fbpx

Entenda melhor o que é dizimo 

Entenda melhor o que é dizimo 

Uma das perguntas mais frequentes a quem se converte ao cristianismo é – o que é dízimo? Todo texto sobre dízimos e ofertas precisa ser cauteloso. Por outro lado, a igreja tem obrigação de ensinar ao povo de Deus aquilo que Ele nos ensina a fim de identificar falsos ensinamentos, líderes hereges, lobos em pele de cordeiro. Dentro desta visão, uma “moda” que cresce nas igrejas “pseudoevangélicas” é o ensinamento de que podemos colocar Deus à prova a partir do momento que nos tornamos dizimistas. Precisamos entender o que é dízimo para ofertarmos por amor e com alegria, e não por constrangimento ou necessidade, como a bíblia nos orienta. 




Basicamente, apoiados em Malaquias, falsos pastores ensinam suas ovelhas que ao dar o dízimo, o cristão se torna blindado contra dificuldades financeiras. O resultado é muitas pessoas se desviando porque, ao passarem por dificuldades fazem a seguinte associação – “eu era dizimista e passei por dificuldades, logo a bíblia é mentirosa”. 

Analisando Malaquias 

Vamos começar analisando o texto no qual muitos pregadores se apoiam para confirmar que podemos provar, desafiar a Deus – Malaquias 3:10. No hebraico original a palavra traduzida para provar é ‘bachan’ e tem o sentido de examinar, e não de exigir. Se pudéssemos exigir ou colocar Deus a prova sua palavra seria ambígua, já que Deuteronômio 6:16 nos ensina a não tentar a Deus “como em Massá”, texto, aliás, citado por Jesus ao ser tentado no deserto por satanás. Como poderia Deus nos ensinar a não tentá-lo e depois ensinar que podemos colocá-lo à prova nos dízimos e ofertas? 

Quando lemos que podemos provar a Deus, não é no sentido de colocar à prova, mas de experimentar. Quando entendemos o que é dízimo, passamos a ofertar e dar o nosso dízimo com amor, com gratidão; não pensando no que podemos receber, mas no que já recebemos. 

É possível citar inúmeros exemplos bíblicos de pessoas que passaram por dificuldades para questionar este ensinamento. O mais claro é o de Jó. Logo nos primeiros versículos do livro de Jó podemos ler que Jó era íntegro e oferecia holocaustos, fazia seus sacrifícios, eram suas ofertas aceitáveis. Ainda assim, Deus permitiu que Jó passasse por dificuldades e perdesse tudo o que tinha. 

O que não faltam nas igrejas são “amigos de Jó” que logo afirmam “tem pecados, por isso ele padece. Não é dizimista, por isso, perdeu o emprego”. 

Por que Deus nos abençoa  

As bênçãos que recebemos de Deus é por sua graça e não pela condição de sermos ou não dizimistas. Aliás, devemos considerar o próprio fato de ser dizimista uma bênção. Mas o próprio texto de Malaquias 3:11 diz que Deus repreenderá “por causa de vós”, e não por causa dos dízimos o devorador. Já entendeu o que é dízimo? É um ato de gratidão, não uma experiência científica. Há quem diga que ao ser dizimista não ficaremos doentes, nossas coisas não quebrarão ou não ficaremos desempregados. Mas tudo isso acontece. Então perguntamos: a Palavra é mentirosa, ou o ensino foi interesseiro? Quando compreendemos o que é dízimo de verdade, sabemos que é a segunda opção, ensinamentos interesseiros. 

Seja dizimista por amor 

Ao levar seus dízimos e ofertas ao altar, faça por alegria e não por interesse. Lembre-se do texto de 2 Coríntios 9:7. 

“Cada um contribua segundo tiver proposto no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”.  

Não damos o dízimo pelo o que há de vir, mas pelo o que já recebemos. 

Evite constrangimento 

Infelizmente, muitas pessoas passam a ficar constrangida de dizerem que estão doentes, ficaram desempregadas ou que estão passando por qualquer outra dificuldade, pois sabem que serão julgadas como Jó foi por seus amigos. Quem não sabe o que é dízimo pode achar que passamos por problemas porque estamos em pecado, o que não é verdade, e o próprio Jesus é nosso maior exemplo, pois sofreu tanto sem ter falhado. 

O fato de ser dizimista é parte da vida do cristão, como também é orar, ler a bíblia, fazer parte de uma igreja, estar debaixo de uma autoridade espiritual. Não podemos, contudo, defender que os dízimos servem para sermos abençoados financeiramente, mesmo porque milhões de não dizimistas pelo mundo prosperam. Pessoas que não acreditam em Deus ou seguem fé hereges são ricas e prosperam financeiramente, pois como foi prometido a Adão, do suor do nosso rosto comeremos. 

Dízimos e ofertas são maneiras de demonstrarmos que colocamos Deus acima de tudo e somos gratos por tantas coisas boas que nos oferece todos os dias, sendo a principal delas a salvação. Deus foi quem mais nos ofereceu, entregando seu filho na cruz e não há retribuição financeira para isso. 

Na prática poderíamos trazer estudos históricos sobre a origem dos dízimos, os levitas, Melquisedeque, César ou Caim e Abel, por exemplo. A intenção deste texto é estimular a oferta pelo amor. Refletir no que já temos. Pensar em gratidão. Se você quer ler um pouco sobre as questões históricas, tradições e origem de dízimos e ofertas, recomendamos que leia os textos abaixo.

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Entenda melhor o que é dizimo 

  1. Faço parte uma igreja tocando nos louvores, as vezes me sinto constrangido em não dar meu dizimo. Tomo remédios controlados e isto tem impedido de dar meus dízimos. Teve momentos que deixei de comprar remédios mas meu médico me repreendeu dizendo “você quer morrer não tomando os rémedios?”

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *