fbpx

Minha graça te basta 

Minha graça te basta 

Não importa se você está se sentindo feliz, ansioso, forte ou fraco na fé, o Senhor nos diz – minha graça te basta. Ou seja, a graça do Eterno é o combustível que precisamos para nossa vida. Em outras religiões, se prega níveis de espiritualidade, precisamos chegar a um nível X para depois fazer tais coisas e chegar a um título Y e  assim, as pessoas vão ganhado mais importância dentro daquela denominação religiosa.

No cristianismo, todos são colocados em um mesmo patamar, e tudo se resume à graça de Deus, ou seja à misericórdia do Criador conosco, por isso ele nos diz – minha graça te basta.

Pois ele está nos ensinando que não precisamos nos preocupar em ocupar cargos de destaque, ou ser reconhecido por outras pessoas para sermos “cristãos melhores” que os outros. Esses “níveis de espiritualidade” não existem no cristianismo. 

Tenha em mente que a graça de Deus é tudo o que precisamos para ter um relacionamento de intimidade com nosso Criador. Isso não está restrito a grandes pastores, evangelistas ou artistas gospel. A graça de Cristo está acessível para todos, independente de nível social, tempo de conversão ou lugar onde mora.

A Revelação de Cristo

Por isso, a revelação de Cristo é maravilhosa para entendermos os planos de Deus para a humanidade e a graça nos é oferecida por igual. Neste texto veremos que o Senhor nos oferece sua revelação sem que precisemos oferecer nada em troca. Mesmo porque nada do que temos é digno de ser trocado pela graça de Deus, a não ser nosso próprio coração, nosso desejo de agradar a Deus,  

Em primeiro lugar, vamos analisar o versículo bíblico que o Senhor diz a Paulo – minha graça te basta. 

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9 

Nossas fraquezas 

Se você quer levar esta palavra para um estudo em grupo, ou como esboço de uma pregação sobre a graça de Deus, recomendamos que você leia o capítulo 2 Coríntios 2, por inteiro. Repare que Paulo começa falando de alguém que foi arrebatado ao Céu, depois fala de si mesmo, dizendo que ele prefere não se exaltar sobre as revelações que estava recebendo do próprio Criador.

Paulo nos ensina a sermos humildes, ainda que recebamos muitas revelações sobrenaturais. Essa palavra é muito importante, pois muitos cristãos se exaltam em seus estudos teológicos e se acham mais importantes que outros porque possuem diplomas e certificados de congressos e convenções religiosas. Paulo, nos ensina a sermos humildes, e, em seguida, ressaltar sua fraqueza. 

É sobre a fraqueza de Paulo que queremos iniciar nossa reflexão hoje. Paulo sabia que reconhecer nossas fraquezas é a melhor maneira de manter nosso foco em Deus. Quando achamos que somos melhores que os outros, passamos a julgar os demais e a nos colocar em uma posição de superioridade que não existe no cristianismo, por isso, Deus revelou a Paulo – minha graça te basta. 

Sente-se fraco?

Se você está se achando fraco, incapaz de vencer um pecado, uma batalha uma emoção negativa, lembre-se que a graça de Deus é o suficiente para ti. Reconhecendo que somos fracos, automaticamente, reconhecemos nossa dependência de Jesus. Quantas pessoas começaram a se achar autossuficiente e caíram? Tropeçaram em sua própria soberba.

A Bíblia nos ensina que a soberba precede a queda (Provérbios 16:18). Portanto, mantenha-se buscando a Cristo, reconhecendo suas fraquezas. Pois quando reconhecemos nossa fraqueza, nos aproximamos de Deus. Assim, quando somos humildes reconhecer que somos fracos, mais buscamos Deus, por isso, o Senhor diz que sua força se aperfeiçoa na fraqueza. 

A fraqueza aqui não é ficar se sentindo pior que os outros, ou se fazendo de pobre coitado, mas é reconhecer que você não é melhor que ninguém. Você não é pior que alguém que fez curso de teologia, lidera igrejas ou um artista gospel de sucesso. Você está no mesmo patamar, dependendo da graça de Deus, assim como todos. 

Glorie-se em suas fraquezas 

Outro ponto importante neste versículo é ver Paulo dizendo que ele se gloria em suas fraquezas. Logo depois de nos dizer que a graça te Deus nos é suficiente, “minha graça te basta”, Paulo explica que ele prefere se gloriar de suas fraquezas. Ou seja, mostrar que ele é tão pecador como todos nós, ou, no caso, todos os leitores, cristãos de Corinto.

Ele está deixando claro que não devemos nos comparar com outros. Alguns versículos depois ele é irônico ao mencionar “super apóstolos”. Provavelmente referindo-se a pessoas que se apresentavam, justamente como apóstolos superiores aos demais, e superiores ao próprio Paulo. 

Por isso, Paulo é enfático ao falar de suas fraquezas e da revelação de Deus ao declarar – minha graça te basta. 

Não se deixe intimidar por pessoas que gostam de mostrar sua “superioridade” no cristianismo, por estudar cursos de teologia, por ter feito isso ou aquilo, por ser pastor, presbítero ou diácono, por exemplo; apenas esteja satisfeito com os feito de Deus em sua vida. 

Infelizmente, muitas pessoas mudam de comportamento quando ganham um cargo na igreja e passam a desprezar os que não possuem tais cargos. Se o coração não for inclinado à humildade do Senhor, eles se tornarão mais um “super apóstolo”, como os mencionados por Paulo, ou seja, pessoas que se acham mais importantes, sem serem nada. 

Unidos a Cristo

Em Efésios, lemos Paulo explicando que somos todos unidos por um só Espírito, e todos temos acesso ao Pai através de Cristo. Na ocasião, ele falava de judeus e gentios. Aqui ele explica que para Jesus não há diferença cultural entre os filhos de Deus, todos estamos sob o mesmo aspectos, a mesma graça de Deus. 

Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Efésios 2:18 

Gloriar-se em sua própria fraqueza significa testemunhar como Deus é bom para você, apesar de suas falhas, de seus pecados. Em uma pregação, ou uma evangelização, por exemplo, quando nos colocamos acima dos outros, nossa palavra não tem efeito porque os ouvintes se sentem “menosprezado”, pecadores, sem chances de serem “santos e perfeitos” como somos.

Por outro lado, quando damos exemplos de situações que erramos, que “quebramos a cara” ou que “nos demos mau”, por nossa teimosa, fortalecemos nosso testemunho, mostrando às pessoas que somos tão falhos como todos os outros, mas ainda assim a graça de Deus nos alcança.

Então, quando ensinamos que o Senhor diz, minha graça te basta, os ouvintes entendem que apesar dos problemas e dificuldades que enfrenta, o Eterno tem prazer em nos fortalecer no dia da angústia. 

“Minha graça te basta”  

Portanto, da próxima vez que você se sentir pecador, que não merece as bênçãos de Deus, ou cansado, sem ânimo, sem vontade de participar da comunhão com os irmãos, sem vontade de participar dos cultos ou, de alguma forma abatido, lembre-se que a graça de Deus te basta.

Não fique se comparando com outros, se achando inferior. Deus tem o plano certo para sua vida, para seu jeito de ser, para sua personalidade. Não se deixe intimidar pela aparência forte dos que te confrontam, a misericórdia de Deus é tudo o que você precisa para encontrar graça diante dos olhos de Deus.

Temos muitos outros textos em nosso site, como este. Além desta palavra – minha graça te basta – leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *