Palavra de ânimo na Bíblia  

Share Button

Quando olhamos para a vida dos outros, muitas vezes, achamos que a vida dos outros é mais fácil, mais tranquila. Buscamos uma palavra de ânimo na bíblia para que você possa olhar para frente com mais esperança, entendendo que a gratidão tem um papel fundamental na vida do cristão.com este texto queremos estimular você a entender que devemos olhar menos para a vida dos outros e sermos mais gratos ao que temos. Olhar para os outros nos faz pensar que nossa vida é mais complicada; e que as outras pessoas conseguem tudo mais facilmente. Ficamos nos perguntando o porquê e até bate um desânimo quando passamos pelas provações, principalmente quando estamos buscando uma resposta com Deus, mas parece que nada que fazemos surte efeito. 

Selecionamos alguns versículos para dar ânimo ao leitor e também para que você leve uma palavra de ânimo na bíblia a algum conhecido que esteja precisando. 



Um exemplo clássico de que temos a tendência de achar que a vida dos outros é mais fácil é quando comentamos sobre a vida dos jogadores de futebol. Sempre achamos que a vida deles é fácil, que eles ganham dinheiro fácil. “Ganham fortunas para jogar futebol. Eles ganham a vida fácil. Jogador ganha um salário milionário para ficar de brincadeira” etc. A gente tem essa “mania” de comentar sobre a vida de jogador de futebol, e de outros atletas, como se a vida deles fosse fácil, mas podemos refletir “se é tão fácil assim por que a gente não virou jogador de futebol?”. Ou então por que não “treinamos” nosso filho para ser jogador de futebol? Simples. Porque não é tão fácil assim. Tanto que a própria bíblia já ensinava isso, no tempo de Cristo. 

Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. 1 Coríntios 9:25 

A vida de atleta 

Vamos começar essa palavra de ânimo na bíblia mostrando que a vida dos outros não é tão fácil assim. Aliás, olhando mais friamente para o atleta de alta performance, percebe-se que a vida é muito mais complicada do que a nossa. Eles precisam demonstrar um alto potencial já aos 20, no máximo 21 anos, em geral. Sem falar de atletas de esportes como ginástica olímpica que precisam chegar ao auge da carreira na adolescência. Aos 30 anos, quando a maioria dos profissionais está se tornando madura, os atletas já estão planejando a aposentadoria. Sem falar dos treinamentos, dietas e problemas de lesão. 

Encarando a vida do atleta como a de qualquer outro profissional, o grande desafio da carreira é se livrar das lesões. Grandes atletas da história passaram por lesões que os tiraram da profissão por meses e até mais de um ano. Uma parte nunca mais volta a competir no nível anterior, mas outros conseguem continuar competindo e vencendo campeonatos. O foco deles é que a lesão pode durar até um ano, mas não é para sempre. Aqui temos o primeiro parâmetro para uma palavra de ânimo na bíblia. A dor não é para sempre. O tempo de choro não é para sempre. 

Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia. 2 Coríntios 4:16 

Assim como o atleta passa por esta recuperação visando o retorno e não tempo de dor, devemos encarar nosso deserto como um tempo passageiro e não perpétuo. Talvez, a palavra de ânimo na bíblia mais conhecida seja o Salmo 30:5. 

Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria. Salmos 30:5 

Foco na próxima etapa 

Quando estamos desanimados, desiludidos, ficamos pensando sempre no que pode acontecer de pior e isso só nos faz ficar ainda mais apavorados. Por isso, uma dica a se pensar é focar no futuro, quando o nosso problema já estiver resolvido. Por exemplo, a perda de um parente é sempre triste, mas quando pensamos em alguém que também já perdeu alguém próximo, podemos ver que a vida da pessoa continuou e ela superou. Outro exemplo são dívidas. Quando estamos endividados e somos cobrados, pensamos no que podemos sofrer, nas consequências. Devemos mudar o foco para pensar como podemos nos organizar para passar por este deserto. Depois, poderemos comentar, em dois anos, por exemplo, sobre este período da vida que passamos por dificuldades. Um dia, todos esses problemas passarão, basta olhar quantos outros problemas passamos na vida e que ficaram para trás. Por isso, é importante sermos gratos, para reconhecermos que já passamos por muitos problemas, mas a graça de Deus nunca se apartou de nós. O convívio com os irmãos da igreja também nos fortalece neste sentido, para buscarmos orientações e ajuda com pessoas que passaram por problemas semelhantes aos nossos. 

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6 

O versículo acima é uma excelente palavra de ânimo na bíblia que nos lembra da fidelidade de Deus. A fé é importante para a vida toda. Se com fé já é difícil passar por tantos problemas, imagine sem fé. O versículo acima também é uma dica para darmos uma palavra de ânimo na bíblia para outra pessoa. 

Em Salmos também temos uma versículo muito indicado para quem deseja levar uma palavra de ânimo na bíblia a um conhecido. 

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? Salmos 27:1 

 Leia também:

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *