fbpx

Estudo – Jesus transforma água em vinho 

Estudo – Jesus transforma água em vinho 

Neste texto vamos ver que quando Jesus transforma a água em vinho, ele fez muito mais do que a maioria de nós podemos imaginar. Em nossa vida, transformar a água em vinho deve ser buscado por uma constante transformação interior. Vamos aprender três fundamentos da fé cristã neste estudo, que pode ser um excelente estudo para quem trabalha com jovens ou adolescentes na igreja, por tratar de assuntos que fortalecem nossa fé. Ao realizar este estudo, recomendo que você utilize o texto de João 2 como base para a leitura bíblica. Nesta reflexão vamos analisar alguns detalhes no texto, que nos ajudam a compreender como levar uma vida com Deus cheia de fé. 

De acordo com o cientista Adalto Lourenço, em vídeo que você consegue achar no Youtube, quando Jesus transforma água em vinho, ele estava fazendo um feito científico de grandes proporções. Para essa transformação, a nível nuclear, seria necessária a energia equivalente a duzentos bilhões de estrelas como o sol. Portanto, o milagre é muito maior do que podemos imaginar. Quando lemos sobre Jesus parando a tempestade, curando enfermos ou ressuscitando mortos, parece que transformar água em vinho “perde o brilho”, mas entendendo um pouco melhor a questão prática do milagre, nos ajuda a compreender que tudo o que Deus faz é grandioso.  

Leia este texto sobre vida abundante.

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE JESUS TRANSFORMA ÁGUA EM VINHO EM PDF

Naquele dia, estavam Jesus, sua mãe e os discípulos em uma festa de casamento em Caná, quando o vinho acabou. O texto revela que Jesus pediu para encher seis talhas de água, o que equivale, mais o menos a 450 a 500 litros de água, pois esses potes tinham a capacidade de 80 a 120 litros, em média. 

Os discípulos seguiram Jesus antes do milagre 

Antes de falar do milagre em si, podemos ver que Jesus já tinha seus discípulos, embora não tivesse realizado nenhum milagre. Lendo o final de João 1, vemos que Pedro, Tiago, João, André, Filipe e Natanael já haviam conhecido Jesus e toraram-se os primeiros discípulos. Podemos ver que creram em Jesus após ouvirem algumas de suas palavras. Embora, não tivessem visto nenhum milagre do mestre, aqueles homens tiveram fé o suficiente para aceitarem que Jesus era o filho de Deus. Quando Jesus transforma água em vinho, aqueles homens comprovaram que ele era mesmo o Messias, mas eles só viram o milagre porque creram antes. Se não tivessem crido, não estariam na festa e não veriam os milagres. 

Assim como aqueles homens, precisamos crer e entender que Jesus é o filho de Deus, mesmo que ainda não tenhamos visto seus milagres e suas ações. Apenas ouvindo suas palavras e seus ensinamentos, podemos abrir nosso coração para crer que Jesus é o messias, o filho de Deus. Não coloque a sua fé apenas nos acontecimentos de milagres, mesmo porque muitos viram os milagres de Jesus e, ainda assim, não creram.  

O vinho superior 

Outro ponto importante deste acontecimento é o detalhe que lemos sobre a qualidade do vinho. Quando Jesus transforma a água em vinho, naquela festa, ele não apenas fez um sinal, mas mostrou a qualidade do que faz. Ele transformou a água no melhor vinho da festa. Quando Jesus nos abençoa ele nos oferece o melhor, o que somente ele pode oferecer. Precisamos confiar e saber aguardar para receber o que Deus pode nos oferecer de melhor. Talvez, nem todos os convidados tenham percebido que o vinho tenha acabado, apenas perceberam que o vinho que bebiam no final era o melhor. 

Quando Deus opera em sua vida, ele quer te dar o melhor e você precisa abrir o seu coração para essa transformação. Talvez, as pessoas nem percebam, ou nem vejam, que você está passando por um processo de mudança, uma dificuldade, ou um momento delicado, mas você não precisa que as pessoas saibam que “seu vinho acabou”, sua alegria acabou, você precisa confiar que Deus pode, lá na frente, te dar um “vinho melhor”, ou seja, uma alegria, uma satisfação, maior, por ter confiado nele. 

O casamento 

Quando falamos em casamento no Novo Testamento, podemos associar a relação de união entre Jesus e a Igreja, portanto, quando lemos sobre o casamento, e o vinho superior, podemos imaginar uma analogia ao nosso relacionamento com o próprio Jesus. Nossa caminhada com Cristo deve ser uma ascendente, sempre indo para melhor, para um amor mais sincero, de qualidade superior. 

Ao ler que Jesus transforma a água em vinho, ele reestabelece a qualidade do evento. Podemos imaginar que aquele casamento tenha sido muito bem comentado. Ao contrário dos outros, o bom vinho ficou para o final. O seu  relacionamento com Jesus deve ser sempre para uma qualidade maior. Se você tropeçar, se desviar, pecar, ou passar por alguma tribulação, você deve retornar ao seu relacionamento com Jesus buscando uma qualidade ainda maior, com mais dedicação, mais leitura bíblica, mais oração. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE JESUS TRANSFORMA ÁGUA EM VINHO EM PDF

Para complementar seu estudo sobre Jesus transforma a água em vinho, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *