Jovens e adolescentes

Motivos que fazem cristãos abandonarem o grupo de jovens da igreja

Se você é líder do grupo de jovens de sua igreja este texto vai ajudá-lo a compreender porque aumenta o número de jovens que abandonam a igreja cristã após os 15 anos. Veremos que a igreja tem um papel fundamental neste processo. Assim como a ação dos pais também é fundamental para o fortalecimento da fé dos filhos. Vamos apontar quatro motivos principais apontados em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, que demonstra diversos motivos que tem feito os jovens esfriarem sua fé. Se a igreja deseja mudar esta realidade, precisa trabalhar com seriedade e ouvir mais seus membros. 

O grupo Barna, líder mundial em pesquisas ligadas à temática cristã, realiza frequentes pesquisas sobre a relação pessoal que cada um tem com a fé. Uma dessas pesquisas, realizada ao longo de cinco anos, identificou os motivos que levam os jovens a deixarem a fé depois dos quinze anos. Analisando cada razão, veremos que a igreja tem uma ação importante a ser realizada. Se você é líder do grupo de jovens cristãos, analise cada item com cuidado, estude como você pode abordar cada assunto e como você pode trabalhar para que os jovens de sua congregação não sofram com os mesmos problemas. 

A igreja “demoniza” tudo 

Uma visão interessante e muito comum entre os jovens, é que eles percebem que a igreja sufoca seus gostos, suas preferências. Filmes, músicas e hábitos rotineiros são combatidos e rotulados de “demonizados” sem argumentos fortes e sem conhecimento. Praticamente toda forma de entretenimento é tratada como “inimiga” da fé. Os jogos de vídeo game, as músicas que não são cristãs e os filmes são “proibidos” e combatidos. Não é raro encontrar igrejas que disciplinam e até expõem os jovens à humilhação quando essas atividades de entretenimento são reveladas. 

Cerca de 23% dos jovens relatam que o principal motivo que os levaram a abandonar a fé é que “os cristãos demonizam tudo o que está fora da igreja”. 

Para você refletir sobre este assunto, recomendamos a seguinte leitura: 

Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos. 1 Tessalonicenses 5:14  

Cerca de 18% dos jovens se mostraram insatisfeitos pelo fato de a igreja se preocupar de mais com os filmes, jogos e músicas que eles assistem. 

Se você é líder do grupo de jovens, pense como você pode discutir o tema sem ser invasivo. Vamos ler mais um versículo muito conhecido. 

mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.1 Tessalonicenses 5:21 

Por um lado, não queremos absorver a cultura mundana para a igreja. Por outro lado, não podemos condenar tudo sem deixar de examinar. Como lidar com isso? Talvez, o líder possa levantar debates sobre filmes, jogos e músicas. Deixar que os próprios jovens e adolescentes escolham um filme para ser tema da reunião, alguns jogos ou algumas músicas também poderiam ser discutidos em grupo. Deixe que os jovens escolham o que querem debater e deixe que eles exponham o que tal filme ou tal música (não cristã) ensina. O que ensina de bom e o que ensina de errado (conforme a Bíblia). Pergunte se é possível ver tal filme, ou ouvir tal música, sem ser influenciado negativamente. Deixe que eles relatem suas experiências. Talvez, digam coisas como “não é porque vi um filme de ação que vou sair matando todos”. Esteja preparado para ouvir coisas que você pode até discordar, mas o fato de deixarem se expressar fará que se sintam em um ambiente democrático, onde podem se expor, tirar suas dúvidas, amadurecerem por si. 

Falta de experiências 

A falta de experiências profundas também foi amplamente detectada. Pouco mais de 30% dos entrevistados categorizaram a igreja como chata. Cerca de 24% disseram que a igreja não é relevante para sua profissão ou seus interesses. Curiosamente, 23% disseram que a bíblia não é ensinada de maneira clara. E 20% respondeu que Deus parece ausente de suas vidas. 

De fato, a experiência com Deus é, provavelmente, a maior forma de alguém se firmar na fé cristã. Evidentemente, a maioria dos jovens não passaram por situações que precisaram exercer sua fé, principalmente, os que tem condições financeiras boas e tiveram bons estudos, pois sempre conseguiram tudo por meios próprios, ou pelos esforços de seus pais. 

Como poderíamos tratar isso no grupo de jovens cristãos? 

Se eles não tiveram experiências, talvez, uma forma de superar isso seria realizar reuniões com alguns testemunhos. Selecione uma ou duas pessoas de sua igreja que foram viciadas em drogas, por exemplo, para darem testemunho em um dia de reunião de jovens. Mostre que os milagres, as libertações ainda ocorrem, basta crer. Outro tipo de testemunho interessante seria de alguém que passou por experiências em outras religiões. Pessoas que passaram por problemas emocionais e sentimentais também poderiam testemunhar. Enfim, pense em como mostrar aos jovens que a bíblia não é um livro de conto de fadas, como o jovem vai ouvir milhares de vezes na faculdade. Seja você também, uma testemunha. 

Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos. 2 Coríntios 3:2 

Cristão é ignorante 

A pesquisa também aponta que muitos jovens adultos deixam de ir à igreja porque os líderes não são capazes de alinhar os fatos científicos com a fé cristã. Mais de um terço dos entrevistados (35%) responde que os cristãos são tão arrogantes que pensam que sabem todas as respostas. Cerca de 29% respondeu que os cristãos não estão em sintonia com as descobertas científicas atuais. Cerca de 25% disse que o cristianismo é conflitante com a ciência e o mundo atual. Um alto índice, 23%, diz que a fé foi silenciada pela teoria da evolução. 

Como podemos ver, os jovens, principalmente quando entram na faculdade, começam a perceber que muitos líderes cristãos desconsideram o conhecimento científico. Aliás, fazendo isso, contradizem os próprios ensinamentos bíblicos, pois as Escrituras nos ensinam a buscar o conhecimento o tempo todo. 

Mesmo onde há ouro e rubis em grande quantidade, os lábios que transmitem conhecimento são uma rara preciosidade. Provérbios 20:15 

Não há outra maneira eficiente de combater essa visão a não ser sermos líderes com sabedoria e conhecimento. Os líderes do grupo de jovens precisam ter formação, experiência de faculdade, saber ouvir os questionamentos, precisa ter humildade de reconhecer que não sabe de tudo. Não sabe todas as respostas. Se o mundo tem seis bilhões de anos, e daí?  

Quando um jovem apresenta uma dúvida, o líder não precisa responder na hora. Não é pecado dizer que não sabe, mas que vá pesquisar. É preciso estar preparado para as dúvidas dos jovens. 

  • Adão e Eva existiram mesmo ou são figuras de linguagem, como as parábolas, e como tantas outras figuras do Apocalipse?
  • O dilúvio de Noé alagou o mundo inteiro, ou apenas uma região?

Como responder a essas dúvidas, por exemplo. Tenha humildade de dizer que você não sabe dizer, mas que pode procurar uma resposta. Aliás, o próprio jovem, pode te ajudar a encontrar um caminho. Mesmo que não seja uma resposta definitiva. 

Saiba ouvir as principais dúvidas do grupo de jovens sem condenar ou ser agressivo com eles. Aliás, este é o quarto motivo que afasta os jovens do cristianismo. 

Aliás, fazer que o próprio grupo de jovens pesquise por respostas ou pensamentos sobre esses assuntos pode ser uma boa maneira de fazer todos, inclusive o líder, a participar e aprender uns com os outros. Levar alguns questionamentos para que todos possam refletir fará o grupo crescer junto, pois a forma de pensar de um ou as explicações de outro podem ajudar o grupo todo. 

A igreja é hostil com os que apresentam dúvidas 

Cerca de 36% dos jovens disseram que a igreja não permite que façam perguntas vitais para sua fé. Cerca de 18% respondeu, ainda, que a igreja não ajuda a resolver problemas de depressão ou outros emocionais. Aqui, como dito no começo, também vemos a que a mania de demonizar tudo atrapalha a fé das pessoas. Pois os jovens querem ajuda para seus problemas emocionais e são tachados de “sem força de vontade, fracos na fé e até endemoninhados”.  

Como dito anteriormente, não é pecado afirmar que não temos todas as respostas. Devemos caminhar juntos, como corpo, aprendendo a encontrar respostas e solucionar problemas. 

Quais suas dúvidas? 

Se você é líder, ou faz parte, de um grupo de jovens pense em como tratar essas questões. Como se deparar com questionamentos, descobertas científicas, hábitos novos e problemas emocionais sem demonizar tudo e todos, sem ser hostil e sem a presunção de achar que sabe de todas as respostas. 

Se você já se deparou com dúvidas assim, compartilhe conosco, nos comentários, suas dúvidas e suas experiências. 

Para aprofundar seu estudo para o grupo de jovens, leia também: 

Compartilhe
Material Gospel

View Comments

  • A paz do Senhor.
    Não sou mas um jovem ,mas a pouco estou a frente da juventude da minha igreja,e estava procurando algo para acrescentar na minha experiência de vida e passar para eles, acabei me deparando com este site que me chamou a atenção sobre o que fazer para entender as dificuldades de cada jovem, comecei a lei e achei muito interessante e quero me aprofundar pois hoje eu estou na liderança, mas para ser um lider não é estar no controle, é estar junto e para estar juntos temos que passar as dificuldades também juntos ,desde ja agradeço pela disponibilidade do site e que Deus os abençoe a cada integrante do mesmo fiquem com Deus e a paz do Senhor.

  • Ola sou Daniel sou lider de jovens e gostaria de participar do grupo meu watz 16 993205838 obrigado

  • olá, meu nome é leticia. Sou líder de jovens e gostaria de participar do grupo de watzapp 21 964791415

    • Olá.
      Me chamo Carla e sou professora do grupo jovem da minha igreja. Quero participar do grupo, meu wpp 21 983002916.

  • Paz amei

    Não trabalho com jovens na minha igreja, sou de outra área, mas tenho um vasto conhecimento em trabalhar com jovens, pois fui chefe dos Escoteiros por mas de 30 anos, então vejo em minha igreja todos esses sintomas jovens desanimados, hoje horei a Deus pra mim orientar a ajudar o líder dos Jones a fazer uma atividade de campo, de imediato encontrei essa relíquia e estou sentido que Deus que que eu vá ajudar os jovens.
    por favor mim adiciona no grupo do zap 81.98833-0757 Ubiracy Ifreja Batista em Vista Alegre

  • Boa noite
    sou lider de um grupo de jovens preciso de ajuda estou começando gostaria de participar no grupo de wattsApp meu numero é 11972715358

  • Bom dia. a paz do Senhor. Sou lider de jovens e adolescentes na minha igreja e gostaria de receber informacoes e sugestoes sobre esse ministerio. De ja agradeco. Deus abencoe !

  • Boa tarde paz seja convosco, sou lider de adolescentes da minha igreja, gostei muito da matéria e gostaria de fazer parte do grupo meu número 91 98863-0333

  • olá sou vanessa lider de adolescentes, preciso de material, cursos, ideias, para lidar com essa turma nos dias de hoje.v

  • Paz, muito bom o conteúdo desse site, eu e meu esposo somos líderes de jovens. Gostaria tbm que me add ao grupo do whats 13 98804-1313.

    Muito obrigada

Recent Posts

A história de Jonas infantil

Neste resumo da história de Jonas infantil vamos aprender três pontos importantes para nossa vida…

2 dias ago

O que as mulheres podem aprender com a história de Rute e Noemi

Quando lemos a história de Rute e Noemi aprendemos muito sobre como as mulheres devem…

1 semana ago

Estudo bíblico de 2 Coríntios 6

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 6 veremos que o apóstolo exorta os cristãos a…

2 semanas ago

Lucas 15:8 a 10 – Não perca as dracmas em seu casamento

A passagem de Lucas 15:8 a 10 relata uma parábola de Jesus sobre uma dona…

3 semanas ago

Estudo sobre Joás – A queda de um promissor rei

Neste estudo sobre o rei Joás, vamos aprender que devemos preservar nosso potencial em Deus…

1 mês ago

Atividades de Daniel na cova dos leões

Não perca seu tempo, procurando por horas por atividades de Daniel na cova dos leões.…

1 mês ago

This website uses cookies.