A importância de consagração da equipe de louvor

Share Button

A equipe de louvor exerce uma importante função no culto e na rotina da igreja, por isso deve receber atenção especial de seus líderes e deve ser administrado por pessoas diretamente ligadas à liderança da igreja. Atualmente, é comum que os líderes de louvor sejam os próprios pastores, bispos ou qualquer outra categoria de líder da igreja. Quando uma equipe de louvor não recebe a atenção necessária e não se consagra como deveria, os efeitos negativos podem ser devastadores, não apenas para a equipe como até mesmo para toda a igreja. Neste texto vamos abordar qual a importância da consagração na vida do levita.

Primeiros levitas

Quando Deus instituiu a tribo de Levi como a responsável pelo templo, o plano era preparar um povo capaz de administrar toda a parte eclesiástica da vida judia. Naquela ocasião, a tribo de Levi estava se tornando responsável pela limpeza, organização, segurança e, claro, louvor e adoração. Ainda hoje, as igrejas chamam as pessoas separadas para o grupo de louvor e adoração de levitas. Embora boa parte das pessoas não saiba o que é um levita na igreja, sua participação na igreja é fundamental. Por outro lado, o levita é um instrumento importante no culto, que pode ajudar os fiéis a entregarem o louvor e adoração a Deus.

Adorador caído

Sabemos também que o anjo caído, lúcifer, era um ministro de louvor, o que demonstra o quão tênue pode ser a linha que separa a santidade do profano, quando não há sabedoria para lidar com a situação. No mundo atual, os músicos são vistos como estrelas, ídolos a serem seguidos, e isso não deve ocorrer no meio cristão.

O músico cristão deve se dedicar a ser um instrumento para o culto e não em ser alguém especial, diferenciado, a ponto de dar autógrafos, ou tirar fotos com fãs.

Grupos de fã clubes, por exemplo, devem ser rejeitados pelo levita. O anjo caído teve como marca de sua derrota o fato de se imaginar igual a Deus. O levita não deve, de forma alguma, considerar-se melhor ou superior àqueles que não são levitas.

Por que consagrar-se? 

A consagração de um levita deve começar antes mesmo que ele comece a participar dos cultos. O ideal é que a consagração comece ao sentir o interesse de participar da equipe de louvor. O músico cristão deve estar constantemente buscando orientação do Senhor para que não caia na armadilha de sua vaidade, caindo à ruína. Infelizmente, não são raras as histórias de levitas que acabam se desviando e desistindo da vida com Cristo por motivos de vaidade.

Tentações

Alguns começam a tocar na noite (em lugares profanos e músicas profanas) e quando são advertidos para não fazerem isso, acham a igreja severa demais e preferem largar a vida cristã; outros deixam a sensualidade tomar conta de si, usando o culto como forma de exibicionismo; há quem use a música gospel como ferramenta para se tornar ‘pop star’ e alimentam essa vontade usando a música cristã como pretexto para alcançarem fama e sucesso.

O grupo de louvor deve entender que é alvo constante de ataques de satanás, pois ele mesmo tem inveja daqueles que exercem uma função que era dele antes da criação do universo físico. A equipe de louvor deve estar se reunindo constantemente para orações, estudos e consagração. É importante que igreja tenha em mente que a equipe de louvor tenha uma agenda interna cheia, para que o grupo se fortaleça e se santifique.

Você também pode ler nossos textos:

11 comentários

  • marlon

    Eu faço parte de una equipe de louvor mais eu nao vejo esse interesse na minha equipe mas vou começar a colocar em pratica tudo que li e compartilhar com a equipe de louvor e creio que Deus vai nos abençoar amem

    • rtsens

      A consagração, em tudo, é fundamental para o Cristão. Esperamos que consiga levar este ensino à equipe.

  • raimundo avelino

    ESTOU PROCURANDO FAZER UMA REFORMA NO NOSSO MINISTÉRIO DE LOUVOR E ESSES ESTUDOS VAI NOS AJUDAR MUITO…PROCURO SEMPRE FAZER CONSAGRAÇÕES COM NOSSO GRIPO.

  • MARIA ROSA

    Boa tarde, Gostaria de fazer uma reunião com a equipe de louvor, é a primeira vez que sou escolhida como lider de louvor, queria algumas ideias para fazer uma reunião de consagração com eles, seré que tem como vcs me passarem alguns versiculos biblicos ou um tema pra fazer mos essa consagração com uma breve palavra, se possivel me mande alguma coisa diferente pra que eu possa ta fazendo com eles pra mudar a rotina.

    obrigada.

  • Alessandra

    Bom dia! Sou dirigente do conjunto de senhoras, esse ofício é considerado como um ministro de louvor?
    A graça e paz.

    • Material Gospel

      Olá, Alessandra. Depende de sua igreja e o direcionamento deste grupo. Se o objetivo é fazer um coral, por exemplo, pode sim ser considerado uma parte da equipe de louvor; mas se o objetivo é reunir as senhoras para estudarem a bíblia, orarem, interceder por outras vidas, realizar trabalho voluntário, já não sei se é tão próximo de uma equipe de louvor. Mas recomendo que você converse com o pastor líder de sua igreja sobre este assunto, para um direcionamento mais alinhado com os conceitos de sua igreja.

  • Ederson Barbosa Carneiro.

    Olá ..
    Meu nome é Ederson, sou o braço direito do pastos no ministério de louvor.
    Não temor um líder de louvor pois o pastor ainda NÃO levantou ninguém. Mais sou eu em que marco ensaio reuniões repertórios etc…
    Isto me torna um líder?..
    E também tenho problemas com a falta de compromisso dos integrante(falta nos cultos, ensaios, atrasos). Marquei uma reunião para sábado para tratar desse assunto, vcs teria algum material em que poderia me ajudar esta questão….

    Obrigado…..

  • Doralice

    quero receber sugestões

  • Dália

    Bom dia sou líder de louvor lá da minha igreja e também sofro pela falta de compromisso dos tocadores, faltam a consagração, ensaio e chegam atrasados. ..Então coloquei uma regra quem falta as consagrações e ensaio não toca e nem louva!!…mais uns n concordam. ..tem um integrante que como ele louva muito bem e prega …e é o braço direito do pastor ele acha que não deve obedecer. ..Não sei o que fazer

    • Simone

      Sua autoridade esta no Senhor… faca o que ele quer que faca… o altar eh santo…Deus nao precisa das melhores vozes… Deus quer os verdadeiros adoradores… mantenha-se na posicao se foi Deus que te chamou irma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *