fbpx

Modelo de lição sobre Jesus e o jovem rico

Modelo de lição sobre Jesus e o jovem rico

Neste modelo de aula para escola bíblica infantil, vamos abordar uma das histórias mais icônicas sobre o contraste entre amar a Deus e amar ao dinheiro, a história de Jesus e o jovem rico, relatada em três evangelhos. Para esta lição tomamos o trecho que está em Marcos 10:17 a 22. A mesma história pode ser observada em Mateus 19:16 a 22 e Lucas 18:18 a 23. Com este resumo esperamos que o professor possa ensinar, e, ao mesmo tempo refletir, sobre a importância de priorizarmos nossa fé cristã quando colocada em contraste com ganhos materiais. A conversa entre Jesus e o jovem rico nos traz grandes ensinamentos sobre a vida cristã.

  • Texto base: Marcos 10:17 a 27 e Mateus 19:16 a 30
  • Texto auxiliar: Lucas 18:18 a 23

Objetivo: As crianças não cristãs devem entender que confiar em Deus é mais importante do que ter bens materiais. As crianças cristãs devem compreender que só podemos obter a vida eterna através de Jesus.

Para acessar as atividades desta aula clique no link abaixo:

Introdução

Você já imaginou se fosse muito rico e pudesse comprar tudo o que quisesse? O que você gostaria de ter? (Deixe as crianças falarem alguns exemplos). Será que existe algo que ninguém pode comprar? Mesmo que tivesse todo o dinheiro que existe? (Mais uma vez, deixe as crianças falarem o que pensam). Na história de hoje vamos conhecer um moço que tinha muito dinheiro, mas o jovem rico queria algo que não poderia comprar.

História

Certo dia, Jesus andava com seus discípulos e uma multidão o seguia. Neste dia, apareceu diante dele uma rapaz que tinha muito dinheiro. O jovem rico perguntou para Jesus o que poderia fazer para ter a vida eterna. Este jovem estava confiante e acreditava que Jesus lhe pediria para fazer algo a mais, algo bom, uma bondade. O jovem rico estava realmente interessado em ter a vida eterna, mas achava que conseguiria isso fazendo algo bom, como comprando ou doando uma pequena quantidade de dinheiro para alguém.

Quando o jovem rico se aproximou de Jesus, perguntou: “bom mestre, que posso fazer para ter a vida eterna?”. Antes de responder, Jesus disse que ninguém é bom, a não ser Deus, e em seguida falou alguns mandamentos, para ver se o jovem rico fazia tudo corretamente. Jesus citou alguns mandamentos.

Professor, se você quiser, pode listar os dez mandamentos para a sua turma. Se seus alunos forem muito novos, de sete anos para menos, não é necessário citar os dez mandamentos para não tornar a aula muito longa. Ao ouvir aquilo, o jovem rico ficou muito animado e respondeu para Jesus que ele já fazia tudo aquilo. O interessante desta história, é que mesmo seguindo os mandamentos, o jovem sentia que ainda faltava algo a fazer, mas não sabia o que era.

Muitas vezes, em nossas vidas, mesmo fazendo coisas boas, sentimos que precisamos fazer algo mais importante. Isso acontece porque ninguém é merecedor da vida e eterna e todas as pessoas nascem com o desejo de obter a vida eterna, mesmo sem saber o que fazer para conseguir isso. Nossos pecados não permitem que tenhamos a vida eterna. Todos nós pecamos, assim que nascemos e precisamos de algo que nos garanta a salvação eterna.

O jovem rico buscava a vida eterna, mas achava que poderia conseguir através de seus atos. Ninguém é salvo por ser bom, a vida eterna só é dada através de Jesus. Para termos a vida eterna precisamos aceitar que Jesus seja o nosso salvador e que ele nos perdoe de todo pecado. Por mais que façamos coisas boas, se não quisermos que Jesus seja nosso salvador, não tem como termos a vida eterna.

Jesus sabia que aquele moço estava com muita vontade de ser salvo, então Jesus olhou com muito amor para ele e disse “venda tudo o que tem”. Jesus sabia que o jovem rico não teria coragem de fazer isso. Algumas pessoas, se apegam ao dinheiro e às coisas boas que tem e não seguem a vontade de Deus porque acham que possuir coisas boas é mais importante do que seguir a vontade de Deus.




Jesus amava aquele rapaz como ele ama você e a vontade de Deus é que você também tenha a vida eterna, por isso, precisamos entender que seguir Jesus é mais importante do que ter qualquer coisa. A vida eterna não pode ser comprada com nenhum dinheiro, e com nenhuma ação.

Quando ouviu que precisava vender tudo o que tinha, o jovem ficou triste e foi embora porque ele achava que era mais importante ter coisas boas do que fazer a vontade do Senhor.

Isso não significa que todo mundo precisa vender tudo o que tem para ser cristão. Aquele jovem amava muito o dinheiro e Jesus sabia disso. Quando o jovem rico perguntou o que precisava fazer para ter a vida eterna, Jesus sabia que aquele rapaz era bom, mas amava mais o dinheiro e suas riquezas do que a Deus.

Quando o jovem rico foi embora, Jesus disse aos discípulos. “É muito difícil um rico entrar no Reino de Deus”. Naquela época, as pessoas achavam que quem era rico era abençoado por Deus e quem era pobre não, por isso, quando ele disse que era difícil um rico entrar no Reino de Deus, os discípulos aprenderam que possuir muitos bens materiais não significa que essa pessoa garantiu sua vida eterna.

Conclusão

Ao ouvirem que era difícil um rico entrar no Reino de Deus, os discípulos perguntaram, “então quem pode ser salvo?” e Jesus mais uma vez surpreendeu e disse “para Deus nada é impossível”. O que ele quis dizer que não importa se somos ricos ou pobres, na verdade o que pode nos garantir a vida eterna e entendermos que só Jesus pode perdoar todos os nosso pecados e nos fazer entrar do Reino de Deus.

Naquele dia os discípulos aprenderam que ninguém pode ser salvo somente por fazer coisas boas. Mais importante que fazer coisas boas é acreditar que Jesus morreu pelos nossos pecados e pedirmos para que ele seja o nosso salvador.

Oração

Agora vamos abaixar nossas cabeças e fazer uma oração.

Para os não salvos: Se você entendeu que ninguém pode ter seus pecados perdoados somente por fazer coisas boas, mas que precisa pedir para Jesus perdoe seus pecados, ore comigo para que Jesus seja o salvador de sua vida. ORE.

Para os salvos: Agora eu quero orar para você que já tem Jesus como Senhor de sua vida, mas que às vezes, se importa mais com ter coisas boas do que em fazer a vontade de Deus. Vamos orar para que Deus perdoe essa nossa atitude. ORE.

Para acessar as atividades desta aula clique no link abaixo:

Outras lições para o Departamento Infantil:

 
Compartilhe

11 comentários sobre “Modelo de lição sobre Jesus e o jovem rico

    1. Que bom que gostou. Esperamos ajudar sempre. Para nos ajudar indique nosso site para outras pessoas. Deus a abençoe!

       
  1. Saudações! Estou impressionado com as lições que são ricas de conteúdos construtivos, gostaria de receber algum material para que eu possa desenvolver o ministério infantil aqui na minha igreja local em Moçambique.

     
    1. Quem bom que nosso conteúdo tem abençoado outros continentes. Enviaremos algumas dicas por e-mail. Que Deus o abençoe!

       
  2. Olá..bom dia..gostei muito das liçoes..eu tbm gostaria de receber algumas dicas ..pois estou começando meu ministerio com crianças e reconheço q estou com um pouco de dificuldade.obrigado..josiane

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *