fbpx

Esteja próximo do que te oferece santidade ao Senhor 

Esteja próximo do que te oferece santidade ao Senhor 

Se colocarmos no mesmo ambiente uma pessoa saudável e outra gripada, as chances da pessoa saudável ficar gripada é muito grande. É evidente que a pessoa saudável não vai conseguir “passar”, transmitir, saúde àquela que estava gripada. Podemos usar este exemplo para nossa vida em busca de santidade ao Senhor. Podemos dizer que todos os dias estamos em santificação, ou seja, lutamos contra o pecado, contra tudo o que nos afasta de Deus. Quando levamos uma vida longe das coisas santas, estamos nos afastando, do que Deus deseja para nós. Se não tivermos cuidado, aos poucos, os pensamentos e atitudes que não condizem com o cristianismo começam a entrar em nossa vida.

Quando decidimos seguir o cristianismo seriamente, devemos deixar o homem velho para traz e viver uma vida nova. Isso significa que devemos analisar nossas atitudes, para evitar aquilo que não traz santificação. Antigos costumes, como beber, fumar, mentir, falar mal ou enganar, por exemplo, devem ser deixados de lado, para que possamos seguir o exemplo de Cristo.  A busca de santidade ao Senhor envolve identificar hábitos que queremos eliminar.


Práticas antigas

Para este devocional sobre santidade ao Senhor vamos tomar como base o versículo de Êxodo 32:1 – Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão e lhe disse: levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós, pois quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe será sucedido.

Se você não conhece o contexto desta história, vamos explicar. O povo havia saído do Egito e Moisés estava no monte orando e buscando as leis santas para o povo, os conhecidos dez mandamentos. Como ele estava demorando muito, o povo resolveu fazer um deus para adorarem. O povo se afastou de Deus e caiu na idolatria. Depois, lendo Juízes, Reis, Crônicas, podemos ver que o povo sempre se voltava à idolatria. Até o fim do Antigo Testamentos há relatos do povo adorando outros deuses, ao invés de buscarem a santidade ao Senhor. Mesmo o povo escolhido por Deus, que saiu da escravidão para viver em sua própria terra, tinha dificuldade em buscar sua santificação. Sabem por que isso acontecia? Porque não guardavam no coração as bênçãos do Senhor e se afastavam de Deus.

Podemos dizer que não conseguimos santidade ao Senhor quando ficamos muito tempo sem ler a bíblia, sem louvar, sem ouvir e cantar músicas cristãs, sem ir à igreja, sem ouvir a palavra, sem jejuar. Quando deixamos de fazer essas coisas, estamos mais propícios a pecar – a esquecer de Deus. Temos que tomar cuidado para não nos afastarmos das coisas santas.

Novas práticas

Nosso relacionamento com Deus envolve a constante busca por santificação. Paulo escreve aos coríntios que, ao aceitarmos seguir Cristo nos afastar das práticas que não trazem comunhão com o Eterno. Recomendamos que você leia também, na sua bíblia, o texto que segue de 2 Coríntios 6:14 até 18. Aqui, vamos destacar o versículo seguinte.

2 Coríntios 7:1 – Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

Como podemos ver a vontade de Deus é que tenhamos comunhão constante com Ele; para isso a busca por santidade ao Senhor é inevitável. Devemos nos empenhar para manter nossa mente e coração afastado daquilo que traz condenação. No entanto, sabemos que estamos em um mundo corrupto e vencido pelo pecado, não há como uma pessoa se isolar totalmente deste mundo, o que dificulta a procura por santidade ao Senhor. Aliás, esta também não é a vontade do Altíssimo. Como podemos ler em João 17:15 – “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal”. Para compreender melhor este contexto, recomendamos a leitura desde do versículo 14 ao 21. Em 1 Timóteo 6:11 também podemos ver que a orientação para nossa vida cristã – “Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão”.

Como buscar santidade ao Senhor

Para buscar uma vida de santificação, não devemos nos afastar das coisas santas.

A oração é uma parte importante na vida do cristão, pois nos leva a uma comunhão direta com o Pai. Quando oramos estamos exercendo a fé e buscando comunhão com o Senhor. A oração é um ato de fé, pois estamos falando com quem não vemos, mas cremos. Crer em alguém que não podemos ver é um ato de fé, e sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Orar também é como mantemos comunhão com Deus, pois, de certa forma, estamos conversando com Deus, e quando conversamos com as pessoas estamos em comunhão. Por exercer a fé e a comunhão, podemos dizer que a oração é uma eficiente forma de buscar a santidade ao Senhor.

Outra maneira de buscar a santificação é através do jejum. O jejum é um ato que demonstra que estamos dispostos a vencer a vontade da carne. Hoje em dia é muito comum jejuns não só de alimentos, mas de televisão, internet e outras coisas que demandam esforço para abrir mão. O importante é fazer um jejum de algo que demonstre que estamos dispostos a abrir mão de nossas vontades carnais.

Também podemos indicar como busca de santificação ouvir louvores e canções de adoração, as chamadas músicas evangélicas. Os louvores também podem ser considerados uma fonte de aprendizado, uma ferramenta que nos leva à comunhão com o Pai. Por isso, embora não seja pecado, ouvir músicas seculares (não cristãs) em nada nos ajuda a manter uma comunhão com nosso Senhor.

Evidentemente, não podemos deixar de falar em ler a Bíblia. A principal fonte de informação de nossa fé. Leituras diárias, mesmo que curtas, nos levam a compreender melhor o propósito do Eterno para nossas vidas. A leitura bíblica é indispensável seja para os cristãos mais experientes, ou para os novatos. Não podemos nos acomodar porque já lemos a Bíblia duas, três, quatro vezes.

Por fim, podemos mencionar a comunhão com os irmãos como uma boa forma de buscar nossa santidade ao Senhor. Quando estamos com pessoas que exercem a mesma fé, falamos a mesma língua, temos os mesmos desafios e dificuldades. Manter amizades e relacionamentos com pessoas de fé diferentes não vai nos ajudar em nossa santificação. Os conceitos, a ética, os assuntos são diferentes.

Não se afaste das coisas santas

Podemos concluir esta devocional sobre santidade ao Senhor enfatizando que não podemos nos afastar das coisas santas; oração, igreja, leitura bíblica, louvores. Quando caímos no comodismo, somos influenciados por ideias que não estão de acordo com nossa fé. Como dito no começo do texto, uma pessoa sã e uma gripada na mesma sala fará a pessoa saudável ficar gripada, pois não há como transmitir saúde para alguém doente. Devemos tomar cuidado com nossas companhias e nossas ações. Não devemos nos afastar das coisas santas.

Outros textos sobre santificação ao Senhor:



 
Compartilhe

2 comentários sobre “Esteja próximo do que te oferece santidade ao Senhor 

  1. Me identifico muito com algumas coisas que leio nas devocionais desse site. Muito bom. A cada dia vou aprendendo mais e mais a não ficar longedas coisas de Deus, do que é Santo. É uma luta constante da carne e o espírito, mas de fé em fé e de Glória em Glória vamos chegar ao céu.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *