Ensinando versículos bíblicos para crianças

Share Button

Ao fim do texto selecionamos diversos versículos que você pode ensinar às crianças. Neste texto queremos ensinar aos professores da Escola Bíblica Dominical como fazer ensinar versículos bíblicos para crianças. Queremos que o professor, principalmente das crianças, veja como é importante focar os versículos bíblicos em suas aulas. Às vezes, achamos que a história e uma atividade basta para que os pequeninos aprendam sobre a aula do dia, mas, na verdade, os versos da bíblia são fundamentais para a memorização da lição. Até mesmo para adultos, memorizar os versículos é uma forma de aprendermos a Palavra de Deus e seus conceitos e ensinamentos centrais.

Talvez você nunca tenho refletido sobre a real importância de ensinar versículos bíblicos para crianças, mas podemos ler em Salmos:

“Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti”. Salmos 119:11

Seja nos adultos, seja nas crianças, a Palavra memorizada é eficaz para nos corrigir e educar, como podemos ler em 2 Timóteo 3:15 (leia em sua bíblia). A Palavra de Deus é eterna, por isso, não importa se a memorizamos com dez ou trinta anos, seus ensinamentos vão úteis por toda a nossa vida. Em cada decisão, em cada tribulação e em toda tentação. Sugerimos que você salve e imprima este texto para compartilhar em sua igreja, em especial com o departamento infantil, que é o foco deste texto. Mas não deixe de ler o restante, ainda que você mesmo queira aprender como memorizar os versos da bíblia que lhe agradam.




Apresentação

Para começar a ensinar versículos bíblicos para crianças, nossa dica inicial é apresentar o versículo de forma interessante. Da mesma maneira que um adulto se interessa por algum versículo, ele deve ser prático e ter relação com nossa realidade. Ninguém memoriza um versículo com linhagem genealógica, mas nos apegamos àqueles que falam de vencer, conquistar, do amor de Deus etc. Quando ler o versículo que será ensinado, entenda qual seu ensinamento central. A partir daí, veja como seria possível iniciar uma conversa para falar daquele versículo. Veja que tipo de pergunta você pode fazer às crianças para que elas pensem no versículo. Vamos ver alguns exemplos práticos.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16

Para ensinar este versículo, pergunte às crianças algo do tipo “como podemos ter certeza que Deus nos ama? Qual será que foi a coisa mais importante que Deus fez para nos mostrar que nos ama?

“Aquele que não conheceu o pecado se fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”. 2 Coríntios 5:21

Neste caso, você poderia perguntar “quem aqui nunca fez nada de errado? Não seria bom se a gente nunca errasse?”

O Senhor é meu pastor e nada me faltará”. Salmos 23:1

Este versículo nos mostra que Deus está conosco em todo momento. Por isso, este é um dos versos da bíblia mais conhecidos. Para ensinar sobre este versículo, pergunte às crianças coisas do tipo “quem aqui já teve medo de alguma coisa? Não seria bom se a gente tivesse certeza que todos os nosso problemas tivessem uma solução?”.

O que isso significa?

Antes de ensinar versículos bíblicos para crianças, devemos compreender qual seu ensino central, o que aquelas palavras querem dizer, quando poderão ter sentido em nossa vida.

Um fator fundamental é a explicação das palavras difíceis, ou conceitos muito abstratos. Muitos versículos, por exemplo, quando lemos “soltos” contém palavras como Ele, dele, para Ele etc. Explique sempre que este “Ele” do versículo é Deus, ou Jesus (quando for caso, claro), para deixar claro o sentido do versículo. Por isso, devemos sempre tomar cuidado quando lemos alguns versículos bíblicos para crianças. Devemos conhecer seu contexto, o que está sendo dito antes e depois, quando foi escrito, por quem, em que momento da vida etc.

Quando lidamos com crianças, ou estamos pregando, por exemplo, a um grupo que pode conter muitas pessoas que ainda não frequentam a igreja, devemos ter este cuidado de explicar como podemos aplicar este versículo na prática, em nosso dia a dia. No exemplo anterior do Salmo 23, por exemplo, devemos focar que devemos confiar em Deus, em sua misericórdia e cuidado em não deixar nos falta nada para esta vida. No caso de 2 Coríntios 5:21, o conceito central é compreender como Jesus é importante para o perdão de nossos pecados, o significado de seu sacrifício na cruz.

Repetição

Por fim, a repetição é a melhor forma de memorizar os principais trechos das escrituras e ensinar os versículos bíblicos para crianças. E não pense você que a “decoreba” é a única forma de memorizamos versículos. Com crianças, podemos selecionar músicas que falem do versículo, ou que mencione o versículo; e até mesmo nós, professores, podemos criar uma melodia fácil para memorizar. Algumas brincadeiras podem funcionar muito bem para crianças de todas as idades e até para adultos. Vamos ver alguns exemplos citados na bíblia da APEC (Aliança Pró Evangelização de Crianças) e que são muito usados nas escolas bíblicas de todo o Brasil.

Palavra apagada – escreva o versículo na lousa . Depois, peça para as crianças fecharem os olhos e, então, apague uma palavra. Eles devem ler o versículo todo, inclusive a palavra que está faltando. Mesmo que as crianças não fechem os olhos, você pode fazer esta dinâmica. Depois, apague outra palavra e peça para que eles recitem o versículo todo. Vá apagando palavra por palavra (não precisa ser em ordem, pode ser aleatória, uma palavra do fim, outra do começo, outra do meio, como quiser). Cada vez que apagar uma palavra, a classe deve mencionar o versículo inteiro, até que todas as palavras estejam apagadas.

Cartazes – Se a sua sala não tem lousa, escreva o versículo em folhas de sulfite, por exemplo. Escreva apenas uma palavra, ou no máximo duas, em cada folha. Se precisar, peça ajuda para as crianças para segurarem as folhas na frente da sala. Depois, vá tirando folha por folha e faça como acima; peça para as crianças lerem o versículo, inclusive com a parte que está faltando.

Palavras misturadas – Também usando cartazes, folhas ou a própria lousa. Escreva o versículo, mas com as palavras embaralhadas. Você pode chamar um aluno para resolver o desafio, ou fazer que todos participem.

Recital – Outra forma muito usada para ensinar versículos bíblicos para crianças é pedir para um grupo de alunos tentar repetir o verso. Por exemplo, “agora vamos ver se os meninos decoraram”, ou então peça para os alunos de camisa vermelha, depois camisa verde. Enfim, pense em diferentes forma de fazer um grupo específico de crianças ter que recitar o versículo. Esta forma pode ser usada para crianças que não sabem ler ainda.

Memorize

Estes são os meios mais utilizados de ensinar versículos bíblicos para crianças.  Repare que você mesmo pode se impor estes desafios, brincar, praticar. Sejam quais forem seus versos da bíblia favoritos, escreva-os em um cadernos, faça a brincadeira da palavra escondida. Escreva palavra por palavra em pedaços de papel, dobre-os, embaralhe-os e depois tente colocar na ordem. Use sua criatividade, e não se esqueça que a memorização dos versos da bíblia pode ser muito útil em sua vida prática, portanto, não tenha medo, e nem tenha pressa, aprenda e memorize aos seu ritmo.

Eis alguns versículos chaves que você pode ensinar.

“pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança”. Tiago 1:3

O versículo acima pode ser ensinado em aulas de fé, de alguém que passou por dificuldades e sofrimento. Talvez, você precise ensinar o que é prova e perseverança no versículo citado.

Se você quer ensinar um versículo bíblico para crianças que fale de oração, você pode ensinar.

“Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica, tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”. Efésios 6:18

No versículo acima, você precisa explicar o que é súplica e perseverar. Também é bom explicar que os santos aqui são todos os cristãos.

O próximo versículo é bom para ensinar sobre algum livramento ou histórias de pessoas que confiaram em Deus em momentos difíceis.

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. Romanos 8:28

Praticamente em toda lição é bom ensinar que todos nós pecamos, por isso, um dos versículos bíblicos para crianças mais usados é:

“pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. Romanos 3:23

Outro versículo muito usado, por falar que Deus nos conhece é o Salmo 139.

“Senhor, tu me sondas e me conheces”. Salmos 139:1

Sempre que for falar do perdão de nossos pecados, mencione 1 João 1:7 (como o versículo é longo, você pode ensinar somente a parte final.

“(…) e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado”. 1 João 1:7b

Outro verso interessante para ensinar sobre o poder de Jesus é:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá”. João 11:25.

Este versículo pode ser ensinado para falar da vida eterna e do que significa nossa salvação, o perdão de nossos pecados.

Podemos dizer que estes são os principais versículos bíblicos para crianças que você pode ensinar. Lembre-se de sempre explicar os versos em uma linguagem que eles entendam, pergunte se eles entenderam e evite versículos longos. Se você quiser ensinar um versículo grande, faça como fizemos em 1 João 1:7, no exemplo acima; ensine apenas a parte que é necessário. Você até pode ler o versículo todo, mas faça que as crianças memorizem apenas o trecho principal dos versos longos. Essas são as dicas fundamentais para você ensinar alguns versículos bíblicos para crianças.

Leia também:

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *