Seis dicas para professores do ministério infantil

Share Button

Para ser um professor do departamento infantil, professor de uma Escola Bíblica Dominical – EBD – é preciso um treinamento adequado para que o professor saiba lidar com as crianças, em cada uma das situações e não ser meramente “babás” das crianças enquanto os pais assistem ao culto. Por outro lado, existe a responsabilidade espiritual do professor da classinha que deve ser muito bem trabalhada para que a igreja infantil não se torne um peso para a igreja e deixe de ser um instrumento de bênçãos para ser um causador de problemas para pais, crianças e igreja. Separamos seis simples dicas para professores do ministério infantil que fazem muita diferença.

Este texto tem como objetivo mostrar a importância da preparação do professor do departamento infantil. É um material de apoio para as igrejas sobre o departamento infantil que deveria ser seguido por todos, independente de serem igrejas grandes ou pequenas.

Leia também:

Use adolescentes para auxiliar

Muitas igrejas que preferem colocar os adolescentes para dar aulas para as crianças na Escola Bíblica Domincal Infantil, a EBD Infantil. O problema é que a maioria dos adolescentes não tem preparo para a situação. Não sabem lidar em situações de emergência, não são responsáveis em algumas áreas, não sabem lidar com crianças em situações especiais. O ideal é que os adolescentes sejam sempre auxiliares, e só assumam a responsabilidade de dar aulas no ministério infantil quando se tornarem adultos, ou esporadicamente, um dia da semana, ou quando um professor falta. Ou então, o adolescente deve ser preparado, como os adultos, passando por um curso ou preparação adequada.

Infelizmente o que se vê em muitas igrejas, grandes e pequenas, são pessoas sem preparo trabalhando nas classes de EBD Infantil. São pessoas de bom coração e boa vontade, mas que não contam com preparo adequado para lidar com a difícil responsabilidade de preparar as aulas para as crianças no ministério infantil, por isso precisam de apoio e preparo para se tornarem bons professores do ministério infantil. Embora busquem como ajudar no departamento infantil não encontram o respaldo necessário para desenvolverem um bom trabalho na EBD infantil.

O professor da EBD Infantil

O professor evangelista de crianças deve conhecer e viver os princípios bíblicos para servir de exemplo positivo às crianças. A capacitação do professor não depende apenas de si, mas a própria igreja tem o dever de formar bons professores para o departamento infantil.

A bíblia deve ser seu guia de fé e prática. Um cristão que não tem certeza da salvação não tem muito a oferecer às crianças a não ser ainda mais dúvidas e incertezas. As crianças são observadoras e se não formos convictos de nossa fé elas não acreditarão no que falamos.

atividades lúdicas quadrado

Seis dicas para professores do ministério infantil

Basicamente, o professor do departamento infantil tem seis princípios básicos que devem ser seguidos para que possa realmente ser aprovado como professor.

  1. Para exercer qualquer tipo de trabalho na igreja, o cristão deve ser dependente do Espírito Santo, da Palavra de Deus e da oração. Com os professores do ministério infantil não é diferente, precisam, assim como os líderes, entender que desempenham um trabalho importante e muito visado pelo inimigo de nossas almas, por isso, deve ser tratado com seriedade.
  2. O professor deve se identificar com a criança e amá-la. Gostar apenas das crianças boazinhas, de família cristã ou já conhecidas pelo professor é fácil, o professor da classinha da igreja deve entender que precisa amar cada criança como cristã. Todas elas devem ser vistas como irmãos em Cristo e dignos de nosso amor, perdão e carinho.
  3. Lidar com crianças exige paciência e perseverança. Não apenas pelo comportamento das crianças, mas também porque o trabalho desenvolvido com as crianças muitas vezes rendem frutos que demoram a aparecer. Às vezes, só quando ela vira um adulto é que as palavras e lições dadas nas classinhas rendem frutos.
  4. Como um evangelista que é, o professor da classinha deve conhecer a necessidade de ganhar crianças para Cristo. Não deve tratar as aulas como aulas de uma escolinha, mas como uma oportunidade de converter vidas.
  5. O professor precisa ser responsável em todos os aspectos. Na preparação da aula, na escolha de suas roupas, na preparação da sala de aula, em seu falar, em suas atitudes e até no horário.
  6. Por fim, o professor deve ter um bom testemunho de vida. Mesmo fora da igreja deve ser alguém de boa reputação e que vive o que ensina às crianças, por isso, a escolha dos professores do departamento infantil de uma igreja devem ser escolhidos com cuidados, como são escolhidos líderes de casais ou adolescentes, por exemplo.

Estes são seis deveres que o cristão deve ter para se tornar um professor preparado para dar aulas na EBD Infantil. É um trabalho que deve ser respeitado e realizado com responsabilidade.

Estude estas seis dicas para professores do ministério infantil e leve para os demais companheiros de sua igreja, para que todos cresçam e sejam edificados.

32 comentários

  • Deise Lúcia

    Como posso fazer esse curso meu tem e 021 995573085 Deise

  • ROSIANE NASCIMENTO

    BOA TARDE
    ESTOU TRABALHANDO COM CRIANCAS MAIS PRECISO DE AJUDA PARA ME PREPARAR MELHOR SINTO QUE NAO ESTOU CORRESPONDENDO E DANDO O MEU MELHOR. TRABALHO COM CRIANCAS DE 2 A 8 ANOS PRECISO QUE INDIQUEM MATERIAL ME AJUDEM

    • Beatriz faria

      Sim quero…fazer algo diferente com as crianças .sinto que fica faltando algo

    • Talita Ribeiro

      Você pode entrar no site da SGM – Secretaria geral de missões e comprar materiais para lhe ajudar. bjs Deus abençoe

  • DIANA NUNES

    boa tarde!eu gostaria muito de ajuda as irmàs no ministerio infantil da minha igreja.tem com vcs me passar alguns dicas?

    • Marcella souza da silva rodrigues de paula

      Entao eu tbm do aulinha, eu geralmente faço perguntinhas sobre o livro q eu li,, levo brincadeiras , cada dia um deles le ou escole um livro

  • R aynara Cardoso

    Amo trabalhar com crianças ainda mais sendo para a obra de Deus e gostaria de dicas de matérias , trabalho com crianças de 2 a 8

  • aliciavictoria

    oi gente eu to muito sabe como ministra eu só professora da minha igreja eu vou dar aula pra os pequenos de até 2 anos eu não sei minstra pra as criança eu só da shekinah como eu fazo me ajudem por favor

  • cristiane carvalho

    oi quero muito fazer o curso, como faço?, dou aula para as crianças de 09 a 11…

  • liliane

    Boa noite, sou professora na minha igreja, na salinha fica crianças de 2,3, a 8 anos, todas juntas. em uma mesa fica as crianças maiores, na outra fica as menores. passo muita luta com elas, porque são crianças cheias de vontade, desobedientes, respondonas, e tem mãe que não gosta que faça queixa de seus filhos. Tenho orado a Deus para enviar mais professoras, e enviou 2 para me ajudar. As vezes penso em desistir, mas depois o Senhor me dar forças para continuar. Por favor me ajude, peço uma orientação como agir com as crianças, tem algumas que ate mim enfrenta, mim responde,faz birra, bico, repete o que falo. me ajude por favor.Eu agradeço em nome do Senhor Jesus. Amém!

    • Olá Liliane, já enfrentei tal situação. Você precisa entender que para ensinar dele-se levar em consideração a faixa etária de cada criança. É uma classe com uma boa variedade de idade, e que deve-se trabalhar separadamente. Tente dividir o grupo em dois ou 3 grupos menores e trabalhe separadamente. Já que você conseguiu mais duas ajudantes, ficaria então cada uma responsável por uma turminha, o assunto de ensino poderá ser o mesmo desde que se utilize metodologias diferentes em casa grupo.

      Um outro ponto que não pode passar despercebido é a metodologia do ensino que você tem utilizado. A criança não consegue prestar atenção por muito tempo em uma história, vamos colocar uma média de 15 minutos. Após certo período ela não consegue se concentrar e começa ficar inquieta levando as outras à distração. Portanto utilize na hora da historia esse período de tempo utilizando visuais, figuras, slide, bonecos, recicláveis, itens da natureza. O restante do tempo você preencherá com brincadeiras, jogos, atividades, música, teatro, vídeos, lembrando sempre que esses devem ter relação direta com o seu objetivo de aula, para fixar a historinha que você contou. Muitas vezes a criança não vai lembrar do assunto da história que você contou, mas lembrará da atividade que você realizou no decorrer da aula

      Também deve levar em consideração que o ambiente influência no comportamento das crianças. O local onde costuma-se dar as aulas possuiu uma boa iluminação? É ventilado? Os móveis são adequados às crianças? Perceba que as crianças precisam estar confortáveis, à vontade, para assimilar o máximo do ensino. Já vi em muitos lugares onde as crianças são colocadas em ambiente pequeno, apertado, úmido, escuro e cheio de tralhas, sinceramente é impossível manter a atenção de uma criança nesta situação. Se for o seu caso providencie um outro ambiente. Converse com o seu pastor e exponha a situação. Caso ele não se proponha a ajudar procure uma na sala ou garagem na casa de um irmão, mas mantenha as crianças confortáveis.

