas vezes, se preocupa muito em defender sua fé de forma racional e estruturada, e acaba se perdendo em suas próprias filosofias. O cristianismo e as próprias escrituras têm base suficiente para se sustentarem, não precisamos ficar recorrendo a explicações racionais, naturalistas ou humanistas sobre a nossa fé. 

Ao ler 1 Coríntios 2, você vai perceber que este trecho, apesar de pequeno, nos revela grandes valores cristãos ensinados por Paulo à igreja primitiva. O estudo bíblico sobre este capítulo é curto, mas muito interessante.  

BAIXAR ESTE ESTUDO BÍBLICO DE 1 CORÍNTIOS 2 EM PDF

O capítulo segue o raciocínio de Paulo e sua preocupação de mostrar que seus ensinamentos não eram baseados em sabedoria própria, mas pelo poder de Deus, através do Espírito Santo.  

E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. 1 Coríntios 2:3

Vamos destacar, neste estudo bíblico de 1 Coríntios 2, o versículo 3, que demonstra essa preocupação de Paulo com os coríntios. Com a experiência negativa dos atenienses e tessalonicenses, Paulo demonstra certo receio com esta igreja também. 

O apóstolo Paulo deixa claro que a nossa fé não precisa se apoiar em sabedoria humana, como os filósofos gregos, mas no poder de Deus. Quanto a isso, ele menciona que, no entanto, se necessário, Deus pode usar de sabedoria para converter as pessoas. Por isso, precisamos conhecer a fundo nossa fé, a história do cristianismo, recorrer a textos extra bíblicos para entender a cultura da época das Escrituras, para que esse argumento fortaleça a fé de algumas pessoas, que precisam disso. Não significa que seja essencial, mas é importante para que a sabedoria de Deus sobreponha a sabedoria humana, convencendo os “maduros”, ou seja, os experimentados. 

sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 1 Coríntios 2:9

Quero explicar, neste estudo bíblico de 1 Coríntios 2, que os poderosos, mencionados no versículo 8, é uma referência àqueles que crucificaram Jesus. 

Como era comum em suas cartas, Paulo chega a mencionar um trecho do Antigo Testamento para fazer um paralelo entre as promessas de Deus e Jesus Cristo para demonstrar ser este o messias judeu. No versículo nove, Paulo cita Isaías 64:4.  

Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14

A partir deste versículo até o final do capítulo, Paulo escreve que muitos rejeitam a salvação em Cristo porque acham isso loucura e sem sentido, como já havia sido profetizado há séculos. No versículo catorze podemos ler que Paulo usa o termo “o homem natural” para se dirigir às pessoas que se apoiam apenas na sabedoria humana e não busca os conhecimentos e a sabedoria que há em Deus das coisas espirituais. Esta pessoa não tem interesse e nem mesmo a sabedoria, que pensa ter, para entender os planos de Deus, pois os planos de Deus só podem ser aprendidos com o poder do Espírito Santo, pois, como Paulo descreve “essas coisas se discernem espiritualmente”.  

Entre os versículos 13 e 14, vemos Paulo explicando que coisas espirituais são reveladas aos que buscam e se preocupam com coisas espirituais. 

Uma curiosidade, que muitos estudos bíblicos de 1 Coríntios 2 mencionam, é que o termo “Homem natural”, é colocado como referência às pessoas não salvas. O mesmo termo é usado em Judas 19, embora algumas traduções usem o termo homens sensuais. Confira também Romanos 8:9. 

Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16

O capítulo termina com mais uma passagem do profeta Isaías – Isaías 40:13. 

BAIXAR ESTE ESTUDO BÍBLICO DE 1 CORÍNTIOS 2 EM PDF

Para complementar seu estudo bíblico de 1 Coríntios 2, recomendo que leia também: 

Outros estudos bíblicos interessantes são: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *