fbpx

A ressurreição de Jesus 

A ressurreição de Jesus 

A ressurreição de Jesus é a história primordial do cristianismo; sem crer nisso, não há como alguém se declarar um legítimo cristão. Acreditar nisso é o que dá esperança de uma vida eterna ao lado do Pai e que Jesus Cristo é o Senhor, filho de Deus, que tem poder sobre Céus e Terra para tudo, inclusive para perdoar nossos pecados. A missão principal de Jesus foi levar sobre si nossos pecados e dores, conforme previsto por Isaías (capítulo 53). Por estes motivos, podemos até mesmo considerar que a Páscoa cristã tem um significado mais forte que o próprio Natal, pois, na Páscoa comemora-se o grande diferencial de Jesus em relação a outros profetas e “deuses”, o fato de Jesus ter ressurgido da morte, o que nenhum outro fez.  Recomendamos que esta aula seja dada logo após a aula da crucificação de Cristo, dependendo da ocasião, até no mesmo dia.

Texto base: João 20:1 a 18.

Textos auxiliares: Mateus 28:1 a 10. Marcos 16:1 a 11 e Lucas 24:1 a 12.

Objetivo: As crianças que ainda não conhecem Cristo devem confiar que Jesus morreu e ressuscitou pelos nossos pecados.

Introdução: Quem aqui já ficou muito triste porque alguém foi embora? Pode ser um amigo que se mudou, um colega que mudou de escola, um primo que mudou de cidade, ou até mesmo alguém da família que faleceu. Professor, deixe as crianças responderem e darem exemplos. Na história de hoje vamos ver como uma mulher ficou muito triste porque seu grande amigo foi levado embora.

Na última aula, vimos que Jesus havia sido crucificado. Ele foi levado para a cruz e ficou ali até morrer. Depois de sua morte, Jesus foi levado para ser sepultado. Naquela época, as pessoas não eram enterradas em cemitérios como hoje em dia. Os mortos eram simplesmente levados a uma caverna que pudessem tampar com uma pedra grande. Assim, o corpo ficava guardado e os animais da selva não destruíam o corpo do falecido. Além disso, para tentar preservar o corpo, não deixar o corpo estragar rapidamente, os corpos eram lavados com perfumes e outros produtos, para não estragarem rapidamente.

A história 

O corpo de Jesus foi levado para uma caverna e este túmulo tinha uma enorme pedra, que só era aberto com ajuda de vários homens. Três dias depois que Jesus havia morrido era um domingo de Páscoa e uma mulher chamada Maria Madalena juntou alguns produtos para ir passar no corpo de Jesus. Naquela época, quando alguém morria, as pessoas que gostavam daquela pessoa passavam perfumes no corpo da pessoa morta alguns dias depois, para conservar o corpo. Jesus tinha ajudado muito Maria Madalena e ela era grande amiga de Jesus (Lucas 8:2 e Marcos 16:9). Mesmo sendo santo e perfeito, Jesus não ficava longe das pessoas pecadores, ele se aproximava e ensinava muitas coisas. Jesus está sempre disposto a estar conosco, por isso, morreu na cruz para nos perdoar de nossos pecados, para que todos nós tenhamos a chance de viver ao lado dele na vida eterna.

Quando Jesus morreu, o imperador Pilatos tinha colocado guardas no túmulo de Jesus, ele não queria que as pessoas roubassem o corpo dele e depois ficassem falando que ele tinha ressuscitado.

Quando Maria Madalena estava chegando no túmulo, ela estava percebendo que tinha algo de errado, pois a pedra que tampava o túmulo estava mexida, não estava no lugar. Ao ver que o corpo não estava lá e nem os guardas, Maria Madalena foi correndo avisar outros dois grandes amigos, e discípulos de Jesus, Pedro e João. Ela estava com medo de que alguém tivesse roubado o corpo de Jesus. Pedro e João correram até o túmulo e acharam os lençóis que cobriam o corpo de Jesus dobrados. Então eles ficaram sem entender, porque se alguém tivesse roubado o corpo de Jesus não teria o cuidado de dobrar os lençóis.  Pedro e João foram embora para investigarem o caso e Maria Madalena ficou ali chorando. Ela estava se sentindo culpada.

Muitas vezes, quando nós pecamos, nós também nos sentimos culpados e abandonados, achando que Deus não cuidará mais de nós, mas mesmo quando pecamos e nos sentindo abandonado, Deus está conosco e quer nos ajudar.

Naquele momento Maria estava chorando muito e quando olhou de novo para o túmulo viu duas pessoas, que lhes disse para não chorar, pois ninguém tinha roubado o corpo de Jesus, mas ele tinha ressuscitado. Maria Madalena não estava entendendo bem o que eles queriam dizer, ao falar da ressurreição de Jesus, pois ela não sabia que aqueles dois homens, na verdade, eram dois anjos.

Sem entender o que eles falaram, Maria Madalena continuou chorando, e outra pessoa chegou perto dela e perguntou por que ela chorava. Ela pensou que fosse um jardineiro, que cuidava daquela área e disse, eu queria que o corpo deste homem, Jesus, estivesse aqui, mas não está. Então o jardineiro chamou-a pelo nome “Maria”. Ela então olhou com cuidado para o jardineiro e viu que ele era, na verdade, Jesus. Então ela, gritou “mestre”. Então ela começou a entender sobre a ressurreição de Jesus. Ela reconheceu o Filho de Deus e ficou muito feliz porque voltou a ter esperança na vida eterna.

A ressurreição de Jesus não serviu apenas para salvar Maria Madalena, mas sim todos os nossos pecados. Quando ele resurgiu dos mortos, Jesus estava mostrando que tem poder até para vencer a morte e dar a vida eterna para todos os que nele crerem.

Conclusão 

Jesus pediu à Maria Madalena que ela contasse a todos que ela tinha visto a ressurreição de Jesus para que todos pudessem entender que ele realmente era o filho de Deus e tem poder para nos salvar da morte, nos dando a vida eterna.

Da mesma forma, quando ouvimos sobre o amor de Jesus, podemos contar aos outros sobre isso para que todos tenham esperança de ver seus pecados perdoados para que tenham a vida eterna.

Oração 

Se você entende que Jesus morreu e ressuscitou para nos dar a vida eterna, você pode orar para que ele perdoe os seus pecados e seja o Senhor de sua vida. ORE!

Se você trabalha no ministério infantil, então, eu recomendo o meu livro Ministério Infantil não é brincadeira, disponível no formato físico e e-book. Aprenda a vencer o nervosismo e a falta de habilidades para dar aula no departamento infantil de sua igreja.

Confira, então o valor do livro físico e digital em cada portal de vendas:

  • E-book Kindle – R$ 19,90 clique aqui (melhor custo benefício)
  • Livro físico na editora Uiclap  – R$ 26,72 clique aqui (melhor preço de livro físico)
  • Livro Físico Amazon – R$ 33,75 – clique aqui
  • Livro Físico Mercado Livre – R$ 32,71 – clique aqui (PRONTA ENTREGA – ENVIO IMEDIATO)

Outras lições sobre a vida de Jesus:




 
Compartilhe

2 comentários sobre “A ressurreição de Jesus 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *