fbpx

Lição sobre a multiplicação dos pães e peixes

Lição sobre a multiplicação dos pães e peixes

Quem não gostaria de ter recursos infinitos para viver, né? A história da multiplicação dos pães e peixes, alimentando uma multidão de cinco mil pessoas, é um dos fatos da vida de Jesus mais conhecidos. Também é uma das rara histórias que é relatada nos quaro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João).

Nesta história vamos estudar a primeira multiplicação dos pães feita por Jesus. Este trecho emblemático nos mostra o poder de Deus, e como Jesus agia de forma calma e serena mesmo em situações rotineiras. Também veremos que todas as pessoas podem ser usadas para ajudar os outros, até mesmo crianças. Quando estamos dispostos a nos apresentar a Deus com o que temos, somos usados de forma que nem podíamos imaginar.

Texto base: Marcos 6:30 a 44

Textos auxiliares: Mateus 14:13 a 21; Luca s9:10 a 17 e João 6:1 a 14

Objetivo: As crianças devem saber que podem ajudar aos outros. O professor pode ensinar, através da história da multiplicação dos pães e peixes, que a criança pode, e deve, ensinar aos outros de forma específica.

Acesse as atividades sobre esta aula CLICANDO AQUI



Introdução

Professor, peça para que as crianças fechem os olhos e pensem em alguém, conforme as palavras que você disser. Então, diga palavras como: pobre, solitário, nervoso, egoísta, esquisito, frágil. Após dizer algumas palavras, pergunte às crianças, o que podemos fazer para ajudar essas pessoas? Como podemos ajudar às pessoas, mesmo sendo apenas crianças?

Algumas vezes achamos que não podemos fazer nada para ajudar porque somos pequenos, mas na história de hoje vamos ver que até mesmo uma criança pode ajudar muitos adultos.

A multiplicação dos pães e peixes

Na história de hoje vamos falar sobre a multidão que seguia Jesus por onde ele ia. Esse pessoal parecia aqueles torcedores que ficam seguindo o Messi ou Cristiano Ronalso, sabe? Jesus já estava a algum tempo andando por diversas cidades e ensinando às pessoas sobre o Reino de Deus. Jesus já estava ensinando o povo, há dois anos, mais ou menos. As pessoas gostavam do que Jesus ensinava e seguiam ele por onde quer que ele ia.

Certo dia, depois de ter ensinado muitas coisas, Jesus e os discípulos decidiram se afastar um pouco da multidão para descansar. Um dos grandes amigos de Jesus, seu primo João Batista, tinha acabado de morrer, e Jesus e os discípulos decidiram que queriam ficar um tempo sozinhos. Eles subiram em um barquinho e navegaram para um lugar aonde não deveria ter ninguém. Quando eles estavam chegando a um lugar mais tranquilo, algumas pessoas viram Jesus e reconheceram ele. Logo eles começaram a chamar outras pessoas, e o logo o local estava cheio de gente.

Quando o barco de Jesus encostou no local que deveria estar tranquilo, o local já estava lotado de pessoas. Jesus viu aquela multidão e teve compaixão daquelas pessoas, pois via que eles queriam muito aprender coisas novas.

Professor, as palavras desta lição sobre a multiplicação dos pães e peixes devem ser adequadas à faixa etária de suas crianças. Termos como “compaixão” devem ser explicados para crianças mais novas.

Eles sabiam que quando Jesus ensinava, eles entendiam o que ele queria dizer. Por isso, gostavam muito de ouvir os ensinamentos de Jesus; e quando Jesus viu que uma multidão já estava reunida para ouvi-lo, ele não ficou desanimado, pelo contrário, ficou animado e percebeu que aquelas pessoas precisavam de carinho.

Jesus conhece sua necessidade

Jesus sempre sabe do que precisamos, e o que mais precisamos nesta vida é do perdão de nossos pecados. Por isso, de tudo o que Jesus fez e ensinou, o mais importante foi quando ele morreu na cruz e ressuscitou. Ele fez isso para que todos nós pudéssemos ter nossos pecados perdoados. Este foi o ato de maior amor e compaixão que Jesus fez por nós.

Aquela multidão era numerosa e já era fim de tarde. Os discípulos viram que aquelas pessoas estavam com fome, pois muitos não tinham comido nada há horas. Mas ali estava muitas pessoas. Naquela época era comum contar somente os homens adultos, eles não contavam mulheres e crianças. E, naquele dia, haviam cinco mil homens adultos, além de mulheres e crianças (que não foram contados).

Os discípulos viram que a multidão era muito grande e que eles estavam com fome, por isso, avisaram a Jesus e disseram: Jesus é melhor terminar estes ensinos e mandar as pessoas para casa, pois eles já estão com muita fome. Jesus, então, disse: alimentem vocês mesmo.

Mas os discípulos ficaram espantados, pois como poderiam alimentar mais de cinco mil pessoas. Seria muito caro e nem haveria lugar ali por perto que venderia tanta comida. Eles não sabiam como poderiam alimentar tanta gente.

Já pensou, você ter que comprar comida para 5 mil pessoas? Misericórdia!

Como os discípulos poderiam ajudar tanta gente? Eles viram que estavam com fome, e até queriam ajudar, mas não sabiam como.

Quando andamos com Jesus nos tornamos pessoas mais amorosas e com vontade de ajudar os outros, mas nem sempre sabemos o que fazer. Eles começaram a procurar na multidão alguém que pudesse ajudar. Eles encontraram um jovenzinho que tinha cinco pães e dois peixinhos.

O milagre acontece

Jesus então pediu para que as pessoas se sentassem de forma organizada. As pessoas se sentaram em grupos de cinquenta pessoas e em grupos de cem pessoas. Ele pegou aqueles alimentos e orou, agradecendo a Deus pelo o que tinha em mãos, cinco pães e dois peixinhos.

Depois de organizar tudo, os discípulos começaram a distribuir os pães e peixes, só que os pães e peixes nunca acabavam. Eles dividiam os pedaços entre as pessoas, mas não acabava nunca. Jesus realizou a multiplicação dos pães e peixes naquele dia. Todos ficaram admirados porque não compreenderam como todos comeram e aqueles pães e peixes não acabavam. Depois que todos comeram, ainda sobrou peixes e pães. Todos se alimentaram bem depois que Jesus realizou a multiplicação dos pães e peixes.

Jesus quer te usar

O interessante é que Jesus não fez nenhuma mágica e ele não resolveu o problema sozinho, ele teve a ajuda de um jovem rapazinho que não tinha muito o que oferecer. Da mesma forma, Jesus que nos usar também para abençoar a vida dos outros. Jesus poderia fazer a multiplicação dos pães e peixes sozinho, mas decidiu que um jovem iria ajudá-lo.

Mesmo quando não temos muito para oferecer, podemos ajudar aos outros. Jesus fez a multiplicação dos pães e peixes com ajuda de um menino que tinha apenas cinco pães e dois peixinhos, mas que foi o suficiente para ajudar mais de cinco mil pessoas.

Oração final

Não salvos: Deus pode nos ajudar de muitas maneiras, mas a mais importante é nos perdoando de nossos pecados e para isso, a única coisa que devemos fazer é uma oração para pedir que Jesus seja o salvador de nossas vidas, nos perdoando de todos os pecados. ORE!

Salvos: Na história de hoje sobre a multiplicação dos pães e peixes vimos que podemos ajudar muitas pessoas, mesmo quando temos pouco a oferecer. Se você quer ajudar muitas pessoas, mesmo com pouca coisa a oferecer ore comigo. ORE!

Outras lições disponíveis em nosso site:

 
Compartilhe

14 comentários sobre “Lição sobre a multiplicação dos pães e peixes

  1. Uau… Agradeço muito por disponibilizar este material que tem nos ajudado grandemente. Que o Senhor Jesus continue abençoando este ministério. Mais uma vez obrigada!

     
  2. Deus é maravilhoso,estava preocupada como iria desenvolver a história ak tirei todas minhas dúvidas, muito obrigada , Deus as abencoe sempre renovando as ideias de vcs.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *