fbpx

Estudo bíblico de 1 Coríntios 1

Estudo bíblico de 1 Coríntios 1

A cidade de Corinto era um importante centro comercial e cultural nos dias de Paulo, na época da igreja primitiva. A cidade grega possuía uma cultura confusa, baseada na idolatria. Como lemos em Atos 18:1-17, Paulo encontrou uma igreja em Corinto e escreveu duas cartas para esta igreja, que são os livros bíblicos de 1 Coríntios e 2 Coríntios.  Neste estudo bíblico de 1 Coríntios 1 vou usar a versão Almeida Corrigida e Atualizada como fonte.

A primeira carta aos Coríntios destaca os problemas, conflitos e pressões que a igreja desta cidade enfrentava em uma sociedade pagã e rota mundial de comerciantes, uma das cidades mais importantes do mundo naquela época. Dentre os problemas mencionados por Paulo, podemos citar: processos legais, práticas duvidosas – discutíveis – divisões, imoralidade, dons espirituais e até confusão e abuso na Ceia do Senhor. Nesta carta, Paulo aconselha os cristãos de Corinto, passa normas de disciplinas e responde algumas perguntas feitas por eles.  

BAIXAR ESTE ESTUDO BÍBLICO DE 1 CORÍNTIOS 1 EM PDF

Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes. 1 Coríntios 1:1

Paulo começa a carta se autoproclamando apóstolo, pois muitos duvidavam de sua condição para pregar o evangelho. Ele repete este contestação em 1 Coríntios 9:1 e 2 e também em 1 Coríntios 15:9 e 10. Sóstenes era, provavelmente, o principal da sinagoga, o mesmo mencionado em Atos 18:17.  

à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 1 Coríntios 1:2

Paulo chama os coríntios de santificados, versículo dois, porque todos eles já haviam sido, inclusive, batizados, como lemos em 1 Coríntios 12:13. Os dons espirituais são capacidades que Deus nos dá. Em 1 Pedro 4:10 lemos que todo cristão tem, pelo menos, um destes dons. 

o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 1:8

Seguindo o estudo bíblico de 1 Coríntios, 1, em 1 Coríntios 1:8, vemos que aquela igreja acreditava que seria irrepreensível diante de Cristo, pelo fato de Deus ser fiel, como lemos na sequência. No versículo nove, Paulo cita Isaías 49:7. No versículo seguinte, Paulo inicia se discurso sobre unidade. Ele não diz que devemos concordar em tudo, todos os pontos, mas deseja uma compreensão básica da fé cristã. Paulo explica que opiniões divergentes não podem acabar com a comunhão da igreja primitiva. A igreja de Corinto precisava retornar à fraternidade em Cristo que tinham anos antes, mas isso não significava que havia deixado de ser irmãos em Cristo, por isso, Paulo insiste em chamá-los de irmãos. Essa divisão separou os irmãos aprovados, no entanto, Paulo reforça que é necessário acabar com esta mente facciosa. No decorrer da carta, lemos que a igreja tinha opiniões diversas sobre libertinagem, relacionamento entre homem e mulher na igreja, interpretação sobre o consumo de alimentos, dons de línguas e até mesmo sobre a ressurreição. Em Gálatas 5:20, Paulo deixa claro que as contendas são manifestas pela carne. 

Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo? 1 Coríntios 1:12,13

Uma curiosidade que quero destacar neste estudo bíblico de 1 Coríntios 1 é sobre as divisões desta igreja. Boa parte dos teólogos explica que os que seguiam Apolo eram os que buscavam uma palavra mais refinada. Já os que seguiam Pedro eram os mais tradicionais. Já o grupo que se dizia seguidor somente de Cristo, desprezava os outros grupos e se vangloriavam disso. 

Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo. 1 Coríntios 1:17

Seguindo o estudo bíblico de 1 Coríntios 1, lemos no versículo 17 que Paulo não considerava o batismo fundamental para a salvação. Além disso, ele alega não ser necessário eloquência para pregar. 

Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1:18-21

A partir do versículo 18, de 1 Coríntios 1, Paulo discursa sobre o poder da Palavra de Deus que deve ser superior ao raciocínio humano e costumes tradicionais. Ele diz “para os que se perdem” ao se referir às pessoas que rejeitam a fé em Deus e que não acreditam que a morte de Jesus na cruz pode nos levar à vida eterna.  Ele destaca a importância do conteúdo e não do método de pregação, no versículo 21. 

Na sequência, ao dizer “somos salvos” Paulo deixa claro que a salvação não é algo momentâneo. Trata-se de um processo contínuo. Paulo usa a expressão “sábios e instruídos” para se referir aos que se baseiam no conhecimento humano e sabedoria mundana para crerem somente no que podem ver.  

No versículo dezenove, Paulo cita Isaías 29:14. No vinte, Isaías 19:12, Isaías 44:25 e Jó 12:17. No vinte e um, Daniel 2:20.

Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; 1 Coríntios 1:22 e 23  

Nos versículos vinte e dois e vinte e três Paulo menciona o fato de judeus pedirem sinais e os gregos, sabedoria. Os judeus desejavam que Jesus libertasse o povo judeus de seus inimigos e estabelecesse um reinado em sua nação – Mateus 12:38. Para os judeus, o messias, uma bênção de Deus, não poderia ser crucificado. Já os gregos buscavam uma experiência com Deus através de sabedoria humana. O conceito de um Deus crucificado era loucura incompreensível para os gregos.  

Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; 1 Coríntios 1:26

No versículo vinte e seis Paulo ressalta o termo “segundo a carne” para ressaltar que Deus não chamou muitos sábios de acordo com os padrões humanos. Deus chamou pessoas consideradas tolas para a pregação da mensagem. Inclusive, de acordo com estudiosos, a própria igreja de Corinto não tinha muitos sábios. 

para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. 1 Coríntios 1:31

O capítulo termina com uma passagem de Jeremias 9:23 e 24.  

BAIXAR ESTE ESTUDO BÍBLICO DE 1 CORÍNTIOS 1 EM PDF

Para complementar seu estudo bíblico de 1 Coríntios 1:1, recomendamos que leia também: 

Em nosso site temos centenas de estudos bíblicos. Seguem algumas dicas: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *