fbpx

Bases para a família cristã nos dias de hoje

Bases para a família cristã nos dias de hoje

Uma das perguntas sobre família cristã mais comuns na internet, pelas ferramentas de busca, é “o que é uma família”. Podemos encontrar na Bíblia inúmeros exemplos de famílias, seus aspectos negativos e positivos e, a partir daí, tentar definir o que uma família cristã do Século XXI pode aprender com essas famílias. Neste estudo, vamos ver como aplicar três rotinas em nossa família, para que todos possam se desenvolver em todos os aspectos, saúde, espiritual e emocional, por exemplo. Levantamos alguns pilares que são fundamentais na vida de todo ser humano; e dentro da família esses pilares não podem ser abandonados. 

Leia também estes versículos sobre alegria no Senhor, ou este texto sobre egoísmo.

Quando falamos em famílias, podemos lembrar de inúmeras famílias do novo e antigo testamento. Famílias que nos servem de exemplos positivos, famílias que nos servem de exemplos negativos. No entanto, quando tomamos por exemplo a própria trindade, podemos entender que existe uma direção, um guia sobre o funcionamento da família cristã. Podemos entender que a trindade é a formação de três “pessoas” agindo em conformidade em tudo. Pai, Filho e Espírito Santo agem juntos perfeitamente, em tudo o que fazem. Quando aprendemos sobre o funcionamento da trindade, podemos aprender muitas  coisas sobre a família cristã, como ela deve funcionar. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE FAMÍLIA CRISTÃ EM PDF

 

Pertencimento 

Obviamente, a primeira coisa que nos destaca sobre a trindade é seu “funcionamento” com todos agindo em harmonia, um em favor do outro. O Pai enviou o Filho, que enviou o Espírito Santo. O Espírito Santo revela o Filho, que revela o Pai. E assim por diante. Um não deseja ser melhor que o outro, um não deseja ser o principal, não há egoísmo, empoderamento ou rejeição. Eles trabalham sabendo que a ação de “um” beneficia “todos”. A trindade é a melhor forma de percebermos a importância de trabalhar em unidade, em ser unidade. 

A família cristã precisa ter este ambiente de aconchego, de pertencimento. Todos precisam se sentir bem-vindos em casa. Marido e mulher precisam se sentir à vontade e não como visitantes, que precisam cumprir regras desnecessárias. Os pais (pai e mãe) precisam oferecer aos filhos um lugar aconchegante, onde eles gostem de estar. Assim como marido e mulher precisam se esforçar para oferecer ao cônjuge este ambiente onde todos lutam pelos mesmos objetivos, combatem os mesmos pecados e adversários. A família cristã precisa ser um “lugar de pertencimento”, onde todos têm voz, podem dar palpites e participar das tarefas. Precisamos deixar de lado nossa agenda pessoal para criar uma agenda familiar. 

Envolvimento 

Outra base para a família cristã, que podemos destacar, é o envolvimento, com a sociedade e com a igreja. A família cristã precisa estar unida em seus objetivos e com uma agenda onde todos participem. Além de suas tarefas individuais, é importante que todos participem de uma agenda coletiva, tenham objetivos sociais de abençoar. Participar de eventos da igreja, por exemplo. Se o pai vai participar de um culto, ou congresso, de homens, por exemplo, sus esposa e seus filhos que ficaram em casa devem demonstrar interesse pelo evento, ajudar a criar uma rotina para que o pai possa participar do culto com alegria. Assim como a mãe também deve ter essa autonomia para participar de cultos e congresso de mulheres, por exemplo. A família precisa se ajudar para que todos se envolvam com as atividades da igreja. 

No entanto, o que observamos é que muitas famílias cristãs preferem resumir a agenda da igreja aos cultos de domingo. Assim, ninguém participa de nada, ninguém se envolve com nada, não existe empenho, não existe luta, não há persistência. É muito mais fácil observar de tudo, como espectador, do que se envolver, lidar com pessoas, se decepcionar, ver vidas precisando de ajuda, de tempo, de uma visita. Quanto menos nos envolvemos, menos nos responsabilizamos. 

O que vemos na trindade é o Filho se sacrificando, o Espírito trabalhando e o Pai agindo. Todos em favor de nós. A trindade não tinha motivos para agir em nosso favor, mas assim o faz para que seja o grande exemplo de sacrifício em amor ao outro. Em nenhum momento vemos Deus no ordenando a viver sozinhos, pelo contrário, na semana da criação, a única coisa que não foi boa foi o homem só. Por isso, o que Deus espera da família cristã é seu envolvimento com a igreja e com a sociedade, agindo em áreas como meio ambiente, doações, luta contra o racismo, educação e saúde de qualidade, luta contra o aborto, ações sociais e muitos outros tipos de envolvimento em uma área.  

Crescimento 

A família está em constante transformação, mudança, crescimento em todos os aspectos. As mudanças são recorrentes, desde o casal recém casado, até sua velhice com netos e até bisnetos. Os momentos não se repetem, a mudança é constante. A família está em constante transformação, em constante crescimento também. Dentro da história da humanidade, podemos perceber a trindade agindo de forma organizada. Primeiro, tudo foi revelado pelo Pai, depois o Filho revelou o próprio criador, por fim, o Espírito Santo continuou a revelação. Sabemos que todos agiram, e agem, juntos desde a eternidade, mas usando a história do homem como guia, podemos perceber essa ação ordenada. Da mesma forma a família está em constante mudança, em uma ação contínua. 

A família cristã deve oferecer a base para que todos cresçam constantemente, amadureçam, melhore. Não cobrando um dos outros, mas apoiando e se unindo, nas mesmas lutas e batalhas. Transforme o seu ambiente, o seu lar, em um local onde o crescimento seja constante, onde a evolução do cristianismo seja constante. Diminua o tempo de tv ou internet, por exemplo, para criarem momentos de leitura e estudo. E que isso seja agradável, não uma obrigação, mas um momento de alegria e de união da família. 

O crescimento não é apenas espiritual, mas na alimentação, no conhecimento profissional, nos estudos, no conhecimento de ciências e gramáticas. Por que um adulto não pode estudar um pouco mais sobre gramática? Ou então matemática ciências ou história? Se os pais demonstrarem interesse por assuntos diversos, os filhos seguirão este modelo de crescimento em conhecimento. 

Espero que esses pilares da família cristã sejam aplicados em sua casa, em sua família para que o nome de Jesus seja exaltado.  

  1. Que todos se sintam pertencentes à família 
  2. Que todos se envolvam 
  3. Que haja crescimento constante 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE FAMÍLIA CRISTÃ EM PDF

Para complementar seu estudo sobre a família cristã, recomendo que leia também: 

Leia

 
Compartilhe

Um comentário em “Bases para a família cristã nos dias de hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *