fbpx

Como ser uma boa mãe, conforme a Bíblia

Como ser uma boa mãe, conforme a Bíblia

Para descobrir como ser uma boa mãe, precisarmos procurar referências que nos levam a esta reflexão. Hoje, vamos ver como a viúva de Sarepta foi uma mãe que salvou a vida de seu filho quando decidiu ouvir um profeta, alguém que tinha compromisso com o Criador. Normalmente, quando falamos em ser uma boa mãe, ou de exemplos bíblicos de mães, não nos lembramos da viúva de Sarepta, mas ela é uma mulher que não pode ser esquecida por nenhuma outra mãe. Ela passou fome, ao lado de seu filho, viu seu filho adoecer a ponto de morrer, mas foi confortada justamente com a ressurreição de seu pequeno, porque decidiu confiar em Deus. 

Para esta reflexão sobre como ser uma boa mãe, vamos usar como base o texto de 1 Reis 17:8 a 24. Para compreender a situação, vou resumir a história. O profeta Elias tinha falado ao rei Acabe que não choveria em Israel por três anos, até que ele mesmo profetizasse a chuva. Acabe era um rei maldoso, sofria fortes influencias de sua esposa, Jezabel, que era uma mulher ainda mais maldosa. Depois de falar com Acabe, Elias fugiu. Primeiro ficou um tempo escondido no deserto, depois, foi à casa de uma viúva que morava na cidade de Sarepta. Essa moça tem muito a nos ensinar sobre como ser uma boa mãe. Essa mãe estava passando fome, juntava alguns galhos para fazer fogo, para realizar sua última refeição com seu filho. Ela acreditava que depois daquela refeição, ela e seu filho morreriam de fome. 

O povo de Israel passava por um momento delicado, momento de fome e o maior profeta daquele povo foi levado a um lugar onde encontraria repouso. Ele não foi levado à segurança de um rei, nem a profetas maiores, para unir seus esforços, mas Elias foi levado a um lar, onde havia uma mãe. Deus sabia que naquele momento delicado, o que o profeta mais precisava não era de segurança, apesar de ser perseguido, ou de um abrigo junto a outros profetas. O que Elias precisava era do abrigo de uma mãe. 

BAIXE ESTE ESTUDO SOBRE COMO SER UMA BOA MÃE EM PDF

Dedicação 

A primeira coisa que podemos observar nesta moça é que ela estava apanhando lenha, ou seja, trabalhando para servir seu filho. A primeira característica que vemos aqui é a dedicação que ela tinha em servir seu filho. Ela sabia que não tinha muito a oferecer, mas ela sabia que seria o suficiente para, pelo menos, mais um dia de vida. Aquela mulher, uma viúva, tinha a tarefa de criar seu filho sozinha. Naquela época, as viúvas não tinham amparo, a não ser em raros casos, quando seus filhos já eram grandes, ou algum familiar resolvia “resgatá-la”, casando-se com ela. Assim elas conseguiam uma sobrevida. Caso contrário, a falta de amparo deixavam-nas em situação vulnerável. 

Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba. 1Reis 17:10 

Tudo o que aquela moça fazia era dar um pouco de esperança ao seu filho. Assim, uma boa mãe se dedica ao seu filho. Depois que um filho nasce, o papel da mãe dedicada é cuidar de seu sustento, de seu desenvolvimento. Quando um filho nasce, nasce também uma mãe, uma mulher com capacidade de dedicação que não conhecemos semelhante na natureza. A dedicação aos filho começa desde os primeiros dias, com vacina, pediatra, cuidados para amamentar e assim vai indo até que ele, o filho, tome sua independência. 

Se você quer saber como ser uma boa mãe, dedique-se. Tudo o que fizer, pense em seu filho. Será que as suas amizades, por exemplo, não influenciam negativamente seu filho? Quem sabe as músicas que você ouve ou os filmes que ele vê não saõ exemplos negativos? Quando você se torna mãe, você tem uma nova identidade. Quando você vai buscar seu filho na escola, por exemplo, você não é mais a Isabel, Ana ou Raquel, agora você a mãe do João, mãe do Samuel ou a mãe do José.  

Isso não quer dizer anular sua individualidade, mas aceitar e entender que a partir do momento que nasce seu filho, você precisa se dedicar aos cuidados de uma vida. Pode ser cansativo, muitas vezes frustrante, mas é um papel único na natureza, a dedicação e a piedade da mãe é que constrói um caráter. Abraham Lincoln declarou: “tudo o que sou, ou pretendo ser, devo a um anjo, minha mãe”. Platão também disse: “tenho pai, tenho irmãos, mas não tenho mãe. Quem não tem mãe não tem família”. Perceba a força de uma mãe dedicada. 

Acolhimento 

Outra característica perceptível nesta mãe de Serepta é sua capacidade de acolher. Percorrendo o texto, vemos que ela serviu ao profeta Elias de tal forma que ele ficou ali por algum tempo. 

E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 1Reis 17:15  

Uma característica de uma boa mãe é saber acolher, saber dar conforto àqueles que estão sob o mesmo teto. Não é possível imaginar em como ser uma boa mãe se você não tem o desejo de servir, de acolher, de dar carinho, oferecendo, em seu lar, um lugar onde a família queira estar. Não pense que é possível ser uma boa mãe e continuar saindo com as amigas com a mesma frequência que antes, sua vida social agora mudou. Você está construindo vidas de caráter, vidas que podem fazer muita diferença na sociedade, não siga o modelo de outras mães que criam seus filhos sem a devida dedicação. Não importa se o seu filho foi planejado ou não, agora você tem a oportunidade de moldar um ser humano para que seja um agente transformador, e para isso, você vai precisar se dedicar e acolher bem em seu lar. Seu filho vai precisar de comida, casa limpa, educação, saúde e muito mais coisas para que ele entenda que não existe lugar melhor para estar do que junto à mãe. 

Se nos dedicamos tanto para receber visitas, devemos nos empenhar também em acolher nossos filhos, a quem amamos incondicionalmente. 

 

Lendo a história até o fim, percebemos que em determinado ponto, as coisas saem do planejado. 

E, depois destas coisas, sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, da dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou.  1 Reis 17:17  

Apesar de sua dedicação e acolhimento, algo deu errado, seu filho morreu. Apesar do desastre, aquela mulher demonstrou mais uma característica indispensável para quem quer saber como ser uma boa mãe. Ela teve confiança em Deus, fé que Ele poderia transformar aquela situação. A viúva foi atrás do profeta e pediu uma explicação para o ocorrido. Elias clama a Deus e o filho ressuscita.  

Talvez, seus filhos já sejam grandes, talvez eles estejam caminhando por caminhos que você não gostaria. Esta é a hora de entender que nem tudo está sob o seu controle. Algumas situações exigem fé somente. Tudo o que uma mãe pode fazer tem limites, e quando este limite chega ao fim é hora de se apoiar na fé. 

Para concluir este estudo sobre como ser uma boa mãe, leia o texto bíblico de 1 Reis, capítulo 17, a partir do versículo 8, e repare na história desta mãe, que muito nos ensina sobre as virtudes da maternidade. 

BAIXE ESTE ESTUDO SOBRE COMO SER UMA BOA MÃE EM PDF

Para complementar seu estudo sobre como ser uma boa mãe, recomendo que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *