fbpx

Por que Deus permite o sofrimento?

Por que Deus permite o sofrimento?

Uma das perguntas mais antigas da humanidade é por que Deus permite o sofrimento? Em todas as civilizações e crenças, encontramos textos e pensamentos sobre a questão do sofrimento dos seres humanos. Para os cristãos, não são raras vezes que nossa fé é questionada com essa pergunta. Uma breve análise da Bíblia nos permite entender alguns pontos sobre a criação de Deus e o sofrimento. Pela complexidade do assunto, não pretendo esgotar o assunto com este texto, mas iniciar um caminho para compreender que nossa fé não deve ser baseada pelo “Nível de sofrimento” nosso ou das pessoas ao nosso redor. 

Quero começar essa reflexão lembrando sobre a passagem da primeira Páscoa, na Bíblia, a saída dos hebreus do Egito – Êxodo 1 a 13. Ali lemos um ritual interessante, no capítulo 12, que fala sobre o sacrifício do cordeiro para que a família hebreia fosse salva. Eles precisavam comer todo o animal, não deveriam deixar nada. Se algo sobrasse, deveria ser queimado. O interessante nesta passagem é notar que eles não comeriam a parte boa do animal, o filet mignon, digamos assim. Os miúdos e as partes menos saborosas também. Isso me faz refletir que nossa caminhada com Deus não é apenas nas partes boas, mas nas ruins também. A salvação que Jesus nos ofereceu não foi para desfrutarmos apenas os prazeres da vida, pelo contrário, foi para nos dar forças para carregarmos nossa cruz. 

Embora ainda não seja isso uma resposta para – por que Deus permite o sofrimento? Podemos iniciar um raciocínio de que a fé não nos abstém das dores desta vida. 

Se você gosta de ouvir sobre as promessas de Deus para sua vida, talvez, você não considere a seguinte passagem como uma promessa. 

Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo. João 16:33  

Jesus já nos alertou sobre nossos sofrimentos. Em diversas outras passagens, ele nos fala das perseguições e tudo mais. Portanto, em primeiro lugar, temos que ser realistas em perceber que a fé não é para nos impedir de sofrer, mas para nos dar uma nova perspectiva de como superar o sofrimento.  

Sofrimento é consequência do pecado 

Ao analisar os primeiros relatos bíblicos, lemos sobre a “famosa” queda do homem, quando o ser humano sucumbiu ao pecado, trazendo consequências até hoje. Mas o que é importante perceber é que temos a escolha de amar a Deus ou não. Adão e Eva não tinham sofrimentos, mas escolheram desobedecer. A partir de então, essa desobediência trouxe consequências. A forma de viver do homem, pecaminosa, trouxe as consequências do pecado. Você não precisa ser religioso para entender que o comportamento humano é depravado em todos os sentidos. Amamos a nós mesmos, amamos o poder, a vingança, os prazeres da carne. Portanto, o sofrimento não é um abandono de Deus, mas uma consequência de nossa liberdade. Por isso lemos: 

De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Lamentações 3:39  

Deus não poderia ser perfeito em amor sem nos dar a liberdade. Se fossemos obrigados a amá-lo, nosso amor não seria perfeito também. Não somos obrigados a amar a Deus, mas podemos amá-lo, independente do que ocorre a nossa volta. Com sofrimento ou sem sofrimento, amar a Deus é uma escolha, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). O livre arbítrio nos trouxe a liberdade de escolha. 

No entanto, podemos achar injustos que “pessoas boas” tenham mais problemas que “pessoas más” e nos perguntamos novamente – por que Deus permite o sofrimento? Por que Ele não dá o sofrimento apenas aos maus. No entanto, a nossa percepção de “pessoas boas” é falha. Isaías 64:6 nos revela que todos somos impuros e nosso senso de justiça é como um trapo de imundice.  Portanto, para refletirmos sobre por que Deus permite o sofrimento, devemos lembrar que Jesus, o único justo de verdade, sofreu pelos outros. Isso é justo? Tornou-se o homem que mais sofreu na história, pois levou as dores do mundo e tudo isso para que nós, imundos ,fossemos perdoados. Isso é justo? Deus permitiu o sofrimento a si mesmo, através de Jesus, e nós questionamos por que sofremos. Isso é justo? Percebe que nosso senso de justiça é falho. 

Ainda assim, ao ver sobre o sofrimento de seus servos, na Bíblia, posso identificar dois propósitos interessantes, que quero mencionar, para concluir este texto. 

Superar o medo 

Desde a criação, todo sofrimento cumpre bom propósito. Quando passamos pelas aflições e tribulações, podemos adotar dois caminhos, abandonar a fé ou nos apegarmos ainda mais a ela. O interessante, pela lógica, é perceber que abandonar a fé não muda a realidade e nem diminui o sofrimento, ou nossa angústia. Nossas lutas servem de consolo e exemplo para que outras pessoas suportem as mesmas aflições. Além disso, nós mesmo nos fortalecemos para os próximos obstáculos, fortalecendo nossa fé. 

As perseguições aos primeiros cristãos até hoje nos servem de exemplo para lutar pela fé. Eles foram esfolados vivos, jogados aos leões e até incendiados em cruzes, mas nós “sofremos” porque tiram sarro de nossa fé no trabalho. Percebe a discrepância de atitude. 

Quando você passar por problemas e perguntar a si mesmo – por que Deus permite o sofrimento? Lembre-se que essa é a oportunidade para superar barreiras, vencer seus medos, e fortalece sua fé,  

Ingratidão 

O outro ponto que quero ressaltar é que muitas vezes, nossas queixas e “visão de sofrimento” surge de nossa ingratidão. Mesmo após saírem do Egito, em meio a tantos milagres, os judeus continuaram reclamando. Para eles, a falta de alimento e água no deserto foi um sofrimento. Ver os gigantes na terra prometida foi um sofrimento. Quando enfrentamos dificuldades, a tendência é sempre focar nossos problemas, mas quando percebemos que para cada problema existem muitas outras coisas positivas, nosso “sofrimento diminui”. Perceber que outras pessoas passam por situações ainda piores, nos faz ver que nosso sofrimento, muitas vezes, é apenas egoísmo. “Aí de mim, que não tenho reconhecimento. Aí de mim que estou com dor de cabeça. Aí de mim que nada na vida dá certo”. Muitas pessoas vivem em estado contínuo de reclamação e murmuração porque são incapazes de perceber o que tem de bom, ou de olhar para aqueles que passam por situações ainda piores. 

Então, talvez, a pergunta crucial não seja – por que Deus permite o sofrimento? – e sim – qual a minha percepção de sofrimento? 

Jesus se importa 

Não posso te dar uma resposta pronta para a dúvida – por que Deus permite o sofrimento? – mas a Bíblia nos dá pistas que o mau é permitido para que nosso caráter seja forjado, como o de Jó, e nossa fé glorifique a Deus. Pois nosso inimigo, que nos acusa de dia e de noite, pode moer nossa carne para comprovar até que ponto vai a nossa fé, como fez com Jó.  

Outro exemplo bíblico é o da mulher com o fluxo de sangue. Em meio àquela multidão, Jesus estava indo à casa de Jairo, ainda assim parou e deu atenção para aquela mulher. Portanto, o Senhor não está imóvel, se divertindo com os nossos sofrimentos, mas já nos deu, através da revelação de sua palavra, as ferramentas para lidar com as dores desta vida.  

Da próxima vez que se perguntar por que Deus permite o sofrimento? Lembre-se que esta é uma maneira de lidarmos com nossos medos e de nos tornarmos mais gratos pelo o que temos. Além disso, o sofrimento é a consequência de nosso caráter humano decaído, é o mínimo que merecemos pelos nossos pecados, no entanto, Ele providenciou uma vitória eterna, que nos dá esperança de passar pelo vale de ossos secos. A porta é estreita, mas o caminho também é estreito e permanecer com fé, mesmo com circunstâncias tão desfavoráveis é como podemos demonstrar nosso amor àquele que nos amou primeiro. 

Em nosso site temos outros textos que podem te ajudar a entender por que Deus permite o sofrimento. Eis alguns exemplos: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *