Categories: Jovens e adolescentes

Ensinando os jovens sobre crescimento espiritual

Neste estudo sobre crescimento espiritual, vamos aprender a tornar nossa fé madura, assumindo compromissos e tendo o objetivo definido de caminharmos com Cristo. Tanto jovens quanto pessoas mais experientes precisam, em determinado ponto da vida, definir que tipo de vida querem levar, em especial no trato de nossa fé. Não podemos ser eternos adolescentes, seja na vida, seja na fé. Temos que tomar decisões, dizer não para muita coisas, decidir que caminho andar, para que possamos realmente viver uma vida plena, como o nosso próprio Criador planejou para nós. Se você é líder dos jovens ou adolescentes de sua igreja, este estudo vai te ajudar a traçar um planejamento para um estudo. 

Quando falamos em crescimento espiritual, podemos seguir inúmeras linhas de estudo. Para este propósito vamos destacar a importância de decisões, pois faz parte da vida de um adulto tomar decisões. Até certo ponto de nossas vidas, vivemos acompanhando as decisões de nossos pais. Ainda que tenhamos certa autonomia, ainda dependemos deles para assuntos como onde morar e o que comer. São eles que fazem as compras, são eles que compram os móveis e eletrodomésticos etc. Quando vamos morar sozinhos (ou casamos), essas decisões passam a ser somente nossa (individualmente ou do marido e esposa). Vamos tomar como base para este estudo, o seguinte trecho. 

Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; 1 Pedro 2:2 

Na passagem bíblica acima, Pedro nos fala sobre crescimento espiritual de uma forma bem clara. Ele alerta aos seus leitores que para vivermos com Cristo, precisamos nascer de novo, uma ideia que Jesus já tinha exposta ao conversar com Nicodemos. O novo nascimento é uma boa perspectiva para iniciar este estudo. Se você estiver em um grupo, comece conversando sobre as características de um bebê recém nascido. Eles não tem cabelo, dentes, não sabem falar ou andar. Ainda assim são pessoas saudáveis. A criança é o melhor exemplo de alguém que precisa de ajuda para crescer. Por isso, Pedro associa os novos na fé com crianças, que precisam de leite. 

O jovem precisa crescer na fé se alimentando. Claramente, a Palavra é o alimento espiritual do cristão, portanto, é evidente que sua leitura e aprendizado é a melhor forma de obtermos o crescimento espiritual, mas não é só isso. Como dito antes, precisamos amadurecer, mudar nossa forma de pensar. Precisamos reorganizar nossa vida, nossa rotina para que nossos hábitos favoreçam este crescimento. 

Rotina 

Essencialmente, precisamos rever nossa rotina, criar prioridades. O amadurecimento exige decidirmos como organizar nosso dia. Precisamos abrir mão de algumas coisas que gostamos, como games, passeios, séries ou filmes, por exemplo, para nos dedicarmos ao que edifica. Leitura da Palavra, cultos, oração, estudo bíblico e até estudos de assuntos úteis para nossa profissão, ou nossa vida, como maternidade, alimentação, organização pessoal, vida financeira etc. Não podemos negligenciar nosso tempo, com coisas que não edificam. Paulo comentou sobre isso com os hebreus. 

Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Hebreus 5:11,12 

Reparem que Paulo ressalta que a igreja dos hebreus já tinha tempo para serem mestres, mas ainda eram meninos quanto ao crescimento espiritual. Por quê? Porque negligenciaram os ensinamentos. Os jovens de nossa igreja não podem negligenciar os ensinamentos dos mestres, precisam ter sede para se tornarem mestres também. 

Por isso, devemos pensar em como reorganizar o tempo que gastamos com filmes, séries ou games, por exemplo, para adquirir o crescimento espiritual. 

Nova mente 

O crescimento espiritual vem com uma mudança em nossa rotina e para mudar nossa rotina, precisamos mudar nossa mente. 

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17 

Nossos velhos hábitos precisam ser revisto. O jovem, muitas vezes, resiste em mudar sua rotina porque ainda quer manter velhos hábitos. Muitos desses hábitos são referentes ao seu lazer, por isso tanta resistência. Jogar futebol, ver uma série ou sair com a turma para jantar não são pecados, ou atos condenáveis, mas precisamos ter um equilíbrio para que essas coisas não se tornem mais importantes que nosso crescimento espiritual. Por isso, precisamos renovar a mente. 

Assim, como uma criança não nasce pronta para o mundo, mas é fisicamente perfeita, o cristão que não cresce na fé continuará sendo um cristão, mas deixa de experimentar novas sensações, novos rumos, novas experiências. A criança, ao crescer, experimenta novos sabores, conhece novos lugar ou sente novas sensações. Da mesma forma, o cristão, conforme cresce na fé, vai conhecendo novas verdades, vai adquirindo novas experiências e desejando novos horizontes. Quando a criança amadurece, em certo ponto da vida, ela não aceita mais leite, pois deseja, e precisa, de alimento mais complexo. O cristão, conforme tem suas experiências espirituais, vai desejando mais, almejando mais e suas prioridades passam a ser essa nova forma de vier. 

Guarde em seu coração essas dicas para crescer espiritualmente, mudar sua rotina e renovar sua mente. O crescimento espiritual exige uma mudança de postura. 

Sua vida, suas experiências 

Se você é líder de jovens e adolescentes e deseja montar uma palavra para seu grupo, você pode destacar também que o crescimento espiritual envolve nossas próprias experiências com Deus. Em uma de suas cartas, Paulo deixa claro que não se alimentava dos alimentos dos outros. 

Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. 2 Tessalonicenses 3:8 

Embora a passagem acima seja literal, podemos pensar nela como uma fonte de informação espiritual. Não podemos apoiar nossa fé nas experiências dos outros. Precisamos ter nossas experiências, ou seja, nos alimentar do nosso próprio pão. 

Precisamos nos envolver na programação da igreja, por exemplo, e nos relacionar com pessoas maduras, que vão fortalecer a nossa fé. Você pode incentivar os jovens a refletirem em suas experiências, perguntar se alguém tem uma experiência para compartilhar. Incentive os jovens a comentarem sobre suas experiências espirituais.  

Em nosso site, temos inúmeros estudos que podem ajudar você a desenvolver seu estudo sobre crescimento espiritual. Eis alguns exemplos: 

Compartilhe
Material Gospel

Recent Posts

A história de Jonas infantil

Neste resumo da história de Jonas infantil vamos aprender três pontos importantes para nossa vida…

2 semanas ago

O que as mulheres podem aprender com a história de Rute e Noemi

Quando lemos a história de Rute e Noemi aprendemos muito sobre como as mulheres devem…

3 semanas ago

Estudo bíblico de 2 Coríntios 6

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 6 veremos que o apóstolo exorta os cristãos a…

4 semanas ago

Lucas 15:8 a 10 – Não perca as dracmas em seu casamento

A passagem de Lucas 15:8 a 10 relata uma parábola de Jesus sobre uma dona…

1 mês ago

Estudo sobre Joás – A queda de um promissor rei

Neste estudo sobre o rei Joás, vamos aprender que devemos preservar nosso potencial em Deus…

1 mês ago

Atividades de Daniel na cova dos leões

Não perca seu tempo, procurando por horas por atividades de Daniel na cova dos leões.…

2 meses ago

This website uses cookies.