Casais

Estudo para casais: Quem você é, Caim ou Abel?

Vamos tomar como base para este estudo para casais uma das histórias mais conhecidas da bíblia, que a narrativa sobre os irmãos Caim e Abel, em Gênesis 4. Neste curto texto podemos aprender bastante sobre o comportamento do homem e o que devemos ou não fazer, como agir, ou não. Neste estudo para casais vamos fazer uma rápida reflexão sobre Caim e Abel, e sobre que podemos aprender com eles para nosso relacionamento familiar. Se você está lendo este estudo para casais com objetivo de levar uma palavra ao grupo de casais de sua igreja, recomendamos que você leia o capítulo 4 de Gênesis.

A história começa em Gênesis 4 e relata a história de dois irmãos que oferecem sacrifícios a Deus, mas a oferta de Caim foi rejeitada, enquanto que a oferta de Abel foi aceita. O texto não é bem claro sobre os motivos que levou uma oferta a ser aceita e outra não, mas podemos pescar características de cada um destes personagens que nos fazem refletir sobre nosso comportamento.

Este estudo para casais também pode ser direcionado somente aos homens (maridos), aos adolescentes ou até mesmo somente às mulheres (esposas).

Outros textos interessantes de estudo para casais:

Caim

Não sabemos muitos sobre a personalidade de Caim, mas é bem evidente que falamos de uma pessoa invejosa, ingrata, orgulhosa, vaidosa e mentirosa. Em 1 João 3:12 lemos “Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas”. Aqui podemos encontrar uma dica que Caim era uma pessoa má a ponto de matar seu irmão, apenas pelo fato de Abel ser bom.

Voltando ao texto de Gênesis, podemos ler que após matar Abel, Caim é questionado, pelo Senhor, onde estava seu irmão. Caim, de certa maneira, chega a ser insolenete e irônico ao responder “por acaso sou eu tutor de meu irmão”.  Ele tentou se esquivar de sua responsabildiade. Assim, muitos homens também tentam fugir de suas responsabildiades, tentando justificar seus erros.

Podemos ressaltar, neste estudo para casais, que essa ironia de Caim é comum em muitas famílias. Alguns exemplos do cotidiado de uma família que podemos mencionar é o homem que não toma iniciativa para arrumar a casa, ou resolver outro problema porque “a esposa também não faz nada. Ela nunca ajuda”, pensamos. Dizer que fazemos isso ou aquilo porque outra pessoa também age assim é fazer o que Caim fez, fugiu de sua responsabilidade.

Ao levar este estudo para casais à sua igreja, destaque situações nas quais não queremos fazer porque o outro também não faz. Por exemplo, Vemos a pia com louça para lavar, mas não lavamos “porque se o João não lavou, eu também não lavo. Vai ficar aí”.

Quando decidimos criar e administrar um lar cristão devemos assumir nossas responsabilidades e assumir nossos erros. O homem da casa deve aceitar seus erros para que possa corrigi-los. Quando achamos que estamos sempre certos não estamos aberto ao diálogo, criando apenas um ambiente de intolerância e contenda. A ironia de Caim nos faz refletir sobre como agimos quando somos confrontados com nossos erros. Admitimos que erramos ou tentamos justificar nossos erros?

Outra característica que podemos “pescar” em Caim era sua inveja. Ele matou seu irmão pelo simples fato de ter sua oferta aceita. Muitos homens criam contendas e richas no relacionamento porque ficam com ciúmes da esposa. Seja porque a mulher tem um salário maior, ou porque a mulher é mais dedicada aos serviços da igreja; e reagem com indiferença. Não gostam de reconhecer que a mulher se destaca em alguma área. Alguns pais, aliás, chegam a reagir com os filhos, quando estes começam a destacar demais, o pai se sente inferiorizado e começa a impedir que os filhos participem de diversas atividades.

Alguns homens se fazem de vítima para justificarem sua forma de agir em defesa própria, mesmo que para isso, precise prejudicar alguém de sua própria família.

Neste ponto do estudo para casais, o líder também pode dar diversos exemplos de situações nas quais um pessoa pode ficar com inveja de outra. Um irmão que se destaca nos estudos, uma irmã que se destaca no esporte, o marido que se destaca em seu trabalho. Enfim, o importante é deixar claro que dentro da família não pode haver espaço para competição interna, disputa para saber quem é melhor. Quando uma pessoa da família vence, todos ganham juntos.

Abel

Ao realizar este estudo para casais, reparamos que os relatos sobre Abel são ainda mais raros que os de Caim, portanto, tentar compreender sua personalidade é ainda mais complicado. No entanto, as poucas referências nos ajudam a compreender sua natureza pacífica e disposta a oferecer o melhor para o Deus o qual servia.

Quando lemos que Abel separou sua oferta, Gênesis 4:4, fica claro que ele separou o que tinha de melhor, e sua oferta foi aceita. Abel não se preocupou com seu lucro, o que restaria para ele de seu rebanho. Abel ofereceu sua oferta com alegria e dedicação, querendo, em primeiro lugar, agradar o seu Senhor. Em Mateus 23:35 lemos uma referência de Abel como sendo um homem justo.

O pai família cristão precisa se espelhar na bondade e justiça de Abel para conduzir seu lar. Abel separou o que tinha de melhor para ofertar a Deus, assim como devemos levar nossa família a fazer o mesmo. O sacerdote do lar deve ensinar seus filhos e insentivar sua esposa a ofertarem sempre o melhor a Deus.

O líder pode, ao apresentar este estudo para casais em sua igreja, ressaltar a importância do marido conduzir sua família espiritualmente. Em muitos lares, o “motorzinho” cristão acaba sendo a mulher, a esposa. Não há problemas maiores nisso, mas o homem não pode se acomodar com isso. Deve sempre se empenhar em manter sua família no caminho cristão. Mesmo porque, quando o pai se torna omisso, dificilmente seus filhos se tornarão adultos completos emocionalmente.

Por outro lado, o chefe da casa deve saber agir com justiça, não apenas com os demais membros da família, mas até com consigo mesmo. Ao buscarmos a característica de uma pessoa justa, devemos examinar a nós mesmos, ao nosso coração e evitar que governemos nosso lar com tirania, passando por cima das necessidades de nossos familiares.

Ao revelarmos as características de Abel neste estudo para casais, entendemos que o amor a Deus é de extrema importância para a condução de um lar em paz.

A mãe da família, a esposa, deve se espelhar em Abel para entender que precisamos oferecer o melhor para o Criador. E isso significa guiar nossa família em seus ensinamentos, pois o melhor que temos a oferecer a Deus é nossa própria família como seus servos.

O justo e o invejoso

Quando buscamos exemplo bíblicos de pais, podemos ver que Caim e Abel podem ser usados com exemplos, tanto pelo lado ruim quanto pelo lado bom. Devemos evitar a inveja, a ira, a ironia e o desleixo para buscarmos justiça e bondade.

Terminamos este estudo para casais recomendando que você faça um comparativo de Caim e Abel em seu lar e veja o que precisa ser melhorado.

Não deixe de ler também:

Compartilhe
Material Gospel

View Comments

  • Que texto bem explicado e fundamentado....muito bom! Maridos e esposas precisam se conscientizar da boa representatividade cristã no lar e na família, para gerar bons frutos e colaborar na missão da propagação do evangelho, através do exemplo e da convivência da palavra dentro do lar! Afinal, o lar é a primeira igreja onde revelamos o nosso verdadeiro "eu" e onde temos que vencer desafios de relacionamentos e onde podemos praticar e viver os ensinamentos de Cristo. Por isso as famílias são consideradas os pilares da igreja!

Recent Posts

Estudo bíblico de 2 Coríntios 6

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 6 veremos que o apóstolo exorta os cristãos a…

5 dias ago

Lucas 15:8 a 10 – Não perca as dracmas em seu casamento

A passagem de Lucas 15:8 a 10 relata uma parábola de Jesus sobre uma dona…

2 semanas ago

Estudo sobre Joás – A queda de um promissor rei

Neste estudo sobre o rei Joás, vamos aprender que devemos preservar nosso potencial em Deus…

3 semanas ago

Atividades de Daniel na cova dos leões

Não perca seu tempo, procurando por horas por atividades de Daniel na cova dos leões.…

4 semanas ago

Aula para EBD infantil sobre a volta de Jesus – Como perseverar

Neste modelo de aula para EBD Infantil, vamos aprender a não deixar que o tempo…

1 mês ago

Quando as mulheres agem. A história de Jael na Bíblia

O comportamento das mulheres influencia muito sua sociedade. Por isso, ao ler a história de…

1 mês ago

This website uses cookies.