Casais

Mentiras de satanás para atacar um casamento abençoado por Deus

Em nosso casamento, muitas vezes, vamos deixando que pequenas coisas minem nossa mente. Para ter um casamento abençoado por Deus, precisamos estar sempre alertas para não deixar que algumas mentiras ganhem espaço em nosso coração. Para quem não é cristão, nossa felicidade e nossos desejos devem sempre ser atendidos, mas quando estamos sob a autoridade bíblica, temos que tomar muito cuidado para que os conceitos mundanos não moldem nossa forma de pensar. Não podemos abrir nossos ouvidos, mente e coração para pessoas que não têm compromisso com nossa vida. Neste texto vamos ver como combater essas ideias seculares para que possamos manter nosso casamento abençoado por Deus. 

É inevitável conviver com pessoas que não são cristãs. Faz parte da vida, pois o mundo é um só, não existe um mundo cristão e outro não. Jesus nos ensinou a amar a todos, inclusive nossos inimigos, pois na verdade, só temos um inimigo, que não é uma pessoa física. Neste convívio, seja com pessoas do trabalho, seja vendo filmes ou televisão, aprendemos muitos conceitos que não tem nada a ver com a Palavra de Deus. Certo dia, eu ouvia em uma rádio, que não podemos viver em função de agradar os outros, o marido, o chefe, os pais, precisamos nos agradar em primeiro lugar. No entanto, a Bíblia, nos ensina o oposto. Devemos considerar os outros superiores a nós mesmos e não devemos viver em função de nossas vontades.  

Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Filipenses 2:3 

Esse é o segredo para manter seu casamento abençoado, colocar a vontade do outro acima da sua. Separamos seis dicas que vão te ajudar a fechar as portas para satanás, quando suas mentiras forem lançadas em sua vida. 

Sua vontade é mais importante que a Palavra

Olhando para a história de Adão e Eva podemos ver como satanás enganou o casal com uma mentira que preencheu o ego deles, pois fez que os dois entendessem que não poderiam ser vetados de fazer algo que realmente queriam. Na origem da criação, homem e mulher foram criados com liberdade, porém, não poderiam tocar em uma única árvore que havia ali. No jardim do Édem, porém, a serpente (nosso real inimigo) convenceu que não tinha nada demais em comer aquele fruto, se aquela era a vontade deles. Primeiro Eva foi enganada, depois Adão. Não temos detalhes deste caso, mas conhecemos o fato de que o casal desobedeceu a ordem do Criador para fazerem sua própria vontade, comer o fruto. 

Não deixe que a sua vontade prevaleça sobre a Palavra de Deus. Tenha sempre as Escrituras como guia em sua vida. Não será possível manter um casamento abençoado se sua vontade for prioridade acima até mesmo da Palavra de Deus. 

Você merece mais que seu cônjuge

Como lemos em Filipenses 2:3, a Bíblia nos ensina a considerar os outros superiores a nós mesmos. No entanto, em nossa rotina, caímos no erro de achar que merecemos mais que nosso cônjuge. Achamos que estamos mais cansados, que nos esforçamos mais, que trabalhamos mais, que nos dedicamos mais. Com o tempo, após alguns anos de matrimônio, começamos a pensar que nosso marido, ou nossa esposa, não se esforça tanto quanto nós. Começamos a achar que “merecemos mais” do que ele (a), um descanso, um privilégio, um presente, um momento de lazer. Gastamos dinheiro com coisas para nosso prazer, sem consultar nosso cônjuge, compramos o que queremos, comemos o que queremos, e começamos a viver um individualismo, para “recompensar” nossos esforços. Assim, perdemos um casamento abençoado por Deus por querer satisfazer nossas vontades em primeiro lugar. 

Seu cônjuge é seu rival

Somos bombardeados com a ideia de que somos rivais de nosso cônjuge, merecemos mais, nossas vontades devem ser prioridade às vontades de nosso(a) parceiro(a) e assim por diante. Quando passamos a acreditar que merecemos mais que o outro, começamos a acreditar que nosso marido, ou esposa, é nosso rival. Achamos que a rotina da outra pessoa nos atrapalha, a forma como faz as coisas em casa, como seus defeitos incomodam e passamos a enxergar em nosso(a) próprio(a) parceiro(a) um rival. O casamento abençoado por Deus é aquele no qual o casal é uma equipe e não rivais. 

A Bíblia nos ensina, em Eclesiastes 4:9 a 12, que é melhor sermos dois do que um, justamente para um levantar o outro, um aquecer o outro. Não deixe que a visão mundana de “cada um por si” ganhe vida em seu casamento. 

Seus pecados são menos graves que os de seu cônjuge

Para ter um casamento abençoado por Deus, precisamos estar sempre corrigindo nossos erros, reconhecendo nossos pecados e nos esforçando para sermos uma pessoa melhor, no entanto, o mundo secular nos ensina que os defeitos dos outros são mais graves. “Eu faço isso, mas ele faz pior”. Achamos que nossos pecados são mínimos, se comparado aos pecados de nosso marido ou nossa esposa. Precisamos combater diariamente nosso caráter e não ficar apontando o erro dos outros, como forma de amenizar nosso pecado. 

Quando o profeta Isaías viu a glória de Deus, disse “ai de mim porque sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de lábios impuros”. Em primeiro lugar, Isaías reconheceu seus erros, seus pecados. 

Use versículos para ser ofensivo(a)

Queremos usar versículos bíblicos para confirmar nosso posicionamento e para agredir nossa(a) parceiro(a). Muitas vezes, em um conflito matrimonial queremos dar uma de que somos espiritualmente superiores, e queremos “jogar na cara do outro alguns versículos”, como se isso nos isentassem ou nos elevassem a qualquer nível. No entanto, o que a Bíblia nos ensina é que devemos ser brandos e calmo, para manter nosso casamento abençoado por Deus. 

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15:1 

Os fariseus também jogavam versículos soltos para defenderem seu posicionamento e até Satanás fez isso, ao tentar Jesus no deserto. Usou trechos bíblicos para defender seu posicionamento. 

A Bíblia não aborda minha situação

Em algumas situações, achamos que a Bíblia é um livro antigo que não pode nos ajudar, de acordo com a situação que estamos vivendo. Recorremos aos conselhos de amigos, da televisão, e nos esquecemos que a Bíblia nos ajuda em todos os aspectos de nossa vida, pois foi inspirada pelo próprio Criador. Com ajuda de seu Espírito Santo, conseguimos obter ajuda dela para todas as áreas de nossa vida. Não excite em buscar na Palavra uma orientação para manter seu casamento abençoado. 

Em nosso site temos dezenas de outros textos para ajudar a manter o seu casamento abençoado. 

Compartilhe
Material Gospel

Recent Posts

A história de Jonas infantil

Neste resumo da história de Jonas infantil vamos aprender três pontos importantes para nossa vida…

2 semanas ago

O que as mulheres podem aprender com a história de Rute e Noemi

Quando lemos a história de Rute e Noemi aprendemos muito sobre como as mulheres devem…

3 semanas ago

Estudo bíblico de 2 Coríntios 6

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 6 veremos que o apóstolo exorta os cristãos a…

4 semanas ago

Lucas 15:8 a 10 – Não perca as dracmas em seu casamento

A passagem de Lucas 15:8 a 10 relata uma parábola de Jesus sobre uma dona…

1 mês ago

Estudo sobre Joás – A queda de um promissor rei

Neste estudo sobre o rei Joás, vamos aprender que devemos preservar nosso potencial em Deus…

1 mês ago

Atividades de Daniel na cova dos leões

Não perca seu tempo, procurando por horas por atividades de Daniel na cova dos leões.…

2 meses ago

This website uses cookies.