Categories: Devocionais

Esboço de pregação sobre o Espírito Santo

Neste esboço de pregação sobre o Espírito Santo vamos analisar como o próprio Jesus foi movido pelo Espírito Santo diversas vezes em sua vida, o que nos leva a entender como é importante sabermos valorizar sua presença e sua ação. Esta leitura vai nos levar a entender como a trindade funciona em plena harmonia. Se você vai levar este esboço para realizar sua ministração, pode utilizar o texto de Lucas 2 como base, assim como nós fizemos. Se você vai ler este estudo para uso pessoal, recomendamos que acompanhe esta leitura com o texto de Lucas capítulo 2 aberto em sua Bíblia, o que leia este trecho quando terminar sua leitura.  

Talvez, você não saiba, mas o evangelista Lucas menciona o Espírito Santo 54 vezes em seus livros, o evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos. Só para você ter uma ideia, em todo o restante do Novo Testamento, a palavra Espírito Santo aparece apenas 25 vezes. Isso mostra como o médico e historiador se preocupava com a importância desta pessoa da trindade. Neste esboço de pregação sobre o Espírito Santo vamos abordar três narrações de Lucas que reforça como o próprio Jesus mantinha comunhão com o Espírito Santo, lhe conferindo autoridade e poder. Esperamos que este texto ajude você a compreender e valorizar a atuação dele. 

O nascimento de Jesus 

É interessante perceber como a atuação do Espírito Santo já estava presente na vida do Messias antes mesmo de seu nascimento. A ação sobre Maria e sobre sua prima, Isabel (quando ela estava grávida de João Batista), mostra que tudo estava sendo encaminhado conforme os planos de Deus. Quando vemos o cuidado do Senhor com o nascimento de seu Filho, podemos entender o cuidado que Ele tem com cada um de nós. 

O anjo respondeu: O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:35. 

Analisando este fato podemos entender que Deus cuida de nós desde antes de nosso nascimento. Portanto, antes de nossos sonhos e projetos existirem em nosso coração, Ele já está no controle. Por isso, é importante saber ouvir a voz de Deus, pois quando ele coloca seus sonhos em nosso coração, Ele cuida de tudo, mas no decorrer do caminho, muitos obstáculos tentam nos afastar dos objetivos. O próprio Jesus sofreu uma vida inteira para concluir seu objetivo. Portanto, não desanime e nem desista de seus sonhos quando os obstáculos surgirem. Mantenha seu alvo em Cristo. Não deixe que o desemprego, a doença ou o fim de um relacionamento, por exemplo, tirem sua fé. 

Repare que uma criança, antes mesmo de nascer já tem tudo. Compramos suas roupinhas, alguns acessórios, fraldas e tudo mais. Antes de um bebê nascer, seus pais já estão providenciando tudo o que for necessário para que ele cresça bem. Da mesma forma, Deus prepara tudo para nos abastecer em nossa jornada. Podemos não ver e passar por aflições, mas o plano maior de Deus não pode ser vencido. Mantenha comunhão com o Espírito Santo, busque sua presença e Ele te levará aos planos de Deus. 

Se você está usando este esboço de pregação sobre o Espírito Santo para criar uma ministração, cite exemplos pessoais de quando você planejou algo, passou por dificuldades no meio do caminho, mas no final viu que os planos de Deus foram cumpridos. Você pode complementar este trecho com os versículos. 

“Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”. Jeremias 1:5. 

Neste versículo, vemos que os planos de Deus para Jeremias já foram traçados antes de o profeta nascer. Os seus planos também já estão traçados. Como nós não sabemos quais são, precisamos nos submeter a Deus. 

Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Gálatas 1:15. 

O Criador tem planos e sonhos para todos nós, cabe a nós decidirmos se queremos conhecer e seguir os planos de Deus ou se vamos persistir em fazer a nossa vontade. 

O batismo de Jesus 

Nesta segunda parte deste esboço de pregação sobre o Espírito Santo, vamos ver como o batismo de Jesus foi importante para que Ele iniciasse seu ministério. Sem a descida do Espírito Santo, sua obra não teria início, pois a trindade precisa agir junto, em conformidade. 

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos. Lucas 4:18. 

Mais do que o início de seu ministério, a descida do Espírito Santo sobre Jesus foi crucial justamente para nos mostrar como Cristo, em sua condição humana se submeteu à mesma natureza que nós. Ele se colocou entre os pecadores, como se fosse um, para que não houvesse nenhum tipo de condenação sobre ele, validando o batismo de João. 

Olhando para frente, veremos como esta ação foi importante para a vida de Jesus. Com este trecho, podemos ver como o Espírito Santo é fundamental para nossos planos futuros. Nosso ministério, nosso trabalho, nossa família. Tudo que fizermos, devemos sujeitar à ação, e orientação do Espírito Santo. 

Em seu esboço de pregação sobre o Espírito Santo, você pode mencionar algum fato de sua vida que você foi levado pelo Espírito Santo a tomar uma decisão, que até lhe pareceu estranha, mas depois que você fez, percebeu como foi importante ouvir e seguir a voz do Espírito de Deus. 

Antes de fechar um negócio, comprar algo parcelado, colocar sua expectativa em alguma coisa, ou tomar qualquer decisão importante, submeta-se ao Espírito Santo. Isso não significa que no caminho não vão surgir obstáculos, mas que você vai encontrar o escape para superar cada dificuldade. 

Você vai usar este esboço de pregação para criar sua ministração, pode complementar este segundo trecho com os versículos: 

Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. 1 João 5:3. 

Repare que existe uma ressalva de que os mandamentos de Deus são suaves. Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. 

Jesus no deserto 

Este terceiro trecho de nossa pregação sobre o Espírito Santo poderia render uma pregação inteira por si, de tantos aprendizados que podemos ter sobre esta passagem. Neste texto, vamos ser um pouco mais breve, para complementar apenas o estudo. Ao ler Lucas 4:1 a 14, repare que satanás tenta Jesus questionando “se és filho de Deus”. Se você vai levar esta palavra para uma pregação, você pode ler o trecho inteiro. Mais tarde (Lucas 23:35 a 37, você pode ler também), mais uma vez, Jesus é questionado “se és o Filho de Deus” por que não desce da cruz? As três tentações do deserto são, basicamente, os mesmo questionamentos que os cristãos enfrentam ainda hoje. Neste último trecho, vamos ressaltar na sutileza de satanás ao tentar nos conduzir ao erro.  

Primeiro, ele quer que Jesus use seus poderem em benefício próprio. Muitas vezes, o cristão é “tentado” a usar sua fé em benefício próprio, por pessoas que querem zombar de nossa fé. Quando pessoas zombarem de sua fé, perguntando porque os cristãos também ficam doentes, desempregados ou passam por outras dificuldades, lembre-se que o homem não vive só de pão, ou seja, a nossa fé não é para termos uma vida sem problemas, mas para enfrentar os problemas sob uma perspectiva diferente, olhando a eternidade. 

Na segunda tentação, satanás induz Jesus a proclamar seu reino através do poder político e econômico. Jesus poderia ter sido um grande rei, um grande líder, mas este não era o propósito de Deus. Você não precisa ser rico, poderoso ou famoso para ser abençoado por Deus. A bênção de Deus não se resume a reconhecimento humano. 

Por fim, na terceira tentação, Jesus é levado a demonstrar seu poder através de uma apresentação pública. O Espírito Santo não quer te usar para você ser reconhecido publicamente como grande “cantor gospel, o profeta dos milagres, o missionário invencível”, ou qualquer coisa assim. Isso acontece por consequência com algumas pessoas de acordo com a vontade de Deus. Para ser usado pelo Espírito Santo você não deve almejar reconhecimento humano. 

No deserto, Jesus nos ensinou que para ser usado pelo Espírito Santo é necessário se esvaziar de si mesmo, de suas vontades, desejos e vaidades. 

O Espírito Santo 

Vamos concluir este texto lembrando os três fundamentos aprendidos neste esboço de pregação sobre o Espírito Santo. 

  1. O Senhor, através do Espírito Santo, prepara os nosso caminho
  2. O Espírito Santo nos capacita para nossa jornada
  3. Para nos encher do Espírito Santo precisamos nos esvaziar de nós

Temos muitos outros textos em nosso site que podem te ajudar a complementar seu esboço de pregação sobre o Espírito Santo. Eis alguns exemplos. 

Compartilhe
Material Gospel

Recent Posts

Estudo bíblico de 2 Coríntios 6

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 6 veremos que o apóstolo exorta os cristãos a…

6 dias ago

Lucas 15:8 a 10 – Não perca as dracmas em seu casamento

A passagem de Lucas 15:8 a 10 relata uma parábola de Jesus sobre uma dona…

2 semanas ago

Estudo sobre Joás – A queda de um promissor rei

Neste estudo sobre o rei Joás, vamos aprender que devemos preservar nosso potencial em Deus…

3 semanas ago

Atividades de Daniel na cova dos leões

Não perca seu tempo, procurando por horas por atividades de Daniel na cova dos leões.…

4 semanas ago

Aula para EBD infantil sobre a volta de Jesus – Como perseverar

Neste modelo de aula para EBD Infantil, vamos aprender a não deixar que o tempo…

1 mês ago

Quando as mulheres agem. A história de Jael na Bíblia

O comportamento das mulheres influencia muito sua sociedade. Por isso, ao ler a história de…

1 mês ago

This website uses cookies.