Principais versículos para crianças 

Share Button

 Sempre que apresentamos uma lição bíblica às crianças é importante passar pelo menos um versículo para elas memorizarem. Muitos adultos se frustram quando as crianças apresentam alguma dificuldade para memorizar alguns trechos bíblicos, mas devemos lembrar que o processo de memorização é bem diferente em cada faixa etária. Além disso, a metodologia usada faz muita diferença, assim como o versículo a ser ensinado. Palavras desconhecidas e termos que não estão no dia a dia da criança dificultam o aprendizado. Selecionamos alguns versículos para crianças que podem ser utilizadas em diversas aulas. Nestes trechos, podemos encontrar o fundamento da mensagem da salvação, o pecado, o amor de Deus, a salvação e necessidade de aceitarmos Jesus como salvador de nossas vidas.  

O professor do departamento infantil deve compreender bem o que significa o versículo a ser ensinado. A partir daí, precisa saber como ensinar a verdade central deste versículo para as crianças de sua sala de aula. Crianças de cinco ou seis anos aprendem de forma bem diferente de crianças de dez ou onze anos, por isso, o professor não pode generalizar a forma de apresentar um versículo bíblico. Não adianta escrever ou mostrar cartazes com o versículo escrito em uma sala onde as crianças não sabem ler. Por outro lado, as crianças maiores já podem aprender versículos mais completos. O professor pode sempre explicar o que significa um ou outro termo. Se achar necessário, pergunte aos alunos se eles entenderam o versículo. 




O amor de Deus 

Sempre que apresentamos uma aula bíblica, devemos falar sobre o amor de Deus, o carinho que ele tem por cada um de nós. Não adianta ensinar sobre Daniel, Davi ou José sem mencionar como Deus demonstrou amor a essas pessoas. Caso o professor não faça nenhuma referência do amor de Deus em sua aula, o ensino passa a ser como qualquer outra que a criança tem na escola. O objetivo maior das aulas da igreja infantil é ressaltar este amor. Em cada lição, o professor deve procurar como falar do amor de Deus naquele contexto. Quando este ponto da aula chegar, o professor pode mencionar alguns destes versículos para crianças sobre o amor de Deus. 

o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai. Jeremias 31:3 

Se preciso, explique o contexto, o que significa amor leal, e o que significa “a atrai”. 

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 

Possivelmente João 3:16 é o versículo mais conhecido no mundo. Não esqueça de explicar o que é unigênito ou perecer, por exemplo. 

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Romanos 5:8 

Este é um bom versículo para crianças menores, pois é simples e direto. Outros versículos para crianças que você pode selecionar são 1 João 4:8 – 1 João 4:10 ou 1 João 4:19. 

O pecado 

Outro fator que é sempre importante mencionar nas aulas do departamento infantil é o pecado. O professor deve deixar bem claro que todos nós pecamos, mesmo que nossos erros não sejam iguais ao dos personagens da história, ou não sejam “tão graves” como matar e roubar. Um método de fazer que as crianças percebam bem que elas também erram é o professor falando de si mesmo, dizendo que ele também é um pecador. Alguns versículos para crianças sobre pecado podem ser usados para explicar que todos erram e que devemos ter vontade de evitar o pecado em nossas vidas. Vejamos alguns exemplos de versículos que falam de pecado. 

Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Salmos 51:3 

Neste trecho vemos como o salmista reconhecia seus erros, mas deseja não pecar. 

Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. Isaías 53:6 

Este já é um versículo mais voltado aos mais velhos. Repare em sua profundidade ao mencionar que nossos pecados recaíram sobre Ele, o Senhor Jesus. Recomendamos que, ao mencionar este versículo, o professor leia Isaias 53 desde o começo. 

Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Romanos 3:23 

Este é um dos versículos para crianças mais mencionados nas aulas bíblicas. É de fácil compreensão e pode ser ensinado a todas as idades. 

Outros versículos para crianças sobre pecado que você pode mencionar: Números 32:23 – Eclesiastes 7:20 – Jeremias 17:9 – Romanos 5:12 – 1 João 1:8 – Romanos 3: 10 e 11 – Romanos 6:23 – 1 João 3:4 – Salmos 90:8 – Isaías 59:2 e Tiago 4:17. 

Salvação 

Mas é claro que o professor não pode falar que todos pecamos e terminar por aí. Mencionar o pecado é um gancho para falarmos da salvação de Deus através de seu Filho Jesus Cristo. A partir deste ensinamento é que a criança começa a compreender o fundamento da fé cristã, que Deus nos amou e, apesar de sermos todos pecadores, Ele criou um plano para que todos nós pudéssemos ser salvos. A morte de Jesus na cruz foi a oportunidade dada a todo ser humano de reconhecer seus erros e sua dependência para alcançar a salvação. Ninguém pode ser salvo por si, somente através da fé em Jesus e isso pode ser encontrado em diversos trechos da Bíblia. Vamos ver alguns versículos para crianças sobre salvação. 

Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras. 1 Coríntios 15:3 

Nesta carta de Paulo, fica claro por que Jesus morreu na cruz e como os profetas já haviam falado sobre isso. 

De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão. Hebreus 9:22 

Este versículo, normalmente, só é ensinado na segunda parte (sem derramamento…). Mas para as crianças mais velhas, você pode ensinar o versículo todo e explicar que no Antigo Testamento era necessário o sacrifício de um animal para perdoar os pecados e que estes sacrifícios eram apenas um sinal de que um dia um sacrifício definitivo ocorreria, o de Jesus. 

Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. 1 Pedro 2:24 

Este versículo é completo e fala bem do objetivo da morte de Cristo. 

Aceitar Jesus 

Por último, vamos mencionar alguns versículos para crianças que falam da necessidade de aceitarmos Jesus como salvador, pois a morte de Jesus serviu para salvar quem quiser, quem crer. 

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. João 1:12 

Aqui, o professor pode falar de sermos filhos de Deus quando recebemos Jesus em nossas vidas. 

Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna. João 6:47 

Este é o melhor versículo a ser ensinado às crianças menores. 

porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Romanos 10:13 

Este também é um bom versículo para todas as idades. Outros versículos para crianças que mostram a necessidade de aceitarmos Jesus para termos a vida eterna. João 3:15 e 16 – João 3:36 – João 5:24 – João 20:31 – Atos 10:43 – Atos 16:31. 

Recomendamos que toda aula do departamento infantil seja enfatizada com um versículo bíblico, por isso é importante que os professores tenham a capacidade de ensinar versículos para crianças de todas as idades; sempre utilizando meio corretos para que elas (as crianças) compreendam como aquele versículo tem relação direta com sua vida pessoal. 

Leia também:

Um comentário

  • Claudia Romero

    Muito bom, seria maravilhoso se os pais TB usassem estes ensinamentos em casa, toda família cristã deve estabelecer na sua casa um altar para Deus, orando, jejuando, realizando cultos domésticos pelo menos uma vez por semana, separando um tempo pra aplicar ensinamentos cristãos aos filhos….a igreja tem se esforçado e feito sua parte….mas e você leitor (a)?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *