Não é raro um professor do ministério infantil sentir-se desanimado e desvalorizado. Isso acontece porque nos esquecemos que ensinar é uma forma de exercitar o dom de mestre, mencionado na Bíblia. Neste texto quero que você entenda um pouco mais sobre a importância do mestre nas igrejas e como o ministério infantil precisa de você, professor, para criar base sólida da fé.
Acredito que essa leitura seja importante para você perceber que o professor do ministério infantil pode ter um papel importantíssimo na igreja.
A Bíblia menciona o dom de mestre (Efésios 4:11, Romanos 12:7 e 1 Coríntios 12:28), portanto ensinar não é um passatempo é o exercício de um dom. Ainda assim, muitos cristãos acham que é mais “legal” participar da equipe de louvor do que exercer o dom de mestre, dando aula como professor do ministério infantil.
Paulo nos passa uma informação básica sobre isso.
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12:6,7
Como podemos ler, Paulo espera que o mestre seja dedicado ao ensino. Portanto, o mestre não é apenas o que retém o conhecimento, ou o que “gosta de crianças”, no caso do professor do ministério infantil. Para ser mestre, é preciso que haja essa dedicação ao ensino, pensando e repensando em como ensinar da melhor maneira possível para que não haja dúvidas sobre o que está sendo dito.
A palavra grega “didaskálous” é o termo que, normalmente, é traduzido, em português, para doutor ou mestre. Jesus é citado como este mestre cerca de 40 vezes. Além disso, dependendo da tradução, Jesus também é chamado de “rabi” treze vezes. O termo “rabi”, do hebraico, era usado para mestres públicos, como os doutores que ensinavam as leis nas sinagogas. Portanto, podemos usar Jesus como nossa maior referência de mestre.
O dom de mestre é necessário na igreja por motivos evidentes, mas, alguns estudiosos, ressaltam que os mestres são necessários, dentre outras coisas, para evitar que heresias cheguem à igreja e permaneçam nela. Para o professor do ministério infantil, vale a dedicação e o esforço para explicar bem aos alunos o fundamento da Palavra, tirando dúvidas sobre contexto histórico, cultural e até, por exemplo, sobre as diferenças das traduções, das versões, bíblicas.
Claro que alguns assuntos dependem muito da idade das crianças e até do interesse dos próprios alunos. Porém, como a maioria das igrejas mantém crianças até 12 anos no ministério infantil, podemos deduzir que as crianças mais velhas já possam fazer perguntas e se interessar por assuntos mais complexos.
Ao escrever a Timóteo, Paulo revela que devemos cuidar do dom que Deus nos dá.
Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes. 1 Timóteo 4:13-16
Lembrando da parábola dos talentos, podemos entender que, embora o dom nos seja dado por Deus, ele deve ser cuidado por nós. O professor do ministério infantil não pode se apoiar apenas nos resumos que disponibilizamos em nosso site, por exemplo. Os resumos servem de guia, para que cada professor avalie o que pode focar e o que pode “pular” em cada história bíblica.
Levando este conceito de cuidar de cada dom, entendo que cada igreja também tem a responsabilidade de cuidar de quem ministra o ensino, seja no departamento infantil, na equipe de casais, ou no grupo de louvor, por exemplo. A igreja que afrouxa as cordas para o ensino está abrindo as portas para diversos malefícios que a má interpretação pode trazer.
O professor do ministério infantil precisa ler a história bíblica com calma, em uma ou duas Bíblias de ensino, se possível, para ter certeza de que entendeu a mensagem.
Sem o conhecimento da Palavra, cada igreja está mais vulnerável às “inovações teológicas”. Sem o conhecimento e estudo da Palavra, o professor da EBD Infantil está mais inclinado a pegar frases prontas da internet que contradizem a doutrina cristã e colocar em suas aulas, sem perceber que está fazendo um mal às crianças.
E como podemos cuidar de nosso dom? Quando alimentamos nosso espírito, não só com a Palavra, mas com oração, participação dos cultos, conseguimos combater dois problemas, o confronto do pecado e a busca pela intimidade. As pregações na igreja, por exemplo, são fundamentais para que Deus nos ensine e nos corrija. Não podemos nos dedicar exclusivamente como professor do ministério infantil e não participar do culto. Não podemos dar algo que não temos. Se não damos alimento ao nosso espírito, como poderemos alimentar o espírito dos outros, das crianças.
Não seja apenas um pesquisador. Além de sua dedicação no estudo e na produção de recursos, você precisa ter uma rotina para alimentar seu espírito. Seja uma pessoa que busque este alimento. A comunhão com Deus vai te permitir chegar a novas ideias, recriar as aulas e melhorar o padrão de seus planejamentos. Não torne sua rotina de professor do ministério infantil como seria a rotina de um professor comum, com planilhas, livros e anotações, apenas. O diferencial do seu trabalho será o seu espírito alimentado com a Palavra.
Pense nisso e seja um professor do ministério infantil encorajador e cheio entusiasmado, sabendo que você não é apenas um “tio” sem importância no ministério. Você é um mestre que trabalha nas bases da igreja.
Para ser um professor do ministério infantil cheio de conhecimento e capacitado para o serviço indico que adquira um bom material de estudo.
Em primeiro lugar, acho que a Bíblia de recursos do ministério infantil é o melhor material disponível, com estudos prontos e informações que poucas bíblias de estudo possuem. Para conhecer detalhadamente esta Bíblia, leia a análise com fotos deste site.
Indico também o livro Ministério Infantil Não É Brincadeira, onde falo bastante sobre o dom de mestre, além de como vencer o medo, como elaborar aulas e materiais e muitos outros assuntos. Você pode comprar este livro no formato e-book ou físico.
Leia também:
Neste resumo da história de Jonas infantil vamos aprender três pontos importantes para nossa vida…
Quando lemos a história de Rute e Noemi aprendemos muito sobre como as mulheres devem…
Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 6 veremos que o apóstolo exorta os cristãos a…
A passagem de Lucas 15:8 a 10 relata uma parábola de Jesus sobre uma dona…
Neste estudo sobre o rei Joás, vamos aprender que devemos preservar nosso potencial em Deus…
Não perca seu tempo, procurando por horas por atividades de Daniel na cova dos leões.…
This website uses cookies.
View Comments