Categories: Estudo

Diferenças entre a religião evangélica e a católica

Neste texto de estudo sobre a história da fé cristã, vamos abordar quais as principais diferenças entre a religião evangélica e a católica. De uma forma bem resumida podemos dizer que antigamente existiam apenas os cristãos (claro que haviam outras religiões, mas neste texto vamos focar nos protestantes e católicos). Quando os imperadores romanos passaram a seguir o cristianismo, obviamente, a igreja romana ganhou força, e assim (basicamente) surgiu o catolicismo, por isso se diz ‘católico apostólico romano’. Naquela época ainda não havia a religião evangélica ou católica, eram apenas cristãos.

Antes de seguir a leitura, lembre-se que este site é evangélico e representa a visão da religião evangélica. Respeitamos as divergências religiosas, pois faz parte da democracia.

Como quase tudo e todos, ganhando poder, a igreja começou a cometer alguns abusos. No entanto, algumas pessoas de dentro da igreja não achavam isso certo e fizeram um protesto –daí o nome protestantes – liderados pelo alemão Lutero (não confundir com o americano que realizou o histórico discurso “I have a dream”). Se você não sabe, Martin Lutero era um padre que se revoltou contra os abusos da igreja, por isso, resolveu largar a igreja católica e pregar de forma independente, dando origem ao que chamamos hoje de religião evangélica.

Recomendamos que você também leia:

Resumindo, os católicos também se reorganizaram, fizeram algumas mudanças e são o que são hoje. Os protestantes (também conhecidos como crentes ou evangélicos) criaram várias linhas, que explicaremos depois.

Basicamente, sem entrar em detalhes ou controvérsias, as diferenças entre católicos e evangélicos são as seguintes.

Santos 

Os católicos possuem as imagens de santos como recordação de pessoas a serem admiradas pela fé. Os evangélicos não aceitam isso. Os crentes (assim como judeus e muçulmanos) são totalmente contra imagem de santos, pois consideram o conceito de adoração e homenagens aos santos uma idolatria; e somente Deus, o criador, deve ser idolatrado. A própria bíblia condena a adoração de imagens em diversas passagens, por isso, é tão contraditório ser cristão e adorar imagens. O texto de Êxodo 20:3 e 4 diz:

Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

Outros textos que você pode procurar em sua bíblia: Levítico 19:4, 1 Coríntios 10:14, Isaías 44:9 a 20, Jeremias 10:1 a 5 e Ezequiel 14:1 a 9, entre outros.

Na religião evangélica, seguindo o princípio do judaísmo (raiz do cristianismo), os santos são abomináveis, pois substitui-se a adoração a um Deus que não sabemos como é por imagens de pessoas que possuem os mesmos poderes que nós, ou seja, nenhum. Todas as pessoas que “realizaram” algum milagre, conseguiram porque Deus quis e não porque eles mesmos eram sobrenaturais.

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

De acordo com o site católico Canção Nova, existe uma diferença ente cultuar e venerar. Venerar seria prestar homenagens aos santos e relíquias. Não há passagens bíblicas que reforcem essa veneração. Aliás, o único judeu que se prostrou diante da Arca, Josué, foi repreendido – Josué 7:6 a 10. Apesar de toda a honra que se dava à arca, ao templo e outros objetos, os judeus nunca consideraram estes objetos um intermediador entre os homens e o Criador. Também nunca foi atribuído milagres a eles.

Para os evangélicos, se você pede para casar ao Santo Antônio ou pede por um milagre urgente ao Santo Expedito, você está dando a essas pessoas o poder que é somente do Criador, que é o de fazer. milagres. No entanto, essas pessoas Santo Antônio, Maria ou São José são sim dignas de respeito e admiração. Como são Moisés, Davi ou Elias, mas, na visão protestante, não devemos clamar a eles por milagres, ou atribuir milagres a eles.

Maria 

Muitos ignorantes dizem que os evangélicos não acreditam, ou não gostam, de Maria. A religião evangélica não nega a existência de Maria, mas os católicos, muitas vezes, chegam a adorar Maria como ‘mãe de Deus’. A visão dos crentes é que Maria foi um exemplo de pessoa, mas não a ponto de ser adorada como ‘mãe de Deus’.

Assim como o mártir Estevão ou, mais uma vez, Pedro, Tiago, Abraão ou Jeremias, por exemplo, Maria merece todo respeito e admiração, mas não a ponto de ser adorada como intercessora. Para o protestante, orar dizendo “Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós…” é o mesmo que admitir que Maria tem poder de interceder por nós, contrariando a própria bíblia que diz que há um só intermediador entre os homens e Deus, Jesus.

Além disso, Jesus nos ensinou que qualquer um de nós que fizermos a vontade de Deus somos seus irmãos. Marcos 13 a partir do versículo 32 e Mateus 12 a partir do versículo 46. Para os evangélicos, colocar alguém como mãe de Deus é incoerente, pois se Deus é eterno como pode ser filho de alguém que não foi eterno e, ainda por cima, foi criado por Ele? Como Deus seria filho de alguém que Ele criou?

Na visão da religião evangélica, adorar Maria como mãe de Deus é o mesmo erro que adorar aos santos e qualquer outra criação do Eterno.

Livros 

Na reforma protestante liderada por Martin Lutero, alguns livros que os católicos defendem serem sagrados, como Macabeus ou Terceira de Reis, não são aceitos pelos crentes (e judeus) porque são controversos e suas origens são questionáveis. A religião evangélica considera estes livros apócrifos, ou seja, não fazem parte das Escrituras Sagradas. Como também não fazem parte das escrituras judaicas (obviamente os que seriam parte do Antigo Testamento).


Conheça algumas contradições contidas nestes livros.

  • Uso de magia e feitiçaria (Tobias 6:5 a 9)
  • Esmolas garantem a salvação (Tobias 12:8 e 9)
  • Sabedoria garante a salvação (Livro de Sabedoria 8:19)
  • Podemos orar pelos mortos (2 Macabeus 12:43 a 46)
  • Existe um lugar chamado purgatório (Sabedoria 3:1 a 4)
  • Almas pré-existentes (Sabedoria 8:19 e 20)
  • Uma mulher fez jejum todos os dias de sua vida, exceto aos sábados (Judite 8:5 e 6)
  • Daniel matou um dragão de verdade (Daniel 1423 a 28)
  • Anjos podem mentir (Tobias 5:15 a 19)
  • Habacuque foi teletransportado pelos cabelos (Daniel 14:34 a 36)
  • Não devemos ajudar um pecado e nem dar pão (Eclesiástico 12:4 a 7). Aliás, este trecho contradiz que podemos ser salvo por dar esmolas.
  • Devemos maltratar os escravos e servos (Eclesiástico 33:25 a 40)
  • Devemos espancar até sangrar um servo ruim (Eclesiástico 42:5)
  • Ódio aos estrangeiros, chegando a chamá-los de idiotas (Eclesiástico 50:25 e 26)
  • Preconceito às mulheres (Eclesiástico 25:17 a 33)

Os livros apócrifos ainda trazem erros históricos, como mencionar que o exílio na Babilônia foi de sete gerações (Baruc 6:2), quando na verdade foram setenta anos. Outro erro está no livro de Judite, que diz que Nabucodonosor era rei dos assírios (Judite 1:5). São erros que podem indicar tentativas de fraudes.

Dízimos 

Por muito tempo os católicos se vangloriavam de “Não cobrar o dízimo” como faz a religião evangélica. No entanto, devemos lembrar que, por não precisar pagar uma série de tributos e contarem com apoio de uma série de entidades governamentais em vários países, a igreja católica, em certo ponto se viu desobrigada a cobrar o dízimo, já que conseguiam dinheiro de outras formas. Os evangélicos entendem que os dízimos fazem parte de sua rotina religiosa, contribuindo para a manutenção da igreja que frequenta, que precisa pagar impostos, água, luz, tudo como uma empresa comum. Como era antes mesmo de Jesus nascer.

Há quem não concorde com o dízimos, mas não se pode dizer que foram os pastores que inventaram isso, pois os dízimos e ofertas faziam parte da vida dos hebreus muito tempo antes do cristianismo surgir. Além disso, é cada vez mais comum as igrejas católicas também ensinarem sobre os dízimos, por isso, este assunto vem sendo menos polêmico.

Por que tantas igrejas de crente 

A reforma, liderada por Lutero, defendia a ideia que as pessoas têm livre entendimento à Bíblia. Ou seja, eu posso ler e interpretar de uma maneira e você de outra. Isso é o que chamamos hoje de liberdade religiosa. Assim, é claro que vão surgir pensamentos diferentes em todo o mundo.

Para uns, as mulheres devem usar apenas saias, para outros não. Ninguém tirou isso do nada. As pessoas se baseiam em uma ou outra passagem bíblica, por isso, a religião evangélica é tão eclética, pois existem igrejas com diferentes interpretações.

Sobre essas diferenças na igreja evangélica, podemos dizer que existe certo ou errado? Acreditamos que não existe certo ou errado porque é questão de interpretação. Existe certo entre azul ou verde? Não! Cada um tem sua preferência. Assim, muitas igrejas foram abertas no decorrer da história, e seguem sendo abertas. O que não pode ocorrer em nenhuma religião é o abuso de líderes para suprimirem seus fiéis. Precisamos lembrar que estamos falando de livros e cartas escritas há dois, três e até quatro mil anos, então é óbvio que existem controvérsias e sempre existirão.

Compartilhe
Material Gospel

View Comments

  • Uma diferença que sempre achei grande, e talvez a mais visível para mim é a liberdade! Basta observarmos os muitos tipos de crente. Eu sou crente e sou livre e feliz. Desde que eu realmente acredite nos ensinamentos de Deus, posso cantar, falar, escrever, pintar, etc... o que penso sem medo ou vergonha que continuarei sendo crente e aceito.
    Bom, poderíamos passar horas criticando esta ou aquela religião, a verdade é que a sempre acharemos a nossa melhor do que as outras. Só espero que você seja tão feliz com sua religião como eu sou com a minha!

    • Isso é verdade! Algumas vezes passamos mais tempo procurando defeitos nos outros do que aproveitando a nossa própria vida!

    • Para mim nao tenho religião e sim procuro seguir os ensinamentos de Cristo ,quando uma pessoa me pergunto que religião eu sou com muito amor e respeito digo não tenho religião pq elas nao salva mais procuro seguir os ensinamentos de Cristo por isso que devemos pedir ao Espírito Santo quando formos ler e meditar na bíblia para nos abrir os olhos para entender verdadeiramente o que Jesus quis nos deixar João 14:26 Jesus disse :Mas aquele consolador o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito . E a melhor riqueza que temos nessa terra e a presença do Espírito Santo guarde está comunhao como a suas vidas a paz Deus seja louvado .

    • EU PENSO ASSIM , NAO E PLACA DE IGREJA QUE VAI SALAVAR AS PESSOAS E SIM SUAS OBRAS , E OQ VC FAZ , E NAO PRECISA TER BRIGA , VC SEGUE OQ VC ACREDITA E EU SIGO OQ EU ACREDITO

    • Eu tenho minhas dúvidas não sei gual religião seguir de um lado acho o católico serto mas o evangélico eu acho mas serto ainda eu sinceramente não sei quem seguir por isso pessoas conselho pode mi falar por esse numero pelo WATSSAP (87)992512032 precizo muito de ajuda pur favor

    • Mi de sua resposta para eu desidir seguir gual religião pois os dois lados acho serto mas o religioso acho mas serto ainda mi ajudem a se desidir podem mi da conselhos por esse numero(87)9915112032 meu nome e lucas

    • Primeiramente, é importante saber que tanto o catolicismo quanto o protestantismo (referente à igreja evangélica) são um só religião: o cristianismo, pois ambas seguem os ensinamentos de Cristo.
      A doutrina cristã é imutável, o que mudará é a disciplina, ou seja, o modo como cada igreja vive a doutrina.
      Talvez você esteja no início de sua jornada cristã, então não fique tão preocupado a respeito de qual igreja frequentar. Siga Jesus, pois Ele não é religião, Ele é alguém.
      Frequentar uma igreja é importantíssimo, mas antes de buscar a isso, busque desenvolver um relacionamento com Cristo: orando, lendo a Palavra, pedindo a revelação do Espírito etc.
      Assim, no momento certo, Deus o instruirá a respeito do caminho certo a seguir.

    • seu rie ao contrario, nao estou para carregar a minha cruz, nao quero igteja para o meu prazer o para ser diacordo com as minhas cobicas.. sou catolico

    • No meu caso foi o contrário, não tinha nenhuma liberdade não. Música, só podia a evangélica... pra conversar com os parentes de minha religião tem que conversar "pisando em ovos", pois quase tudo para eles é do diabo, ou é pecado. Na religião evangélica me senti mais "preso", e mais infeliz, pois os evangélicos de minha família, e os seus irmãos de igreja, falam mais em demônios do que em Jesus, e seus cultos pedem mais dízimos e ofertas do que falam sobre os ensinamentos de Jesus. Falam sobre castigos, sobre Deus pesar a mão nas pessoas, e várias outras coisas. Pessoas frequentam cultos para receberem as coisas de Deus, e para isso fazem barganhas, prometendo dar um envelope com grande quantia em ofertas em troca de Deus lhes dar aquilo que elas querem. Bom, o que eu vi nos 22 anos que fiquei lá foi isso.

    • Esqueceram de falar q na bíblia católica o livro de Baruc tem versículo 0 antes do versículo 1

    • Católico não é ignorante, , pois não tem nada haver você guardar uma foto de um ser querido, isso é que se chama ignorância, Na quele tempo não se adorava imagem de seres humanos e sim de cabrito , cachorro e outros bichos, Deus nunca se referiu aos santos, Deus deu poder aos santos, ele disse o que tu ligares na terra, eu ligarei no Ceú, o que tu desligares na terra, eu desligarei no Ceú, só quero que alguém mostre uma foto original de um santo, então guardamos como se fosse uma pessoa de sua família, ou então é pecado guardar uma foto do meu pai. isso se chama ignorância. quem interpretou isso foi Martinho Lutero, a maneira de pensar dele é tanto que foi banido da igreja católica.

    • Desde antes de Cristo , a adoração de imagem de escultora é proibido pó Deus, Ele com o seu próprio dedo escreveu nas tábuas dos dez mandamentos, portanto está lei não é de Moisés , mais sim de Deus ,visto que foi Ele próprio quem escreveu com seu dedo ,basta ler o livro do êxodo, sendo assim os católicas é que protestam as escrituras e não nós

    • Estou aprendendo a ser evangélica , não sei orar preciso de ajuda ,sei que vão falar ,procure seu pastor e peça ajuda ,já pensei nisso mas tenho vergonha , tenho muito o aprender

  • Muito bom o tema em pauta, gostei da maneira como de forma tão simples foi explanado, nos mostrando as principais diferenças básicas entre a doutrina católica e a evangélica, sem muito se delongar ou mitigar o sectarismo entre ambas. Ser cristão é realmente algo sul real, entender e viver de verdade os princípios bíblicos ensinados por Jesus, exige muita renúncia e um caminhar contrário aos dogmas da humanidade. É uma luta diária , mas que vale cada segundo, pois o agir do Espírito Santo de Deus em nossas vidas é tão maravilhoso e regozijante, é tão palpável e real, que nos incentiva sempre a ir além , além e mais além, até chegar o nosso dia de tomarmos posse da nossa herança nos céus junto com nosso amado Jesus !!!

  • Paz a todos. O discernimento da mente humana é capaz de produzir fatos e relatos dosmesmos de forma totalmente diferente. Quando se busca a Deus, devemos o fazer de pura sabedoria. Com oração, dedicação e santidade. Precisamos buscar em Deus a capacidade decompreendelo e colocar em pratica a mais importante lição docristianismo. O Amor. Amai a Deus sobre todas as coisas e amar o proximo como a nós mesmos.

  • Gostei muito como o autor elaborou seus argumentos sem ofender nenhuma denominação pois hoje em dia quando se trata de de falar sobre religião gera uma grande polêmica com discussões absurdas sempre tive meus conceitos sobre alguns pontos que gostaria de dividilos Deus é um só não é que o meu Deus é mas forte que o seu mais sim a fé que faz diferença, fui 25 anos católica mas sempre respeitei aos evangélico sendo que todos somos evangélicos e crentes pq cremos no Evangelho de Jesus e mas gosto ainda de música e nao me envergonho disso pois o senhor conhece o coração de cada um as vezes deixamos de fazer tantas coisas por medo que minha religião irá pensar ou falar mas somos infelizes sentimos uma tristeza ou um vazio mas Deus te conhece e sabe o que o melhor pra você .

  • Muito bom estava buscando uma explicaçao para o tema e aki consegui esclarecer minhas duvidas simple claro e de facill entendimento.

  • Os crentes (assim como judeus e muçulmanos) são totalmente contra o conceito de adoração e homenagens aos santos.
    É preciso uma explicação: no catolicismo (palavra grega católico quer dizer Universal), por outra parte, o conceito de adoração, na estrutura católica e cristã, nunca foi dito que se adoram santos e Maria, por isso há três cultos:
    aos santos: Culto de DULIA(devoção, respeito, jamais adoração é dedicada aos santos. Culto de HIPERDULIA, devoção maior a Maria . Finalmente o Culto de LATRIA (Adoração a Deus Pai, Filho e Espírito Santo), não se confunda com Idolatria(isto é termo negativo, nada a ver). A Igreja usa palavras gregas ou hebraicas, então é preciso traduzi-las para entender seu significado.

    • No meu caso foi o contrário, não tinha nenhuma liberdade não. Música, só podia a evangélica... pra conversar com os parentes de minha religião tem que conversar "pisando em ovos", pois quase tudo para eles é do diabo, ou é pecado. Na religião evangélica me senti mais "preso", e mais infeliz, pois os evangélicos de minha família, e os seus irmãos de igreja, falam mais em demônios do que em Jesus, e seus cultos pedem mais dízimos e ofertas do que falam sobre os ensinamentos de Jesus. Falam sobre castigos, sobre Deus pesar a mão nas pessoas, e várias outras coisas. Pessoas frequentam cultos para receberem as coisas de Deus, e para isso fazem barganhas, prometendo dar um envelope com grande quantia em ofertas em troca de Deus lhes dar aquilo que elas querem. Bom, o que eu vi nos 22 anos que fiquei lá foi isso.

    • No conceito sobre imagens a igreja catolica nao adora imagens ,so existe uma adoracão, A Igreja diz, através do Catecismo, que a adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar ao Senhor é reconhecê-lo como Deus, como o Criador e Salvador, o Senhor e o Dono de tudo que existe, o amor infinito e misericordioso. A adoração do Deus único liberta o homem de se fechar em si mesmo, da escravidão do pecado e da idolatria do mundo, as imagens sao como fotos de nossos entes queridos , pois naquela epoca na existia maquina fotografica , os catolicos tambem nao idolatra Maria , a tem como intercessora junto a Cristo , pois se voce tem serteza que um dia estara com Jesus Cristo imagine onde esta Maria que foi a escolhida para conseber o filho de Deus , gerar , dar a luz , amamentar e educar ate o dia em que ele se manifestou como tal , ela foi a primeira que recebeu Jesus no coracão , por isso noz catolicos acreditamos que por ela ser tao especial para Jesus que pedimos que ela interceda junto a ele por noz , para muitos pastores evangelicos reconher Maria e errado pois se os fieis dele assim o fizer eles vão frequentar as igrejas catolicas tambem que fazem romarias a Maria , isso e politica financeira e nao religiosa , visitem o Google e pesquisem milagres e aparicoes de Maria pelo mundo .

  • Eu acho que o problema não é as diferenças religiosas e sim a competição entre as mesmas para provar qual é a certa e mostrar que todas a outras estão erradas, vejo muito irmãozinho no altar pregando ou se debatendo de fervor em adoração, e quando voltar pra sua cadeira e nem acaba o culto e já está fazendo fofoca do irmão alheio, me desculpe recomendar pra se concentrar em Deus na ora da oração e de repente um doido começa a gritar e pular e não vou perceber isso, e depois a inaia ainda vem de fofoca pro meu lado, que *** (EDITADO) é essa? Tem um versículo da bíblica que fala que não existe fé sem obras, e a vida que uma pessoa leva e a forma que ela te trata demonstra muito sobre que ela é e no que ela acredita, e vejo muita gente de religião espirita, afrodescendentes, que demonstrar sua fé sem fazer nenhuma proganda de sua religião, fazem as pessoas querem saber por vontade própria, e não por meio de ameaças tipo, se não se arrepender vai pro inferno.

  • o importante é seguir Jesus Cristo, cre que ele é o nosso salvador e libertador, o julgamento é todo dele, não cabe a nós dizer quem ta certo ou errado, devemos andar de acordo com as sagradas escrituras.

  • A primeira religião foi a católica. Praticamente fundada por um imperador. Jesus não fundou religião nenhuma. Pelo contrário, Jesus as chamava de sepulcros caiados. Padres e pastores são aproveitadores da ignorância dá maioria dos fiéis. As religiões continuam matando Jesus. Jesus é para elas simplesmente garoto propaganda. Não acredito em nenhuma delas. Outra coisa, como pode acreditar em um livro, talvez forjado. É isso mesmo. Jesus não escreveu nada. Pregou, segundo seus seguidores, o amor. É isso basta. Religião é sinônimo de morte. A igreja católica matou mais do que a guerra. Cruzadas, inquisição e outras barbáries. Acredito em Jesus. Fora religião.

    • Olá Eduardo. Boa Tarde. Discordo. Acredito que não existiu instituição, religião, organização ou conjunto que não tenha aberto uma guerra. Tanto a católica, quanto as protestantes mataram, roubaram, mentiram e etc. Mas é só olhar para o que as igrejas de hoje, e se vê uma mudança não só de comportamento quanto de discurso. Além disso, é preciso levar em consideração a época. Não havia como um papa que morava em roma controlar os católicos que moravam na china, por exemplo. E hoje podemos ver as religiões, especialmente a igreja católica, como as instituições que mais abriram hospitais, creches, asilos e etc financiados por ele próprios e sem apoio do governo. Sem contar que o número de cristãos mortos ao longo dos séculos é infinitamente maior que os nossos antecessores mataram, isso se reflete na vida dos santos mártires, por exemplo. Além disso, como o senhor pode provar que eram mesmo cristãos havendo infelizmente tantos falsos cristãos nas igrejas de hoje em dia?
      Sobre a bíblia, concordo com o senhor. Como é possível alguém acreditar em um livro escrito a tanto tempo? Só que se parar pra pensar não é sobre isso que se baseia a religião. O religioso não acredita por que leu em algum lugar. Ele acredita por que sabe. Foi revelado a ele por Deus. Assim como foi revelado a Pedro que Jesus era o Messias mesmo ninguém tendo dito isso pra ele. Além do mais, você acredita na palavra dos seguidores de Cristo, que também leram a bíblia. E nunca li em lugar nenhum que Jesus dizendo que religião é um sepulcro. O que eu li foi Deus dizendo que Noé para construir uma arca, e quem não entrasse nessa barca não viveria. Assim também hoje, quem não estiver em uma religião dificilmente se livrará das tentações e se salvará. Tanto que a igreja (a católica pelo menos, não sei das outras), é representada por um grande barco. E dizer que a religião é sinônimo de morte beira á um discurso de ódio. Como o senhor se sente no direito de julgar os padres e pastores (coisa que Jesus não aprova) tendo o senhor feito um discurso assim? E por favor, me prove que foi um imperador que fundou a igreja católica. Afinal, se você fala algo, tem que ter como provar e não simplesmente mais uma das alienações do senso comum. Graça e paz.

    • engraçado para os crentes tudo é a bíblia e como sabemos a bíblia tem 63 contradições que ninguém saberá explicar o porque.
      Baseado nisso será que a bíblia é totalmente verdadeira????
      Portanto ninguém sabe os mistérios que estão escondidos.
      Assim como os católicos adoram a mãe de Jesus.

Recent Posts

Estudo bíblico de 2 Coríntios 6

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 6 veremos que o apóstolo exorta os cristãos a…

5 dias ago

Lucas 15:8 a 10 – Não perca as dracmas em seu casamento

A passagem de Lucas 15:8 a 10 relata uma parábola de Jesus sobre uma dona…

2 semanas ago

Estudo sobre Joás – A queda de um promissor rei

Neste estudo sobre o rei Joás, vamos aprender que devemos preservar nosso potencial em Deus…

3 semanas ago

Atividades de Daniel na cova dos leões

Não perca seu tempo, procurando por horas por atividades de Daniel na cova dos leões.…

4 semanas ago

Aula para EBD infantil sobre a volta de Jesus – Como perseverar

Neste modelo de aula para EBD Infantil, vamos aprender a não deixar que o tempo…

1 mês ago

Quando as mulheres agem. A história de Jael na Bíblia

O comportamento das mulheres influencia muito sua sociedade. Por isso, ao ler a história de…

1 mês ago

This website uses cookies.