Categories: Jovens e adolescentes

Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça

Quando lemos sobre o sermão da montanha aprendemos lições importantes sobre a vida cristã. O discurso de Jesus sobre os bem aventurados tinha muito mais profundidade do que poderiam imaginar naquela época. Ainda hoje, boa parte da doutrina cristã pode se basear neste discurso. O sermão da montanha de Jesus começa com uma série de frases com começam com o termo “bem-aventurados”. Nesta ocasião Jesus leva conforto e esperança ao povo explicando que a justiça e o agir de Deus são bem diferentes do homem; e quem compreender isso é um bem aventurado. Vamos dar sequência aos estudos. Hoje vamos analisar os bem aventurados os que tem fome e sede de justiça. 




Há quem diga que Jesus numerou oito tipos de bem-aventurados e há quem diga que foram nove. Isso porque os dois últimos podem ser considerados o mesmo. O importante é agir como Jesus ensinou. Desenvolver estudo sobre os bem aventurados é muito importante para todo cristão. Nesta série, direcionamos os estudos para os jovens, mas nada impede que você faça este estudo com outros departamentos da igreja.  Hoje vamos ver o que podemos aprender com esta frase – bem aventurados os que tem fome e sede de justiça. 

Leia também este texto sobre corrupção na Bíblia.

Ao dizer que são bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, pois estes serão fartos, Mateus 5:6, Jesus está trazendo esperança para aqueles que anseiam em fazer o que é correto e se esforçam por agir de forma correta. Quando estamos dispostos a seguir uma vida justa, logo iremos perceber que não é tão fácil assim. Primeiro, porque temos dificuldade em ser justos o tempo todo, agir como queremos. O próprio apóstolo Paulo nos disse que o bem que ele queria fazer não faz, mas “o mal que não quero este eu faço”. Todo ser humano é pecador e temos a tendência de fazer milhares de coisas erradas, cada um tem sua luta específica. Por exemplo, alguns tem dificuldades em não falar palavrão, ou xingar, para outros é difícil ficar sem consumir bebidas alcoólicas, enfim, temos que travar diariamente uma luta espiritual para não pecar, para tentarmos seguir uma vida justa. 

Se você está direcionando este estudo para um grupo, fale um pouco sobre situações que passamos que tentamos ser justos, mas não conseguimos, dê exemplos pessoais e deixe o grupo dar exemplos também. 

Por outro lado, também temos dificuldades em viver em um mundo tão injusto. Basta olhar ao nosso redor ou ligar a televisão em um noticiário por dez minutos para vermos uma enxurrada de informações desagradáveis, que nos levam a crer que o mundo está cada vez mais injusto. O cristão sabe que este mundo não é nosso lugar, estamos de passagem para um dia vivermos eternamente ao lado do Pai em um mundo de justiça eterna, mas enquanto este dia não chega temos que viver aqui e suportar as aflições do mundo, as injustiças. Precisamos compreender isso para nos tornarmos um bem aventurado. 

É difícil ser justo  

Sabemos que a vida não é um mar de rosas e nunca será. Não adianta nos enganarmos achando que depois que decidimos ser cristãos que nunca mais passaremos dificuldades, pois Jesus nos ensinou que “neste mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, pois eu venci o mundo”, João 16:33. Enquanto estivermos respirando, teremos que batalhar para não pecar, para não errar, faz parte da vida do cristão. As circunstâncias sempre nos levam para o erro. É uma ligação que temos que falar que o fulano não está, quando, na verdade, ele está; a televisão lotada de imagens sensuais, pensamentos de inveja ou vingança. Enfim, como diz Romanos 3:10, “não há um justo, nem um sequer”. Isso nos leva a pensar, “se não há um justo sequer como Jesus diz bem aventurados os que tem sede de justiça”? Neste contexto da nossa busca pela justiça no sentido de buscarmos uma vida santa, Jesus está nos consolando que devemos ter sede e fome de justiça, de praticar justiça, não significa que iremos conseguir sempre. 

Quando Jesus completa “pois serão fartos” podemos entender que Deus irá saciar nossa vontade de seguirmos uma vida justa, nos dando condições de superar as adversidade e as tentações. 

O mundo é injusto  

Pode parecer frase pronta da nossa avó,mas é verdade porque “o mundo jaz no maligno”. E cada dia que se aproxima o retorno do messias, a tendência é piorar. Mas não devemos nos conformar com o mundo, mas devemos ter sede em viver na justiça. quando entendemos que nossa sede e fome por justiça está neste contexto de viver em um mundo injusto, podemos crer que Jesus nos deu esperança ao dizer que seremos fartos, pois quando reinarmos para sempre em sua glória, enfim viveremos em um mundo sem injustiças, sem dores. Por isso, são bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, pois seremos fartos eternamente. 

Não se engane  

Muitas vezes, viver neste mundo injusto nos é revoltante e ficamos até atordoados com tantas notícias desagradáveis. O que é errado está se tornando cada vez mais comum e manter uma vida cristã é cada vez mais difícil. Os conceitos e moral cristãos não estão sendo mais aceitos, e seguir nossa fé está se tornando mais perigoso, mais desafiador. O bem aventurado deve, no entanto, lutar para manter seus padrões cristãos, o que não significa lutar para impor seu pensamento ou sua maneira, mas sim lutar para seguir esta maneira de viver. 

Quando você quiser saber o que fazer quando estiver sendo perseguido por ser cristão, ou o que fazer quando for zombado por ser cristão, lembre-se que isso é comum desde o tempo que Jesus estava nesta terra. Ele mesmo foi caçoado e sempre será assim. Lembre-se que vivemos em um mundo injusto, mas que a sua sede de justiça te levará para uma vida eterna onde você será saciado e terá uma vida farta de justiça, pois veremos se cumprir a promessa de Cristo quando declarou que são bem aventurados os que tem fome e sede de justiça. 

Leia também:

Compartilhe
Material Gospel

Recent Posts

Estudo bíblico de 2 Coríntios 6

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 6 veremos que o apóstolo exorta os cristãos a…

6 dias ago

Lucas 15:8 a 10 – Não perca as dracmas em seu casamento

A passagem de Lucas 15:8 a 10 relata uma parábola de Jesus sobre uma dona…

2 semanas ago

Estudo sobre Joás – A queda de um promissor rei

Neste estudo sobre o rei Joás, vamos aprender que devemos preservar nosso potencial em Deus…

3 semanas ago

Atividades de Daniel na cova dos leões

Não perca seu tempo, procurando por horas por atividades de Daniel na cova dos leões.…

4 semanas ago

Aula para EBD infantil sobre a volta de Jesus – Como perseverar

Neste modelo de aula para EBD Infantil, vamos aprender a não deixar que o tempo…

1 mês ago

Quando as mulheres agem. A história de Jael na Bíblia

O comportamento das mulheres influencia muito sua sociedade. Por isso, ao ler a história de…

1 mês ago

This website uses cookies.