fbpx

Reflexão para professores do Ministério infantil da Igreja – Seu Shabbat 

Reflexão para professores do Ministério infantil da Igreja – Seu Shabbat 

Professor do ministério infantil da igreja, você precisa ler esta reflexão sobre o dia do descanso. Preparei este texto para que cada “tio e tia” possa pensar em como é importante separar um tempo para restaurar nossas forças, nos alimentarmos da Palavra e curarmos de nossas dores. Muitas vezes, nos vemos cheios de compromissos e uma agenda tão lotada que não tomamos o cuidado de separar um tempo para os amigos, familiares a para nós mesmos. Coloquei o nome deste estudo como “seu shabbat” como uma alusão ao dia do descanso.   

Vou tomar como referência dois textos que mostram Jesus atuando no sábado. Primeiro, Lucas 6:1 a 5, e, depois, João 5:1 a 18. Não vou transcrever estes trechos aqui para não tornar o texto longo. Na primeira passagem, Jesus e seus discípulos colhiam espigas em um sábado, quando foram advertidos pelos fariseus. Na passagem de João, ele cura um paralítico no tanque de Betesda e é, novamente, questionado por agir no sábado.   

O shabbat  

Em primeiro lugar, devemos considerar a importância do shabbat. Desde a criação do mundo, o homem foi orientado a guardar o sábado, a santificar este dia. A lei de Moisés, de acordo com rabinos judeus, como Baruch Korman, a Torah tem 613 leis. No entanto, a observação do sábado é uma das mais rígidas. Dentre outras leis, podemos observar que Deus sempre tem uma preocupação com o descanso e a liberdade. O homem não foi feito para trabalhar sem parar. Portanto, precisamos de um dia do descanso, um shabbat.  

Também lemos, por exemplo, a palavra “selá” em diversos Salmos. Esta palavra indica uma pausa. Não importa quão belo seja um poema, às vezes, ele precisa de uma pausa. Da mesma forma, não importa quão belo seja sua história, você precisa de uma pausa, um shabbat.   

Se você trabalha no ministério infantil da igreja, você também precisa de uma pausa. Aliás, não importa o ministério, todos precisamos deste momento.   

Mas o que fazer nesta pausa, neste shabbat? Descansar apenas?  

Alimente-se  

Ao ler Lucas 6,:1 a 5, vemos que Jesus e seus discípulos se alimentavam porque estavam com fome. Nesta passagem, Jesus faz uma comparação com Davi, que também matou sua fome comendo o alimento que não poderia. O que Jesus ensina nessa passagem é que o descanso não era um dia para “não fazer nada”, mas sim, um dia para fazer o que é necessário.   

Para você que dá aula no ministério infantil de sua igreja, o seu “shabbat”, deve incluir alimentar-se da Palavra. Em algumas igrejas, a falta de professores faz que as mesmas pessoas estejam na escala com tanta frequência que elas nem conseguem assistir ao culto. No entanto, precisamos nos alimentar da Palavra. Sei que quando estamos envolvidos na obra, não sentimos peso, nosso coração se enche de alegria e achamos que não há problema nenhum em encher nossa agenda com o ministério infantil da igreja, mas precisamos administrar nosso tempo para que também nos alimentemos da Palavra de Deus. Não apenas nos cultos, mas na leitura diária e na oração.  

Além disso, alguns professores também atuam em outros ministérios, e o tempo para “se alimentar” é ainda menor. Precisamos definir prioridades, reorganizar nosso tempo e encontrar espaço na agenda para o nosso crescimento.  

Não podemos repassar às crianças o que não temos. Como vão ensiná-las a importância da igreja e de ouvir a Palavra de Deus se nós mesmos não praticarmos isso? Para trabalhar no ministério infantil da igreja precisamos nos alimentar com a mesma frequência que alimentamos.  

Dia de cura para o professor do ministério infantil da igreja

No trecho de João, lemos Jesus curando um paralítico. Aquela pessoa estava há 38 anos em condições adversas. Ninguém o ajudou neste período. No entanto, quando foi curado e levou sua cama, foi acusado de violar o sábado. Talvez, ele tenha enfrentado um problema pior ou tão ruim quanto a questão física. Ele passou por um dilema emocional. Apesar da alegria de sua cura ele enfrentou a agressividade dos outros.   

Trabalhando no ministério infantil da igreja, muitas vezes passamos por situações semelhantes. Servimos em um ministério que poucos querem e ainda precisamos enfrentar diversos questionamentos e acusações.   

O seu “shabbat” também é um dia de cura, um dia para entregar a Jesus suas emoções e seus sentimentos. Trabalhando constantemente com as crianças, passamos por muitas situações que mexem com o nosso emocional, sejam bons ou ruins, nossas emoções incluem família, trabalho e outras áreas de nossa vida que se acumulam. Muitas vezes, queremos trabalhar com as crianças, justamente, para “esconder” essas emoções.  

Dessa forma, nos sentimos bem com os pequenos. Esquecemos nossos problemas e isso acaba nos confortando, mas, na verdade, precisamos entregar essas emoções para Jesus e não mascará-las com o ministério infantil da igreja.  

Quando você estiver sobrecarregado emocionalmente, ou passando por situações complexas. Portanto, entregue seu coração a Jesus. Se necessário, afaste-se algum tempo do ministério infantil da igreja. Seu coração, sua cura emocional, está em Jesus.   

Seu “shabbat” também é um dia de cura, de restauração emocional.  

Jesus, Senhor do sábado  do ministério infantil da igreja

Portanto, como podemos ver nestas duas passagens, o que fica claro é que Jesus é o Senhor do sábado. Ou seja, nosso “shabbat”, nosso descanso só é completo quando nos alimentamos de sua palavra de entregamos a ele nosso coração. Muitas vezes, achamos que não precisamos descansar, ou que estamos bem, mas quando não tiramos tempo para entregar a Jesus, estamos confiando em nós mesmos.   

Nossa rotina precisa incluir tempo para nos alimentar de sua Palavra, através da leitura da Bíblia e dos cultos na igreja. Assim, conseguimos tempo para abrir nosso coração a ele, ainda que possamos pensar que “está tudo bem”. Dessa forma, O ministério infantil da igreja não pode ser uma terapia. Assim, é um serviço que devemos prestar com qualidade e humildade. 

Para complementar este estudo sobre o ministério infantil da igreja, você pode ler também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *