fbpx

Modelo de lição sobre o apóstolo Pedro na prisão 

Modelo de lição sobre o apóstolo Pedro na prisão 

Neste modelo de aula sobre o apóstolo Pedro vamos ver uma das histórias mais conhecidas do Novo Testamento, que foi a libertação de Pedro da prisão. Com este estudo vamos ver como as crianças, e nós adultos também, claro, devemos confiar em Deus mesmo quando a situação está adversa e parece que não há solução para o desafio que estamos enfrentando. Baseado no relato de Atos 12, este modelo está adaptado para que possa ser ministrado na Escola Bíblia Dominical infantil, para todas as idades. Mas esta história é tão emblemática que podemos até direcionar estudos para adultos a partir deste trecho. 

Além deste modelo de aula, temos algumas atividades para imprimir sobre esta lição. CLIQUE AQUI.

Texto base: Atos 12:1 a 19 

Objetivo: mostrar às crianças que podemos confiar em Deus mesmo em momentos de dificuldades, como fez o apóstolo Pedro. 

Introdução 

Alguém aqui sabe o que é ter confiança em alguém? Se o seu pai, ou sua mãe, pegar na sua mão para atravessar a rua e pedir pra você fechar os olhos enquanto atravessam, você vai conseguir fazer isso? Mesmo que a gente fique com um pouco de medo, a maioria de nós poderíamos atravessar a rua de olhos fechados, se nossos pais nos derem a mão. Isso é o que significa confiar. Significa que acreditamos que a outra pessoa vai nos ajudar mesmo quando estamos com um pouco de medo. 

Hoje nós vamos aprender como o apóstolo Pedro confiou em Deus mesmo em uma situação que todos nós iríamos ficar com medo. 




A história 

Há muitos anos, as pessoas que falavam que Jesus era o Filho de Deus eram perseguidas e até presas. Os principais líderes religiosos daquela época não gostavam quando alguém falava que Jesus era Filho de Deus, achavam que isso era mentira. E para repreender os cristãos, esses líderes mandavam prender todos que ensinassem sobre Jesus. Duas pessoas que viviam falando de Jesus eram os irmãos Pedro e Tiago. Eles conheceram Jesus pessoalmente e viram todos os milagres que ele fez e como ele era bondoso com as pessoas, por isso, mesmo que ameaçavam prender eles, Pedro e Tiago não tinham medo. Um governador daquela região, chamado Herodes, era um homem cruel e odiava os cristãos. Certa vez, ele conseguiu prender Tiago e como ele tinha muita raiva dos cristãos, Herodes mandou matar Tiago. 

Depois disso, Herodes também mandou prender o apóstolo Pedro. O governador preparou quatro grupos de soldados para vigiarem o apóstolo Pedro. Cada grupo tinha quatro soldados, ou seja, no total eram 16 soldados para vigiarem Pedro. Ele estava sendo preso somente pelo fato de ser cristão. Até hoje existem muitas pessoas que não gostam de cristãos. Muitas pessoas tiram sarro, criticam e discutem com os cristãos porque acham que seguir Jesus é ruim. Talvez, isso aconteça com você também. Na escola, ou com os amigos do bairro, algumas pessoas podem criticar e zombarem de você só porque você é cristão. Quando isso acontece devemos confiar em Deus e manter a tranquilidade. Não devemos brigar, ou revidar as ofensas. Quando as pessoas zombam de nós, mas a gente se mantém paciente, estamos agradando o coração do Pai, que nos ensinou a amar a todos. 

Professor, neste momento você pode ler os versículos Tiago 1:2 e Efésios 6:18. Ou se preferir, leia apenas um deles. 

Enquanto Pedro estava preso, os outros cristãos estavam orando intensamente. A ideia de Herodes era matar Pedro depois da Páscoa, que estava chegando. Como Tiago já tinha sido morto, todos achavam que o apóstolo Pedro também seria morto, mas mesmo assim oravam pedindo ajuda do Senhor. Um dia antes de seu julgamento, Pedro estava dormindo. Ele confiava em Deus, mesmo sendo que no dia seguinte, provavelmente ele seria assassinado. De repente, um anjo apareceu e falou para Pedro segui-lo. Aquilo era tão incrível, que até o próprio Pedro não estava entendendo se aquilo era real ou se era um sonho. Quando ele viu que estava fora da prisão, viu que realmente era um milagre. Então ele agradeceu a Deus pelo milagre. 

Muitas vezes, quando passamos dificuldades achamos que Deus nos abandonou ou que Ele nem mesmo existe, mas se mantermos nossa fé, Ele fará que tudo aconteça para que nossa fé seja fortalecida. Você pode ler Romanos 8:28. 

Depois que saiu da prisão, o apóstolo Pedro foi para a casa de Maria, onde muitos outros cristãos estavam reunidos orando. Uma das empregadas, Rode, viu que Pedro estava na porta e foi chamar os outros, que acharam que não era Pedro, achavam que era um anjo. Mesmo orando, até mesmo os cristãos mal podiam acreditar quando abriram a porta e viram Pedro ali, em pé, longe da prisão. 

Conclusão 

Todos ficaram confusos e curiosos para saber o que tinha acontecido. Pedro explicou tudo e todos se separaram para contar a outras pessoas o que tinha acontecido. Quando o governador Herodes ficou sabendo que Pedro tinha saído da prisão, ficou com tanta raiva que mandou matar os guardas que estavam vigiando o apóstolo Pedro naquela noite. 

Quando algumas coisas ruins acontecem conosco, a gente logo fica bravo e não queremos orar e nem confiar em Deus. Ao invés de ficar zangados, devemos pedir a Deus para que Ele nos guarde e nos ensine a confiar nele. Devemos ter fé em Deus mesmo quando passamos por situações ruins. 

Ao terminar a lição você pode mencionar os versículos Tiago 1:3 ou João 1:12. 

Oração 

Se você nunca tinha ouvido que Deus pode ajudar você mesmo em situações difíceis e deseja que este Deus seja também o Senhor de sua vida, vamos orar comigo. Faça o apelo para ver se alguma criança quer aceitar Jesus como salvador e depois ore. 

Se você já crê que Jesus é seu salvador, mas muitas vezes fica com medo em situações difíceis, vamos orar para que Deus nos ajude em momentos difíceis. Ore. 

Além deste modelo de aula, temos algumas atividades para imprimir sobre esta lição. CLIQUE AQUI.

Leia também:

 
Compartilhe

3 comentários sobre “Modelo de lição sobre o apóstolo Pedro na prisão 

  1. paz,, quero agradecer pela historia de Paulo e Silas na prisão,
    Muito contribuiu para eu ensinar minhas crianças.
    Que Deus continue usando a quem de direito.
    sou de Marituba,Pará
    meu nome é:Adna Carvalho

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *