fbpx

Como ler a Bíblia e entendê-la

Como ler a Bíblia e entendê-la

Muitas pessoas querem saber o que podem fazer para ler a Bíblia e entender o que está lendo. Algumas dicas são fundamentais para compreender este livro, que é uma coleção de livros. Pegar a Bíblia e começar a ler não é o mais recomendado. Pode parecer estranho, no entanto, lembre-se que estamos falando de escrituras que foram produzidas ao decorrer de milhares de anos, por diferentes pessoas, e só mais tarde decidiu-se que o melhor a fazer era juntar tudo como um único livro.

Eu, no entanto, recomendo que para ler a Bíblia você tenha alguns conhecimentos básicos para não cair no erro de começar a ler e, logo se desinteressar pela leitura cansativa.

É importante você saber ler a Bíblia para perceber como Deus controla a história da humanidade.

Por isso, nosso site possui diversos textos que podem lhe auxiliar a ler e compreender as Escrituras. Se você está com preguiça, ainda assim, vamos lhe dar uma ajuda. A primeira coisa que podemos aconselhar é que você não comece a ler do começo, ou seja de Gênesis. O ideal, portanto, é que você comece a ler pelo Novo Testamento.

Outro fato interessante é que a própria Bíblia nos recomenda a ler a Bíblia e buscar uma forma de compreender suas escrituras. Jesus Cristo já havia ensinado que é possível que pessoas até tenham interesse nas Escrituras, começam a lê-las, mas não entende e desiste da fé.


A parábola das sementes 

Mateus 13:3 e 4 – E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;

Outro treco importante para ler é:

Mateus13:19 – Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.

Este é um pequeno trecho da famosa parábola da semeadura, que nos mostra algo muito interessante: é possível que uma vida se perca pela falta de entendimento da Palavra de Deus.

Por isso, devemos destacar, também, que o trabalho de discipulado é muito importante para a igreja cristã. Ler a Bíblia exige dedicação e vontade. Porém, as pessoas não acostumadas a ler, a estudar, logo ficam desanimados de ler a Bíblia somente pelo simples fato de ser um livro grosso, de muitas páginas.

O cristão mais experiente tem o dever de ensinar aos novos convertidos os significados das Escrituras. Muitas vezes dificultamos que outra pessoa conheça a Palavra porque usamos o idioma “crentês” com termos como varão, levita, mundo, mundão…

Talvez, a pessoa que nos ouve até está de coração aberto, mas não compreende direito que falamos. Quando menos esperamos, vem o maligno, lhe arrebata o que foi semeado.

Posso citar o exemplo de um primo meu que foi visitar a igreja e perguntou quem era “esse tal de atalaia, que todo mundo fala”. As pessoas da igreja não cogitam que visitantes não sabem o que é atalaia e simplesmente falam “fale com o atalaia”. O pior, dessa forma, é que a maioria (para não dizer todas) das igrejas, sequer identificam os atalaias. Neste caso, até cristãos que sabem o que significa atalaia, não sabe quem são os atalaias. Lamentável.

Treinando o entendimento para ler a Bíblia

Para não dispersar o assunto, vamos focar na pessoa que está interessada em ler a Bíblia e compreender. Leia essas quatro dicas que vão ajudar um leigo a ler a Bíblia.

Nós também podemos praticar “entender a Palavra”. Existem passos fáceis que podemos tomar (e ensinar aos novos convertidos) para entendermos melhor o que Deus deseja para nossas vidas.

Vá aos cultos 

Se nos alienarmos em casa, achando que nenhuma igreja mais nos serve, não ouviremos o que Deus deseja para nós. Quando nos decepcionamos com pessoas ou igrejas, pensamos que conseguiremos continuar sendo cristão sem ir à igreja. Ledo engano.

É nos cultos que Deus usa seu povo para ministrar. Devemos abrir nosso coração e ir ao culto disposto a ouvir. Lembrando que Deus é fiel e mesmo quando desacreditamos das pessoas, Ele continua falando ao povo e ministrando ao nosso coração.

Com a experiência de outras pessoas, podemos entender algo que lemos e não compreendemos, mesmo após anos de igreja.

Louvor e adoração 

Uma maneira muito eficaz de entender a Palavra é ouvindo músicas cristãs. Nela ouvimos interpretações das escrituras. E podemos ter uma outra visão de determinado assunto, tema, passagem…

Se você está disposto a ler a Bíblia, esteja disposto também a ouvir algumas canções cristãs, pois assim, seu cérebro associa o que você vê ao o que você ouve, tornando o aprendizado mais eficaz. Isso é eficiente em qualquer tipo de estudo.

Livros

Além de ler a Bíblia, recomendamos a leitura de livros cristãos, pois são excelentes para reavivarmos nossa fé e entendermos a Palavra de Deus de um ponto de vista diferenciado, pois geralmente os escritores têm experiências de vida bem diferente de nós.

Nos livros cristãos, podemos conhecer melhor a palavra de Deus de uma forma mais focada, que dificilmente teríamos em um culto. Por exemplo, lendo livros de relacionamento, adolescente, educação para os filhos, finanças…

Nossa única ressalva é que se estude um pouco sobre cada autor. De que igreja é, o que falam sobre ele, qual a editora do livro. Por via das dúvidas, procure na internet e fale com o seu líder. Também indicamos que os primeiros livros sejam lidos depois de ler, ao menos, o Novo Testamento uma vez.

Eventos na igreja 

Pode parecer que estou “forçando a barra”, mas pessoalmente acho que muitos eventos das igrejas são excelentes oportunidades para entendermos melhor a palavra de Deus. Reuniões de casais, adolescentes, oração no monte, ciclo de oração, vigília… Quando participamos desses eventos, a comunhão nos faz ver a presença de Deus, inclusive, na vida de outros irmãos, nos servindo de espelho.

Quando começar e ler a Bíblia, tente participar de eventos cristãos também. Essas reuniões podem nos servir para fortificar a comunhão, e aprender a Palavra de uma forma mais informal, o que pode facilitar o entendimento. Geralmente, reuniões desses tipos, abrem portas para perguntas e relatos, o que não ocorre num culto comum.

Entenda a Palavra para não ser roubado 

Se sua vontade não é ver sua fé ser roubada pelo maligno, empenhe-se em ler a Bíblia e entender a Palavra, sempre com humildade e simplicidade. Você estará preparando seu solo para que as sementes plantadas frutifiquem.

Lembre-se das palavras de Jesus, quando disse que muitos ouvem a Palavra e se alegram, mas não compreendendo se desanimam e se perdem. Se você nunca leu a Bíblia e está com este interesse, siga nossas dicas e tenha certeza que que, ao ler a Bíblia, você terá uma compreensão muito melhor do que se você resolvesse simplesmente abrir este livro e começar a ler, como faz com todos os livros.

Agora, se você é um líder de igreja, veja como essas dicas podem ser importantes para novos convertidos, adolescentes e até mesmo para “velhos de igreja”. Afinal, ler a Bíblia e não compreendê-la pode roubar nossa fé.

Outros textos nossos que podem te ajudar a ler a bíblia e compreendê-la.

 
Compartilhe

4 comentários sobre “Como ler a Bíblia e entendê-la

  1. Muito bom, parabéns! Além de informativo e cultural, o texto também serve de alerta e estímulo ao bom e sagrado hábito de ler a Palavra de Deus, afinal, é a Palavra que transforma !!!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *