fbpx

Modelo de lição: A pesca maravilhosa

Modelo de lição: A pesca maravilhosa

Neste modelo de lição para Escola Bíblica Infantil, veremos como podemos confiar sempre em Deus, mesmo em momentos de dificuldades. Além disso, nossa maior oferta é nossa própria vida, ou seja, confiar plenamente em Deus.

Texto base: Lucas 5:1 a 11

Textos auxiliares: Mateus 4:18 a 22 e Marcos 1:16 a 20

Objetivo: Despertar na criança o desejo de se entregar a Deus e viver de acordo com a vontade do Senhor

Neste modelo de lição para EBD infantil, o professor tem em mãos uma das histórias mais conhecidas sobre Jesus. Não deixe de estudar o texto e preparar atividades para as crianças, pois esta aula pode render muito, dependendo da criatividade do professor.

Leia também:

Introdução

Quem aqui gosta de ganhar presentes? Com certeza todo mundo gosta. Mas vocês já pensaram que Deus também gosta de receber presentes? Se você fosse dar um presente para Deus, o que seria? O que será que ele gostaria de receber?

Será que Deus precisa receber dinheiro, carro ou outros presentes que a gente gosta de ganhar? Na lição de hoje vamos ver o que Deus espera ganhar de nós.

História

Quando Jesus ensinava ao povo, uma multidão sempre o seguia. Milhares de pessoas se acotovelavam, se empurravam, tudo para ouvirem o que o mestre tinha a dizer.

Certo dia, Jesus estava ensinando próximo a um lago e a multidão estava ali atenta para ouvir o que ele tinha a dizer. Como o local estava muito cheio, Jesus teve uma ideia. Iria subir em um barco e se afastar um pouco, para que ninguém ficasse do lado dele atrapalhando.

Um dos pescadores que estavam ali por perto se chamava Simão, que era pescador e tinha um bom barco ali parado. Jesus então subiu no barco e pediu para Simão empurrar um pouco o barco para que ele pudesse ensinar sentado ali. Assim, todos poderiam ouvi-lo, mesmo que estivesse mais longe.

Depois de falar por muito tempo, Jesus pediu a Simão que ele fosse para águas mais profundas. Chegando lá, Jesus pediu que Simão jogasse a rede de pesca no mar para pescar. No entanto, Simão ficou surpreso, já que ele já tinha ido pescar na noite anterior e não havia peixes naquela área. Além disso, Simão era um pescador experiente e sabia que não se pesca durante o dia, muito menos em águas profundas, pois os peixes fogem com facilidade. O melhor horário para pescar é à noite; e em águas rasas, quando os peixes vão se alimentar e não tem por onde fugir.

Simão joga a rede ao mar

Mesmo achando aquilo uma péssima ideia, Simão jogou a rede ao mar. Como Simão sabia que Jesus ensinava coisas incríveis e fazia muitas coisas que ninguém nuca tinha visto, Simão confiou em Jesus e jogou a rede ao mar.

Professor, neste momento da aula, você pode dar um exemplo de quando resolveu fazer algo que parecia que não daria certo, mas que Deus abençoou e, no final, deu tudo certo.

O que Simão fez é um ótimo exemplo para nós. Ele confiou em Jesus para fazer alguma coisa. Quando vamos fazer alguma coisa difícil, complicada, também devemos confiar em Jesus, pois ele tem o melhor a nos ensinar. Muitas vezes, queremos fazer as coisas do nosso jeito achando que sabemos de tudo, mas quando confiamos em Deus, mesmo as coisas mais difíceis podem acontecer. Simão sabia que aquele local e aquele horário não era bom para pescar, além disso, ele já tinha tentado pescar um dia antes e sabia que não havia peixes ali, mas quando Jesus pediu para ele jogar a rede ao mar, ele confiou e jogou.  O resultado foi uma rede tão pesada que os pescadores mal conseguiam puxar. A rede estava tão cheia de peixes que começou a arrebentar. Outro barco precisou ajudar; e mesmo assim, eram tantos peixes que os dois barcos quase afundaram.

Simão reconhece Jesus

Este modelo de lição é direcionado a todas as idades, por isso, o professor precisa ter cuidado ao entrar em detalhes, pois se os alunos forem muito novos, os detalhes são dispensáveis.

Quando Simão viu aquilo ele entendeu quem era Jesus. Não era uma pessoa qualquer, era o filho de Deus. Quando Simão viu a rede cheia de peixes ele não se segurou e se ajoelhou diante de Jesus e pediu para que seus pecados fossem perdoados. Isso é tudo o que Deus espera de nós, a gente precisa entender que temos pecados e que só podem ser perdoados por Jesus, o filho de Deus.

Depois que Simão se ajoelhou diante de Jesus, Jesus disse para eles não terem medo, pois a partir daquele dia ele seria pescadores de homem, ou seja, falariam para as pessoas sobre Jesus e que ele pode perdoar nossos pecados. Ser pescador de homens significa falar para as pessoas sobre o amor de Deus e o que ele pode fazer por nós.

Os pescadores que estavam por ali ficaram admirados e depois daquele dia passaram a seguir Jesus para todo lado.

Conclusão

O maior presente que podemos dar a Deus é a nossa vida, a nossa fé. Entregar nossa vida para Deus significa sempre agir pensando que vamos agradá-lo. Antes de fazer alguma coisa, ou falar, podemos pensar se aquilo agrada a Deus, fazendo isso estamos dedicando nossa vida à fé em Deus.

O que mais agrada o coração de Deus é ver que estamos nos esforçando para viver uma vida correta, sem mentir, sem falar palavrão, sem desobedecer ou sem roubar, por exemplo.

Conforme o modelo de lição aqui, você pode concluir com exemplos pessoais de momentos que precisou fazer a coisa certa. Também é possível pedir aos alunos alguns exemplos de confiar em Deus.

Momento de oração final

Podemos hoje orar a Deus pedindo que ele seja o dono de nossas vidas, podemos pedir que ele perdoe nossos pecados e podemos dizer que queremos viver de acordo com a vontade dele. Se você quer dedicar sua vida a Deus, vamos orar (ORAR).

Material de ensino

Para quem trabalha no ministério infantil, o material mais completo é a Bíblia de Recursos para o Ministério Infantil, com explicações, resumos e estudos detalhados e completos. Poucas bíblias de estudo são tão completas como esta. Você pode ler uma análise detalhada desta bíblia e de muitas outras, com fotos, neste site.

Além disso, recomendo também o livro Ministério Infantil não é Brincadeira, que fala sobre a importância do ministério infantil, assim como sobre superar nossos medos e falta de habilidade para trabalhar com crianças. você pode adquirir este livro no formato físico ou e-book.

  • E-book Kindle – R$ 24 clique aqui (melhor custo benefício)
  • Livro físico na editora Uiclap  – R$ 27,43 clique aqui (melhor preço de livro físico)
  • Livro Físico Amazon – R$ 34,65 – clique aqui
  • Livro Físico Mercado Livre – R$ 34,65 – clique aqui (PRONTA ENTREGA – ENVIO IMEDIATO)


 
Compartilhe

12 comentários sobre “Modelo de lição: A pesca maravilhosa

  1. eu adorei o modelo de ensino, vai me ajudar muito pois vou pregar em um culto para crianças e eu estava meio perdida como iria falar com eles, muito obrigado Deus abençoe!!!!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *