Casais

Estudo para casais sobre Gênesis 21: Confiem nas promessas de Deus

Este estudo sobre Gênesis 21 vamos ver como a vida de Abraão e Sara pode nos ensinar três coisas essenciais para nosso relacionamento em casal. Ao concretizar a promessa do nascimento de Isaque, o Senhor estava ensinando a Sara e Abraão que Ele tem o controle de todas as coisas e podemos fazer coisas que o homem não é capaz de fazer. Muitas vezes, recorremos aos amigos, internet e ao nosso conhecimento para resolver nossos problemas e nos esquecemos de buscar a vontade de Deus. Para acompanhar este estudo sobre Gênesis 21, recomendo que você leia até o versículo oito em sua Bíblia.

 

No começo de Gênesis 21 lemos sobre a concretização de uma das promessas mais conhecidas das Escrituras, o nascimento de Isaque. Quando lemos sobre esta passagem podemos perceber que Deus tem o poder de resolver os problemas que, em muitos casos, achamos que não havia mais solução. No entanto, poucas vezes lembramos que a promessa e a espera foram para o casal e não apenas para uma pessoa. Embora a promessa tenha sido a Abraão, Sara estava diretamente envolvida na questão, pois o que esperavam era um filho dela e não de Abraão, que já tinha outro filho. Neste estudo para casais, vamos ver como o casal cristão precisa estar unido, confiando em Deus, aguardando as promessas e se alegrando juntos. 

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ESTUDO DE GÊNESIS 21 EM PDF

Confie nas promessas de Deus 

Sara e Abraão receberam a promessa de Deus. Em Gênesis 21 lemos a concretização de uma das promessas mais conhecidas da Bíblia. Quando Isaque nasceu, Deus estava dando um grande sinal de seu poder e de sua soberania. Abraão e Sara já estavam conformados com aquela situação. Eles já tinham passado a vida inteira daquela maneira, sem filhos. Abraão já tinha seu outro filho, portanto, podemos dizer que eles mesmos já estavam acostumados a viver assim. A promessa, em Gênesis 17, foi uma iniciativa do próprio Senhor, para demonstrar sua aliança. Essa promessa era um sinal para Sara e Abraão entendessem que vale a pena confiar nas promessas de Deus. 

Assim como em Gênesis 21, Abraão e Sara viram a concretização da promessa, porque permaneceram crendo, devemos continuar crendo e trabalhando para que nossa aliança com o Altíssimo seja mantida. Devemos lembrar que para que eles tivessem um filho, eles tiveram que tentar, tiveram um relacionamento sexual, ou seja, fizeram a sua parte. O filho não nasceria do Espírito Santo. Abraão e Sara fizeram sua parte. Para que as promessas de Deus se concretizam na vida do casal, ambos devem fazer sua parte, trabalhar, manter-se em uma igreja, manter a comunhão com os irmãos. Não podemos perder o foco.  

Alegrem-se juntos 

No versículo seis, podemos ler sobre a alegria do casal em receber o novo filho. Se, antes, havia alguma dúvida sobre o nascimento de um filho, agora essa dúvida não existia mais. Isaque trouxe a alegria para aquele lar, mas não foi apenas isso, deu continuidade a uma aliança entre Deus e o casal, que deu origem ao povo de Israel. Para a maior parte dos judeus, Abraão foi o primeiro judeu. O que lemos em Gênesis 21, no versículo seis é que a aliança com Deus rendeu uma alegria àquele casal. 

Assim como Abraão e Sara, devemos nos alegrar juntos pelas conquistas. O casal tem que viver os mesmos sonhos e projetos, e se alegrar com isso. As conquistas na vida profissional do marido devem ser celebradas pela esposa, e vice versa. Tudo o que o casal planeja precisa ser em conjunto. Tudo o que o casal planeja precisa ser pensado junto, a chegada de um filho, a mudança de cidade, local onde vai morar, visitas que vai receber, tempo que vão ficar a sós etc. Tudo precisa ser resolvido junto, para que haja alegria no coração de ambos. 

Celebrem as conquistas 

Outro aprendizado que tiramos de Gênesis 21 é que devemos celebrar as conquistas. Após o nascimento de Isaque, Abraão fez um banquete para celebrar este momento. O casal pode fortalecer seu relacionamento com momentos de celebração, além dos habituais, como aniversário, aniversário de casamento ou dia dos namorados. É bom que esse sentimento de alegria seja cultivado no coração dos dois, marido e mulher. Em Gênesis 21 podemos ver que a concretização da promessa, o nascimento de Isaque, trouxe muita alegria a Abraão e Sara e eles demonstraram essa alegria com o banquete.  

O casal precisa ter estes momentos de alegria, juntos, celebrando até pequenas conquistas e bênçãos que recebem. A celebração não precisa ser um jantar caro, ou algo assim, celebrações simples, mas com alegria já são o suficiente para cultivar um coração grato e alegre. 

Espero que essas três atitudes se tornem comum em seu casamento.  

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ESTUDO DE GÊNESIS 21 EM PDF

Você pode complementar seu estudo sobre Gênesis 21 lendo: 

Compartilhe
Material Gospel

Recent Posts

Preparando suas aulas sobre fruto do Espírito infantil

Se você quer dar aulas sobre o Fruto do Espírito infantil de maneira mais profunda,…

8 horas ago

A história de Jonas infantil

Neste resumo da história de Jonas infantil vamos aprender três pontos importantes para nossa vida…

2 semanas ago

O que as mulheres podem aprender com a história de Rute e Noemi

Quando lemos a história de Rute e Noemi aprendemos muito sobre como as mulheres devem…

3 semanas ago

Estudo bíblico de 2 Coríntios 6

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 6 veremos que o apóstolo exorta os cristãos a…

4 semanas ago

Lucas 15:8 a 10 – Não perca as dracmas em seu casamento

A passagem de Lucas 15:8 a 10 relata uma parábola de Jesus sobre uma dona…

1 mês ago

Estudo sobre Joás – A queda de um promissor rei

Neste estudo sobre o rei Joás, vamos aprender que devemos preservar nosso potencial em Deus…

1 mês ago

This website uses cookies.