Blog

Medite nestes versículos de esperança

Em alguns momentos de nossa vida não temos certeza do que está por vir. Seja no trabalho, na saúde, na família, na vida sentimental e até em nossa vida espiritual, existem períodos em nossa vida que passamos por questionamentos e incertezas. Selecionamos alguns versículos de esperança para que você possa compreender melhor o significado desta palavra e como podemos ter uma esperança “racional”, sem falsas ideias de positivismo ou palavras jogadas ao vento. Falar de esperança parece algo tão trivial que, muitas vezes, não damos importância sobre a real necessidade que temos de compreender o significado de esperança e como isso afeta nossa rotina. 

Além de convivermos com esses questionamentos, muitas vezes precisamos ser fonte de esperança para aqueles que nos rodeia. Quando estamos desprevenidos, não sabemos ao certo o que falar, e como falar, de esperança a quem precisa ouvir uma palavra de conforto. Mais do que listar alguns versículos de esperança, queremos que você medite e reflita sobre enfrentar as oscilações que temos em nosso dia a dia, e veja como é possível aplicar estes versículos em nossa rotina, pois a esperança está diretamente ligada à vida cristã. Nossa fé cresce conforme conhecemos a Palavra de Deus, por isso, conhecer alguns versículos, trechos e histórias edifica nossa fé na rocha. 

Leia também este estudo sobre esperança e este outros sobre não perder a esperança.

Esperamos o que não vemos

Vamos começar esta lista de versículos de esperança com um trecho básico e essencial sobre o assunto. 

Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Romanos 8:24 

A esperança é acreditar no que não vemos. Quantas vezes não ouvimos “se Deus existe porque ele não multiplica os peixes. Se Deus existe quero ver o mar se abrir agora”. Se assim fosse, nossa fé não seria exercitada, pois a fé é crer naquilo que não vemos, e a esperança é, semelhantemente, acreditar que a situação vai melhorar, ainda que não possamos enxergar como. 



Contra perseguição

Um dos versículos de esperança mais comuns está em Salmos 71:14, onde aprendemos a manter a esperança mesmo quando somos perseguidos e zombados. 

Mas eu sempre terei esperança e te louvarei cada vez mais. Salmos 71:14 

Ao lermos o Salmo 71 por inteiro, veremos que o salmista está angustiado a tal ponto de acreditar que o Senhor o abandonou. Muitas vezes, assim nos sentimos. Parece que nossa fé não serve para nada, e que Deus não existe, ou não está nos ouvindo. Quando passar por momentos assim, lembre-se que muitos personagens bíblicos também se sentiram “abandonados”, mas não abriram mão de sua fé; e no fim das contas, perceberam que valeu a pena confiar. 

Ele nos atende

Um dos versículos de esperança mais interessantes está no livro de Provérbios. 

A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida. Provérbios 13:12 

Aqui podemos perceber que o próprio Senhor tem consciência de nossa necessidade de manter a esperança em momentos de dificuldades. Ele não está alheio ao que nos acontece e às nossas aflições. Ao nos instruir que o anseio satisfeito é árvore de vida, o Senhor está nos mostrando que as vitórias que conquistamos em dias difíceis servirá de testemunho para que outras vidas, enfrentando situações semelhantes às nossas, também cultivem a esperança. 

A fé produz esperança

O profeta Isaías também nos ensina somo o Senhor ouvindo nossas aflições. 

Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Isaías 40:28,29 

Neste versículo, mais uma vez, podemos conferir que, quando mantemos nossa fé, nossas forças se renovam. Se andamos apenas segundo o que vemos, e segundo as preocupações deste mundo, seremos sempre fracos s frustrados, pois não há nada neste mundo que possa suprir nossa esperança, a não ser a fé em um Senhor poderoso e amoroso. 

Os planos de Deus para nós

Um dos maiores dilemas que o povo israelita enfrentou foi quando encarou a iminente invasão dos babilônios. Jeremias estava persuadindo o povo a se entregar, porém, todos os demais profetas queriam que Israel resistisse. Neste contexto podemos ler. 

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11 

Às vezes (na verdade, quase sempre) não compreendemos as situações que enfrentamos e até nos sentimos castigados por Deus. Neste versículo, Jeremias estava nos ensinando que os planos de Deus são maiores e melhores do que nós podemos traçar para nós mesmo, basta confiar e manter a humildade e submissão ao Eterno.

Mais aflições 

Jeremias nos trouxe bastante versículos de esperança, e o livro das lamentações também estão repletos deles. 

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Lamentações 3:22,23 

Se você ler Lamentações 3 desde o início, verá que o profeta está lamentando suas aflições, até que dá uma “virada” no discurso e começa a relembrar o que lhe dá esperança. Quando passamos por momentos de sofrimento, focamos só que pode piorar e esquecemos que ainda existe o outro lado da história, que pode nos trazes esperança, renovação e vitória. 

Esquecido

Em Hebreus 6, a partir do versículo 10, lemos que nossos antepassados também alcançaram a terra prometida porque mantiveram a fé. Enquanto estavam no deserto, os israelitas reclamaram das dificuldades e, por isso, não entraram na terra prometida. Saíram pelo deserto e faleceram sem alcançar a promessa. 

Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança, de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida. Hebreus 6:11,12 

Parece que nossa vitória está longe e que não faz sentido manter a fé e a esperança, mas se desistirmos no meio do caminho, não entramos na terra prometida. 

Há esperança

Vamos terminar esta lista de versículos de esperança lembrando que não importa os nossos erros e falhas, para o Senhor, nosso coração disposto a pedir perdão é o que prevalece.  

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Tiago 4:8 

No contexto do trecho, Tiago está nos ensinando que devemos nos manter sob a mão de Deus, ou seja, submissos à sua vontade. Quando pecamos e cometemos erros, desanimamos em nossa fé e nos afastamos cada vez mais de Deus, quando deveríamos fazer o contrário. Não importa o que tenhamos feito de errado, um coração arrependido nos dá a esperança que ainda podemos nos aproxima de Deus. 

Pense nisso

Esperamos que estes versículos de esperança ajudem você, seus parentes e amigos a compreenderem que toda situação difícil tem um motivo e que nossa fé não deve ser moldada pelas oscilações da vida. A fé inabalável é obtida quando somos capazes de glorificar a Deus apesar de toda e qualquer situação. 

Leia também:

Compartilhe
Material Gospel

Recent Posts

O que as mulheres podem aprender com a história de Rute e Noemi

Quando lemos a história de Rute e Noemi aprendemos muito sobre como as mulheres devem…

3 dias ago

Estudo bíblico de 2 Coríntios 6

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 6 veremos que o apóstolo exorta os cristãos a…

1 semana ago

Lucas 15:8 a 10 – Não perca as dracmas em seu casamento

A passagem de Lucas 15:8 a 10 relata uma parábola de Jesus sobre uma dona…

2 semanas ago

Estudo sobre Joás – A queda de um promissor rei

Neste estudo sobre o rei Joás, vamos aprender que devemos preservar nosso potencial em Deus…

3 semanas ago

Atividades de Daniel na cova dos leões

Não perca seu tempo, procurando por horas por atividades de Daniel na cova dos leões.…

1 mês ago

Aula para EBD infantil sobre a volta de Jesus – Como perseverar

Neste modelo de aula para EBD Infantil, vamos aprender a não deixar que o tempo…

1 mês ago

This website uses cookies.