      Um outro ponto importante é se você tem imposto limites a elas. Não falo em relação a usar da força física ou do volume da sua voz, mas digo em relação as crianças saberem como devem se comportar em sala de aula, elas devem ser ensinadas sobre o momento de falar, de levantar, de conversar com o coleguinha. Precisam ter noção de que há momento para cada coisa. Leve regrinhas de comportamento, e crie incentivos como por exemplo um quadro com o nome de cada um e para cada bom comportamento o aluno ganha uma estrelinha, veja o exemplo abaixo:

      Helena ******
      João ***
      Júlia ****
      Mario ***

      Faça um quadro colorido e criativo. Garanto que eles se esforçarão a ganhar uma estrelinha. Estipule um período para presentear os alunos que mais se esforçaram e ganharam pontos. Estipule também punições como por exemplo, o aluno que desobedecer uma regrinha levará advertência, caso complete duas ou três advertências perderá uma estrelinha do quadro de incentivo.

      Essas são algumas dicas que poderão te ajudar em sua classe em relação ao comportamento das crianças, lembrando que alguns maus comportamentos provém de influência maligna, por isso ore e peça ao Senhor que repreenda tal influência na vida das crianças. Espero que eu tenha ajudado. Deus te abençoe e te dê bom ânimo.

    • rtsens

      Ótimas dicas. Que bênção! Grato pela colaboração!

    • cicera soares teixeira

      Se vç amada tem o chamado de Deus pra esse ministério eu creio que tem creia que Deus vai te capacitar mas vç precisa pedir a ele que lhe direcione e gui. Vç e de a direçao certa mas e preciso ler pesquisar orar
      Vou lhe dar uma sugestão esse livro e crianças firmadas na rocha compre esse livro e leia na casa da Biblia têm ok vç vai gostar vai lhe ajudar muito amem apaz de JESUS

  • cybelle francisco alves da costa

    estou recomeçando na salinha em uma igreja diferente da que eu era antes, e estou um pouco perdida parece até q nunca fiquei com as crianças, o q devo fazer a tia da salinha fala coisas noção e nem sei como chegar a ela pra dar minhas ideias pra mudar certas brincadeiras palestras, ela ñ dar espaço pra mim chegar até ela o q devo fazer.

    • Conversa com o pastor e marca uma reunião com o departamento, exponha a situação e as mostre o seu ponto de vista. Se o seu pastor for um homem de visão ele irá te ouvir. Caso não te ouça ore a Deus pedindo direção. A comunicação tudo resolve.

  • LUDUVINA MAIA

    PRETENDO ME TORNAR UMA PROFESSORA DA EBD……E QUERO ME PREPARAR MELHOR..

  • Adriana Lucia Modesto Pereira

    Vou trabalhar com as crianças da igreja preciso de orientação. Dicas para trabalhar e tenho uma comunidade perto da igreja e quero alcançar. Fazer um trabalho diferenciado.

  • lorena

    ola vol comecar a ajudar no trabalho infantil gostaria de umas opinioes desde de ja obg

  • Berenice Cayres

    Oque não me falta e vontade de ensinar as crianças leio bastante,e busco a palavra de Deus para poder ensinar,elas são maravilhosa não tem criança ruim,oque falta e vontade desse povo,como os discípulo afastava as criança de jesus hoje tem muitas que fazem o mesmo,a sala do pastor e arrumada tem porta,cadeira a das crianças não eles não dão prioridade as crianças,já passei em duas igrejas como tia as crianças ficava na cozinha da igreja e quando tinha que fazer lanche não podia dar a aula mandava que desse la fora,sabe não sei se estou errada pois fala e as criança da africa como elas fica,bem não estou na africa,pois bem só e mesmo um desabafo,sei que todo carinho que recebo e o que vale,vejo elas aprendendo cada dia mas e eu junto também com elas,peço a Deus que me de paciência,ore por mim que eu estarei orando por todos a paz para todos.

    • rtsens

      Olá, Berenice. Quem já tem alguns anos de conversão, sabe como o Departamento Infantil é tratado com desrespeito por muitas igreja (talvez a maioria). Talvez, isso explique porque o cristianismo ainda tem bases tão fracas no Brasil e porque aumenta tanto o número de “evangélicos sem igreja”. Não desista de seu trabalho, e muito menos de sua fé. Em Hebreus 6:10 lemos que Deus não é injusto para se esquecer de nosso trabalho: “Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los”.

  • verginia cardoso fabre

    boa tarde: nao tive tempo de ler todos os comentarios , mais gostaria de receber mensagem livros dirigido a crianças. hoje sou pastora titular de uma igreja, ja fui coordenadora por 12 anos de crianças. me preocupa muito esse ministério de formar crianças para enfrentar esse mundo sem se perder .

  • Juliana Antonia Oliveira dos Santos

    parabéns pelo seu trabalho, faço parte do ministério infantil e reconheço que uma coisa é educar nossos filhos, outra bem diferente é instruir os pequenos a seguirem no caminho do Senhor,amo suas dicas obrigada pelas dicas!!!!!!!

  • Juliana Antonia Oliveira dos Santos

    Parabéns pelo trabalho, faço parte do ministério infantil e vejo a diferença em educar nossos filhos e conduzi-los nos caminhos do Senhor, não é fácil trabalhar com crianças, pois implica com muita dedicação e carinho mas vale muito a pena, como eu gostaria de tido tias tão dedicadas quando criança !!

  • Edvaldo Neres dos Anjos

    Edvaldo Neres dos Anjos

    Excelentes dicas, já tinha conhecimentos de algumas das exigências supracitadas, e de grande relevância o preparo do professor de crianças da ebd. Estamos querendo implantar um seminário voltado para a preparação do professores que trabalham com crianças na EBD. Gostaria de receber suas preciosas dicas, ideias, pontos que obrigatoriamente devam ser abordados no seminário, dinâmicas, etc. O meu e-mail está disponível para receber essas dicas! que Deus abençoe!

  • Elcilene

    Boa tarde, amados!
    Tenho um bebê de seis meses, meu esposo ainda não aceito Jesus. Estava preocupada, pois estava orando ao Senhor para me orientar a respeito de introduzir minha filha às atividades na igreja já que meu esposo não conhece Jesus e não tinha compromisso de ir aos cultos para nos acompanhar. Após buscar orientação no Senhor, fui convidada a integrar ao departamento Infantil da minha Igreja e isso me trouxe esperança para motivar o meu esposo a me acompanhar a Igreja com minha bebê.
    Assim, estou a procura de material didático que possa me ajudar a preparar as aulinhas para as crianças já que eu nunca ministrei para crianças de idade de 4 a 6 anos. Tenho plena convicção do quanto uma boa aula é importante para a obra do Senhor. Eu sou fruto da EBD e Aulinha da igreja.
    Peço ajuda e oração a todos pois pretendo dar o meu melhor a obra do Senhor.

  • Bianca Nunes de Moura Garcia

    Oi a Paz do Senhor… há 4 dias recebi o convite para ser professora na escolinha da minha igreja.. fiquei muito feliz com o convite e aceitei o meu ministerio…
    Gostaria da ajuda de vcs para saber o que fazer para me aproximar das crianças e como me preparar para as aulas…
    O que vcs me recomendam…
    Obg

  • O principal problema que o ministério infantil enfrenta, é o baixo investimento financeiro e todas as outras áreas por as igrejas considerarem um trabalho menos importante na seara do Mestre, o que é um equívoco.É um trabalho tão importante e necessário quanto todos os outros!Que Deus tenha compaixão e levante pastores e outros que se importam com os pequeninos!

  • VANESSA DAMM SANTOS SILVA

    OI BOA TARDE
    ME CANDIDATEI A AJUDAR COM AS CRIANÇAS
    NA ESCOLA DOMINICAL,QUERO FOCAR EM ENSINAR OS LOUVORES
    COMO FAZER ISSO ME AJUDEM

  • Fatinha

    Olá sou Fatinha,presiso de matérias que enriqueça minhas aulas .quais são?

  • Viviane Maria Pacheco Krizozun da Rosa

    Gostaria muito de fazer essa aula pois peguei cargo minha igreja de cuidar de criança quero aprender mais

  • octavio manuel

    Eu octavio manuel presiço dum estudo professorado do ministerio infantil,xtou na igreja africa para jesus em moçambique,e tenho (chamado) de quîdar as crianças e xtou para iniciar com o ministerio de evangelizaçao das crianças,no final deste ano,pesso ajuda no ensino e nas ideias,e materiais.kero aulas para eu ter uma turma abençoado cm o senhor.

  • EDNEY

    Olá!
    sou professor de EBD e estou tendo alguns problemas com os meus pequenos.
    É assim nossa congregação tem;
    1sala para os de 0 a 3 ,
    01 sala de 4 a 7 anos ,
    1 sala de 7 a 11 anos,
    01 sala 12 a 17, e a dos jovens
    mas a minha dificuldade com os de 4 a 7 anos e de comportamento na salinha e a falta de orientações dos pais na questão de orientar as crianças para EBD eles pensam q e tipo a sala de aula das suas escolas, e a outra e os de 07 a 11 anos alguns não tem uma certa responsabilidades com as atividades da revista.
    Me oriente como devo agir para melhorar com as crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *