fbpx

Esboço de pregação sobre “vigiai e orai” 

Esboço de pregação sobre “vigiai e orai” 

Neste esboço de pregação vamos explorar as grandes implicações da frase “vigiai e orai”, mencionada por Jesus, a poucos instantes de ser entregue nas mãos de seus perseguidores. Jesus estava com João, Pedro e Tiago no Getsêmani orando, quando estava prestes a ser crucificado. Na ocasião, ele se retirou para orar e chamou estes três discípulos. Após um tempo orando, retornou para vê-los e encontrou-os dormindo, então ele acordou e disse “vigiai e orai”. Nós vamos ver como esta pequena ordem é muito importante na rotina da vida de um cristão. Esperamos que este estudo possa servir de reflexão para você. Se você está querendo levar uma palavra para sua igreja ou sua célula, este texto pode servir para você realizar seu esboço de sermão. 

Vamos começar com o trecho bíblico que relata essa passagem. Se você quer fazer um esboço de pregação, pode começar lendo Mateus 26:36 até o versículo 46. Vamos destacar, neste texto, apenas o versículo 41, 

“Vigiai e orai para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Mateus 26:41 

Na circunstância, Jesus está nos falando que devemos orar e vigiar para não cair em tentação. A oração é fundamental para que o cristão consiga se livrar de situações que o levem a pecar, por isso, na própria oração conhecida como “Pai nosso”, Jesus também disse “não nos deixe cair em tentação”. 

Orai 

Portanto, por mais que possa parecer óbvio, a oração é muito importante para que possamos viver em santidade, o problema é que muitas vezes não associamos a oração com o livramento da tentação. Quase sempre lembramos da oração para nos livrar das tribulações, mas não das tentações. Precisamos ter isso em mente sempre que fizermos nossa oração individual.   

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Efésios 6:18 

Ao escrever aos efésios,Paulo também ensina a orar e estar atento. É como se ele estivesse reforçando as palavras de Jesus – vigiai e orai. Então, a primeira arma para combater a tentação é a oração. Através da oração, podemos pedir que o Pai nos livre de situações que possam nos fazer pecar, ou nos envergonhar, como confusão no trabalho, briga no lar, desentendimento no trânsito e outras situações que possam nos colocar em situação vexatória. Entre os muitos poderes da oração, não podemos nos esquecer do poder de nos livrar das tentações. 

Vigiai 

Agora vamos ao segundo ponto, vigiar. Quando Jesus ordenou aos discípulos “vigiai e orai”, ele foi claro ao dizer que isso é necessário para que possamos nos livrar das tentações. Evidente que a oração deve sempre ser acompanhada das nossas atitudes. Devemos vigiar para que possam evitar situações que nos levem ao pecado. Precisamos estar com nosso radar ligado, para que possamos evitar “as rasteiras” do inimigo em nossas vidas. O objetivo de nosso inimigo é nos derrubar, pois ele esteve ao lado do Pai e caiu. Para ele, que é orgulhoso, ver os seres humanos, que são cheios de defeitos e limitações, ter comunhão com o pai é um “absurdo”, pois ele se acha perfeito e não acha justo que nós, pecadores, tenhamos acesso à glória do Eterno, por isso, nos acusa o tempo todo e tem prazer em nos derrubar. 

Sabendo disso, precisamos vigiar, estar atentos ao que acontece à nossa volta para que possamos evitar as tentações. Ou, pelo menos, identificar as tentações, para que possamos lutar contra. 

Vou dar um exemplo simples mas muito interessante. Certa vez, um homem chegou em casa pedindo para que sua esposa, juntamente com ele, orasse pelo seu trabalho, pois havia chegado um mulher muito bonita para trabalhar com ele. Este homem identificou que, a longo prazo, aquela mulher poderia lhe ser uma tentação. Algum tempo depois a mulher foi promovida e mudou de local de trabalho. Repare como esta pessoa soube vigiar e identificar um problema, reconhecendo também sua fragilidade. Se ele se achasse um “acima de todos, um homem perfeito, que não tem problemas nesta área”, talvez, pudesse cometer adultério, pois não teria orado junto com sua esposa. 

