fbpx

Estudo para adolescentes. Frutos do Espírito: fidelidade 

Estudo para adolescentes. Frutos do Espírito: fidelidade 

O livro de Gálatas nos traz grandes ensinamentos sobre a vida cristã, no capítulo cinco, aprendemos a separar nossa vida sem Cristo de nossa nova vida com Cristo. A partir de Gálatas 5:16 lemos sobre as obras da carne e os frutos do Espírito. Quando decidimos andar com Cristo, como nova criatura, passamos a refletir o caráter de Cristo, com atitudes que transmitem nossa nova forma de viver. Os frutos do Espírito são o resultado de uma vida em obediência. Quando lemos sobre este assunto podemos identificar características que emanam daqueles que realmente passaram a ter o compromisso de buscar uma vida santa.

O adolescente que deseja ser um verdadeiro cristão enfrenta diversas dificuldades na sociedade moderna e inúmeros questionamentos. Mas quando decide manter-se fiel no que acredita, os resultados são maravilhosos e mesmo aqueles que não são cristãos podem identificar uma vida diferente, uma pessoa confiável e agradável. O cristão verdadeiro é visto como alguém digno de confiança, pois isso é um dos frutos do Espírito, a fidelidade. Quando falamos de fidelidade na vida do adolescente podemos listar esta fidelidade em diversas áreas da vida, desde os estudos e vida familiar até sua vida espiritual e emocional. O adolescente fiel é uma grande ferramenta nas mãos de Deus, que o prepara para obras maiores para os anos seguintes.

 

Para completar seu estudo sobre os frutos do espírito, leia também:

Fidelidade de Deus

Em primeiro lugar devemos lembrar que Deus é sempre fiel conosco, isso nos faz refletir em sue amor e carinho, mesmo quando erramos e agimos contra aquilo que acreditamos, nossa fé, o Criador permanece fiel, e quando percebemos isso não há como deixar de amá-lo. Recomendamos a leitura de Salmos 23:1 “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”, e Salmos 34:9 e 10 “Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os leãozinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará”.

A fidelidade é um dos frutos do espírito porque reflete uma importante característica do próprio Criador.

A vida do adolescente é cheia de emoções e problemas e preocupações que para um adulto são pequenos, para um adolescente parecem sem solução. O adulto não deve menosprezar suas preocupações, mas mostrar que Deus é fiel o tempo todo e que o tempo mostrará que vale a pena ser fiel e depositar nossas esperanças em Deus.

Fidelidade em nossa fé

Entendendo a fidelidade de Deus, o adolescente deve ser motivado a ser sincero e fiel a Deus também. Isso significa entregar ao Altíssimo seus pensamentos, medos, desejos e angústias.

O período da adolescência é uma época de muitas dúvidas e questionamentos. É normal que colegas e adultos questionem a fé do adolescente, apresentem razões para que não creia em Deus e mostrem que “Deus não existe”. Não são poucos adolescentes que vi perderem a fé e se desviarem por não saberem lidar com estes amigos. Hoje são adultos desviados e muitos com uma vida amarga, mas ainda assim não querem voltar à igreja. Isso porque não foram incentivados a cultivarem sua fidelidade em relação à fé; e isso só pode ser feito através dos frutos do Espírito, que, por sua vez, só é alcançada com a busca de uma vida santa.

Quando a igreja trabalha com o adolescente deve lembrar que estão vulneráveis aos ventos do mundo, que o seduzem com “conhecimento”, filmes, músicas, amizades, festas e vaidade. A aprovação dos amigos da escola, bairro ou faculdade é importante para o adolescente, que muitas vezes prefere negar sua fé frente a estas pessoas para fazerem parte do grupo do que manter sua fé e serem deixadas de lado.



Adolescentes precisam ouvir testemunhos

Para manter sua fidelidade, em relação à fé, é bom que os adolescentes ouçam testemunhos de pessoas que se converteram na adolescência, e passaram pelos mesmos questionamentos, dúvidas e tentações.

O testemunho de alguém que foi “zoado” na adolescência por ser crente tem mais poder de convencimento para o adolescente do que ler a história de José, por exemplo. Os testemunhos podem fazer o adolescente se identificar. Os líderes dos adolescentes da igreja evangélica podem selecionar, pessoas para darem diversos tipos de testemunhos que tenham a ver com a vida na adolescência.Pessoas que usaram drogas, viviam nas baladas ou que eram ateus mas hoje possuem uma vida cristã podem dar bons conselhos aos adolescentes. Assim como aqueles que já eram cristãos na adolescência e foram “zoados” por isso. Pessoas que foram zombadas porque diziam que eram virgem e queriam se casar virgem, ou que foram deixadas de lado pelos colegas da escola ou faculdade, ou que sofreram algum tipo de “humilhação” por serem crentes.

Pessoas confiáveis

A fidelidade, também está no nosso tratar com as pessoas. O adolescente que se diz cristão, mas cola na prova, engana os outros, ou faz fofoca, causando contendas, não é uma pessoa confiável, logo não é fiel e nele não habita o espírito de Deus, mencionado em Gálatas 5.

Adolescentes que desejam ser coerentes, justos e fiéis, se tornam pessoas dignas de confiança e constroem, ao longo de sua vida, uma personalidade forte, confiável, servindo de exemplo de bom profissional, pessoa de caráter, refletindo a imagem de Cristo.

Em 1 Tessalonicenses 5:24 lemos que “fiel é o que vos chama, o qual também fará”. Paulo está nos dizendo que quando Deus nos chama para servir em seu reino, Ele é fiel para nos guardar das zombarias e desafios, nos dá força para suportar as tentações e tribulações.

Os frutos do Espírito despontam naqueles que decidem seguir uma vida de fidelidade, por isso, a fidelidade é um dos frutos do Espírito. O adolescente que decide buscar uma vida santa, em obediência, será, certamente, recompensada por Deus em ao longo de sua vida.

leia também:

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Estudo para adolescentes. Frutos do Espírito: fidelidade 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *