Dicas e atividades

Dicas para manter a disciplina em sala de aula

Para o professor do ministério infantil, manter a disciplina em sala de aula significa ensinar às crianças os limites do comportamento adequado e a prática dos mandamentos de Deus. Devemos ensiná-la a respeitar os pais, professores, e a Deus. Ficarem em silêncio na hora certa, ouvirem atentamente, seguir regras. A disciplina ajuda as crianças a respeitarem os adultos e os colegas. Vivemos em uma era que a disciplina parece não fazer parte do ensinamento de uma criança. Muitos psicólogos defendem o conceito de que disciplinar uma criança pode ser prejudicial. O resultado é a sociedade neste estado no qual as pessoas não se respeitam.

É dever do cristão ensinar as crianças a seguirem um caminho correto. A disciplina faz parte do crescimento humano e da própria sociedade, sem respeitar regras e adultos, uma criança está crescendo acreditando que tudo o que fizer é justificável. O mais grave disso tudo é formar uma pessoa que não aceita a autoridade de Deus sobre sua vida, pois uma criança criada sem disciplina cresce acreditando que ninguém pode mandar nela.

Manter a disciplina em sala de aula é fundamental para a formação de cidadãos conscientes de seus limites e deveres.


Fatores que promovem a disciplina

  • Amor: Toda criança é sensível ao amor. É primordial que o professor ame seus alunos – Romanos 5:5. O primeiro passo é aprender o nome dos alunos. Evite chamá-los de: psiu, você, moleque, Ei! Demonstrar amor significa acreditar no potencial deles, trate todos iguais, mesmo aquelas mais difíceis de lidar, não envergonhe uma criança na frente dos outros, mostre-se amigo(a) da criança mesmo no ambiente fora da sala de aula. O amor é a chave principal disciplina em sala de aula.
  • Oração: Alguns problemas de disciplina em sala de aula só são resolvidos com oração. Ore pela criança que tem carência de afeto, que não respeita os mais velhos, que não estão acostumadas a obedecer. Devemos persistir, pois satanás quer impedir o trabalho do Senhor – 1 Timóteo 2:1
  • Entusiasmo: Inicie a aula com boa vontade, entusiasmo, dinamismo. Passe à criança que o que você vai explicar é importante e que você está feliz pela oportunidade de transmitir a lição.
  • Conforto físico: Evite deixar as crianças cansadas com lições longas. Deixe-as confortável, nas cadeiras ou sentadas no chão de forma que não se cansem, o ideal é que as cadeiras sejam do tamanho certo para as crianças. Se não houver cadeiras adequadas, coloque-as sentadas no chão, em roda. Manter a disciplina em sala de aula sem conforto é bem difícil.
  • Pontualidade: Seja pontual. Preferencialmente, chegue antes da aula para prepará-la. Inicie no horário, assim, você prioriza quem chega no horário.
  • Interesse pessoal: Não tenha alunos preferidos, principalmente aqueles que são filhos de pastor, diácono ou de outros professores. Seja justo com todos, use o mesmo critério. Mostre apreciação pelo bom comportamento. Ajude-os nos problemas individuais.
  • Ensino adequado: Cada aula deve ser preparada de acordo com a faixa etário dos alunos.

Ex.: Maternal (2 e 3 anos) Uma ideia de cada vez, repetir e ser curto. Sua atenção dura 1 minuto.

Principiantes (4 e 5 anos) Dramatize a lição. Sua atenção dura 5 minutos.

Primários (6 a 8 anos) Histórias completas, demonstradas e vividas. Sua atenção é de 10 a 15 minutos.

Juniores (9 a 11 anos) História de heróis. Sua atenção é de 15 a 20 minutos

  • Programação variada: Não obrigue as crianças a fazerem uma coisa só. Varie a programação. Dê a lição de modo atraente. Torne a sala um lugar alegre. Não os deixe sentado o tempo todo.
  • Preparação e planejamento: Conheça bem o que irá transmitir. Organize-se antes da aula. Pratique e treine sempre que necessário, principalmente com material novo ou complicado.
  • Firmeza: Seja cordial, mas firme. A criança não pode ver você como mais um amigo de sala, ela precisa saber que você é um adulto apesar de ser seu amigo. As crianças respeitam o professor que cumpre sua palavra. A firmeza é essencial para a disciplina em sala de aula.

Princípios Básicos

Não permita que uma criança domine a aula; seja calmo; fale com bondade; sempre explique o porquê de uma repreensão; a criança precisa arcar com as consequências de um ato errado; estabeleça regras curtas; deixe bem claro o que pode e não pode fazer; você deve admitir possíveis erros seus; englobe todos os alunos na aula; lide cuidadosamente e com respeito a cada personalidade; nunca perca o autocontrole; deixe bem claro que a desobediência terá consequências; planeje a lição; ocasionalmente, faça uma surpresa; controle o ambiente; se necessário troque crianças de lugar; seja um modelo de disciplina.

Com estes princípios básicos você consegue promover a disciplina em sala da aula com sucesso, por isso, anote essas dicas e pratique cada item.

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View Comments

  • discordo quando citam que muitos psicólogos discordam de disciplina, sou psicóloga comportamental é acredito no poder da disciplina como método eficaz para se educar uma criança.

    • É verdade, Daniele. Também discordamos. Por isso, complementamos com "O resultado é a sociedade neste estado no qual as pessoas não se respeitam". É sempre bom opiniões de profissionais em nosso site, enriquecendo o conteúdo.

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