Família

Estudo bíblico sobre perdão

Neste estudo bíblico sobre perdão, vamos apontar as consequências que o perdão traz. Já parou para pensar que perdoar um colega de trabalho pode ser mais fácil do que perdoar um membro da família. Quando alguém mais próximo de nós nos magoa, a ferida é maior do que quando somos magoados por pessoas mais distantes, por quem temos um relacionamento mais frio ou formal. Alguns trechos bíblicos nos trazem ótimas referências sobre o que perdoar e como lidar com as mágoas. Quando falamos de perdão, logo pensamos de uma maneira genérica, mas analisando nossa vida, podemos perceber que existem muitas formas diferentes de mágoas ou decepções. 

Neste estudo bíblico sobre perdão, separei alguns pontos interessantes que a Bíblia fala sobre o assunto. Acho que esse material pode ajudar muito quem trabalha com casais ou com famílias, pois eu dei um foco maior nas relações familiares, embora o ensinamento que as Escrituras nos trazem sejam válidas para todos os tipos de relacionamentos sociais que mantemos. 

BAIXAR ESTE ESTUDO BÍBLICO SOBRE PERDÃO EM PDF

Perdão gera libertação

Quero começar este estudo bíblico sobre perdão falando sobre a liberdade que isso nos traz. Se você acompanha este site, já deve ter percebido que gosto sempre de relacionar o perdão com a pessoa que libera o perdão, pois muitas vezes, quando alguém vinha me pedir perdão, sentia muita vontade de dizer “não”. Na verdade, vivenciei raras vezes que alguém tenha precisado me pedir perdão, de algum assunto mais sério, mas sempre que precisei liberar o perdão, percebi que aquilo fazia bem para mim mesmo. 

Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Salmos 32:1  

Portanto, quando alguém precisar lhe pedir perdão, seja generoso, perdoe como Jesus perdoou seus pecados. Seja fonte de bênção na vida dos outros, liberando o perdão. 

Depois, leia também este estudo sobre o termo “O fim justifica o meio”.

Quem ama perdoa

Outro aspecto importante que quero colocar neste estudo bíblico sobre perdão, está na primeira carta de Pedro. Jesus nos ensinou a amar inclusive nossos inimigos e isso inclui o perdão. Precisamos estar dispostos a perdoar o próximo. Não podemos nos posicionar como um “guardião” do perdão. 

Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. 1 Pedro 4:8  

O amor tem essa capacidade de cobrir a multidão de pecados porque o amor se concretiza no perdão, na demonstração do amor em si. Se falamos que amamos, mas não conseguimos perdoar, nossos sentimentos barram o fluir do amor. Por isso, a Bíblia também nos orienta a amar não apenas de boca mas em verdade. 

Perdão gera perdão

Por toda a Bíblia, podemos perceber o poder do perdão. O exemplo clássico, que sempre tenho em mente, é o de Esaú perdoando Jacó. Anos mais tarde, o mesmo perdão foi liberado de José sobre seus irmãos. O perdão tem essa capacidade de gerar mais perdão. Este é o terceiro ponto que acho importante falar neste estudo bíblico sobre perdão. 

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:14 e 15 

Assim como Deus nos perdoou, nos perdoamos e assim como nós perdoamos a outra pessoa libera perdão. Este é o terceiro ponto que quero destacar neste estudo bíblico sobre perdão. O ato de perdoar é contínuo, é uma ação que se repente enquanto temos força para praticá-la. 

Não existe limite de perdão

O quarto ponto deste estudo bíblico sobre perdão é que não existe um limite para o perdão. Talvez, você pense “mas se a pessoa cometer o mesmo erro várias vezes? E se ela se aproveitar do meu perdão?”. Em Hebreus 10:26 lemos claramente que para este tipo de gente não resta sacrifício pelo pecado, ou seja, já está condenado. Cabe a nós, seguir o que Cristo no pede. 

Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. Mateus 18:22 

O desafio é que pensamos no que os outros vão falar, em como vamos lidar com nossas emoções e sentimentos. Por isso, o perdão tem um valor tão grande nas Escrituras, pois é uma ação que é feita pela fé, acima de nossa razão ou emoção. Perdão é um ato de fé baseado na ordem de Deus 

Perdão não é um sentimento

O último ponto que quero falar neste estudo bíblico sobre perdão está em Colossenses 3:13 –  

Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. Colossenses 3:13

Você precisa substituir seus sentimentos. Jesus substituiu literalmente, toda nossa transgressão para que fossemos feitos justiça de Deus e não nossa. 

Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21  

Não use suas emoções como base para perdoar os outros, use a fé. Em casa, com seus filhos, seus pais, seu cônjuge. Em situações delicadas, quando estiver em dúvidas sobre liberar perdão, peça ajuda ao Espírito Santo e aja não segundo a sua emoção, mas segundo a sua fé. 

BAIXAR ESTE ESTUDO BÍBLICO SOBRE PERDÃO EM PDF

Para complementar seu estudo bíblico sobre perdão, leia também. 

Compartilhe
Material Gospel

Recent Posts

Estudo bíblico de 2 Coríntios 6

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 6 veremos que o apóstolo exorta os cristãos a…

6 dias ago

Lucas 15:8 a 10 – Não perca as dracmas em seu casamento

A passagem de Lucas 15:8 a 10 relata uma parábola de Jesus sobre uma dona…

2 semanas ago

Estudo sobre Joás – A queda de um promissor rei

Neste estudo sobre o rei Joás, vamos aprender que devemos preservar nosso potencial em Deus…

3 semanas ago

Atividades de Daniel na cova dos leões

Não perca seu tempo, procurando por horas por atividades de Daniel na cova dos leões.…

4 semanas ago

Aula para EBD infantil sobre a volta de Jesus – Como perseverar

Neste modelo de aula para EBD Infantil, vamos aprender a não deixar que o tempo…

1 mês ago

Quando as mulheres agem. A história de Jael na Bíblia

O comportamento das mulheres influencia muito sua sociedade. Por isso, ao ler a história de…

1 mês ago

This website uses cookies.