Precisamos ser humildes de reconhecer nossas fraquezas e nossos limites para evitar o pecado, isso faz parte do “vigiai e orai”, que Jesus ensinou. Se existem sites, séries ou filmes que podem nos remeter a pensamentos impuros, devemos evitar, ainda que ver tal coisa possa não ser pecado em si, mas podem estimular em nós o desejo de “ver um pouco mais”, acarretando em problemas lá na frente. 

Precisamos reconhecer em nós, quais pontos de nossa personalidade e quais situações podem nos levar a cair. Se eu fui alcoólatra por muito tempo, uma festa onde a bebida vai “rolar solta” não é o melhor lugar para ir. Se tenho o temperamento explosivo, devo saber evitar situações de estresse, algumas pessoas e continuar orando para que o Senhor nos molde à sua vontade. 

Se você vai fazer uma pregação baseado em “vigiai e orai”, você pode listar outros exemplos de situações que a pessoa deve evitar para que não cometa pecado. Converse com outras pessoas para lembrar dessas situações. Faça uma lista de quatro ou cinco formas de evitar o pecado. Como podemos mudar nossa rotina para manter a santidade.  Um bom versículo para usar é: 

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 1 Coríntios 10:13 

No trecho acima lemos que Deus nos providencia um escape, por isso, devemos orar e vigiar, para que possamos identificar o escape e a tentação, para que possamos evita-las. 

O Espírito está pronto 

Curiosamente, Jesus, depois nos ensina que o Espírito está pronto. Podemos muito pensar sobre o que isso significa, mas de forma geral podemos entender que, após três anos ao lado do mestre, aquelas pessoas já tinham todo o conhecimento que precisavam para seguir a obra. Além disso, eles tinham o desejo, a força de vontade, para obedecerem as ordens de Jesus. Muitas vezes, nos encontramos nesta situação. Jesus não disse – vigiai e orai – porque os discípulos eram hipócritas, como os fariseus. Eles tinham o coração voltado aos mandamentos. Da mesma forma, nós devemos manter nosso coração seguindo Jesus como forma de vigiar. 

Se você está lendo este texto, é porque você, certamente, também tem o desejo de acertar, de fazer o que é correto, mas isso não te torna imune às tentações, pelo contrário, é você, cristão, que o inimigo almeja. Por isso, lembre-se que perseverar na oração é fundamental para manter o Espírito pronto. Leia a Bíblia, frequente a igreja, ouça louvores. Mantenha seu coração voltado para o que é santo. 

A carne é fraca 

Por fim, ao finalizar a ideia de “vigiai e orai”, Jesus explicou que precisamos fazer isso porque a carne é fraca. Isso não significa que estamos condenados, pois antes ele já deixou claro que o Espírito é forte, mas a carne é que é fraca. Não podemos nos achar os “super cristãos”, puritanos que não pecamos e que não temos vontade de pecar. Fazendo isso, pensando assim, estamos sendo tão hipócritas quanto os fariseus. Ter a humildade de reconhecer que nossa carne é fraca é essencial para identificar os perigos e as tentações que nos são apresentadas em nosso dia a dia. 

Se você quer complementar esta palavra, com algum versículo ou alguma dica para nossos leitores, deixe seu comentário. Isso é fundamental para edificar vidas. 

Se você quer preparar uma palavra, você também pode refletir sobre os versículos: Colossenses 4:2, 1 Pedro 1:13, Lucas 21:34 a 36 e Apocalipse 3:3. Ao mencionar cada versículo, fale um pouco sobre como aplicar este ensinamento na rotina. Fale de dois a três minutos sobre cada versículo. Isso vai deixar sua pregação mais “robusta”.Você também pode ler nossos textos: 

Se você é novo por aqui, veja que nosso site tem centenas de textos que podem te ajudar espiritualmente. Recomendamos que salve este site em seus favoritos e leia pelo menos um texto por dia. Para complementar este estudo sobre vigiai e orai, recomendamos também os seguintes textos: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *